Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/09/2011 - 17h48

Vasco em alta deixa CBF e Conmebol sem resposta na Libertadores

Publicidade

RODRIGO BUENO
DE SÃO PAULO

A CBF não sabe ainda o que acontecerá se o Vasco ficar entre os três primeiros do Brasileiro e vencer a Copa Sul-Americana. O time carioca, líder do Nacional, já tem vaga assegurada na Libertadores do ano que vem como campeão da Copa do Brasil, mas pode conquistar simbolicamente vagas para o torneio por outras duas competições (Brasileiro e Sul-Americana).

Pelo regulamento do Brasileiro, o campeão da Copa do Brasil não conta na classificação para efeito de classificação para a Libertadores. Assim, se ele ficar entre os primeiros colocados, um outro clube da competição herdará sua vaga --pode ser o quarto ou ou quinto do Brasileiro, dependendo do resultado da Copa Sul-Americana.

Desde o ano passado, a Sul-Americana passou a dar vaga na Libertadores para seu campeão. Se um time brasileiro a conquistar, o G4 do Brasileiro é rompido, com o quarto colocado perdendo a vaga para o campeão da disputa continental. Em 2010, o Goiás tomaria a vaga do Grêmio se vencesse a final da Sul-Americana contra o Independiente, por exemplo.

Porém, o regulamento do Brasileiro não deixa claro o que acontecerá se o Vasco vencer a Sul-Americana. Poderia ser aberta mais uma vaga para time brasileiro na Libertadores ou o vice-campeão da Sul-Americana herdaria esta vaga.

Arte/Folhapress

A diretoria de competições da CBF, por meio da assessoria de imprensa da entidade, disse à Folha que não há uma decisão ainda sobre o caso. "Ainda estamos analisando a situação". Na próxima semana, a diretoria de competições deve soltar um comunicado esclarecendo o caso.

O Coritiba, vice-campeão da Copa do Brasil, está de olho em uma vaga na Libertadores caso o Vasco tenha sucesso no Brasileiro e na Sul-Americana, mas, pelo regulamento do Nacional, não teria como se classificar pelo segundo lugar na competição realizada no primeiro semestre.

O regulamento da Copa-Sul-Americana também não é claro a respeito do que acontecerá se um time brasileiro já classificado para a Libertadores por torneio nacional conquistar a competição continental.

Nestor Benítez, porta-voz da Conmebol, falou à Folha que buscaria a resposta para a questão.

A princípio, seis times brasileiros no máximo podem jogar a Libertadores. Só que o Brasil pode ter os campeões dos dois torneios interclubes da Conmebol. O Santos jogará em 2012 como campeão da Libertadores. O Vasco deve jogar como campeão da Copa do Brasil.

Hoje, o Vasco está nas oitavas de final do torneio sul-americano. Depois de eliminar o Palmeiras, vai encarar o Aurora --o primeiro confronto será dia 5 de outubro, na Bolívia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página