Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2010 - 21h57

Cânticos racistas para Eto'o interrompem partida no Italiano

Publicidade

DA REUTERS

A partida do Cagliari em casa contra a Inter de Milão foi interrompida por aproximadamente 3 minutos neste domingo por conta de cantos racistas. O placar estava 0 a 0 quando o árbitro se aproximou das arquibancadas e fez um pedido para que os torcedores parassem com as músicas.

O jogo, válido pela sétima rodada do Campeonato Italiano, foi retomado pouco depois. Comentaristas de TV da Sardenha disseram que os cânticos foram dirigidos ao atacante camaronês da equipe de Mião, Samuel Eto'o, que marcou o gol da vitória do seu time por 1 a 0.

Esta é a primeira vez desde que as novas diretrizes foram implantadas no futebol da Itália que um árbitro interrompe uma partida da divisão principal. Vários clubes receberam multas pós-jogo por cânticos racistas na última temporada, mas suas partidas nunca haviam sido paralisadas.

Mario Rosas/Reuters
Samuel Eto'o (à esq) comemora o gol da Inter de Milão contra o Cagliari
O atacante Samuel Eto'o (à esq) comemora o gol da Inter de Milão contra o Cagliari

Isso porque a federação Italiana de Futebol deu aos árbitros o direito de suspender as partidas em caso de cânticos racistas depois que Mario Balotelli foi constantemente insultado na partida da Inter contra a Juventus em Turim.

O incidente levou a Juve a ter que jogar uma partida com portões fechados mas os ativistas disseram que a ação foi necessária assim que os cânticos foram ouvidos, solicitando uma nova postura da federação após vários anos de problemas com cânticos racistas.

Os torcedores do Cagliari, porém, não possuem um histórico particular de problemas, embora o amistoso de pré-temporada com o Bastia foi abandonado por causa de uma briga generalizada entre jogadores das duas equipes.

Na última terça-feira, a partida das eliminatórias da Euro-2012 entre Itália e Sérvia em Gênova foi interrompida aos seis minutos quando torcedores visitantes quebraram a grade de proteção e atiraram sinalizadores no campo contra os torcedores anfitriões.

A UEFA diz estar investigando o incidente.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página