Empresa esconde detalhes de game da Copa; veja evolução dos jogos
A produtora de games Eletronic Arts já trabalha no desenvolvimento do novo jogo da série Fifa, que deve ser lançado no segundo semestre, mas ainda não confirma o game inspirado na Copa do Mundo de 2014, como tem feito nos últimos anos.
A empresa, que detém os direitos da Fifa, mantém o jogo guardado a sete chaves. Em contato com a Folha, disse que não "pode comentar nada sobre o assunto".
A aventura dos games inspirados em Copas do Mundo começou em 1986, quando a já extinta U.S. Gold lançou o "World Cup Carnival", com base no Mundial do México. Trata-se do primeiro jogo licenciado pela Fifa. Mas o resultado não foi positivo.
O game foi desenvolvido para microcomputadores como Amstrad CPC, Commodore 64 e ZX Spectrum. Dez times estão disponíveis nos dos primeiros aparelhos e 24 no terceiro. As partidas duram apenas três minutos. O jogo só chegou às prateleiras das lojas depois do torneio, com o nome de "World Cup Football".
Em 1990, com uma perspectiva melhor, a Sega lançou o "World Championship Soccer 90", ou "Super Futebol II", como ficou conhecido no Brasil. O game, inspirado na Copa da Itália, tem os 24 times participantes do Mundial e a câmera posicionada acima dos jogadores.
Depois dos tropeços com o jogo de 1986, a U.S. Gold voltou com o "World Cup USA 94", inspirado no Mundial dos Estados Unidos. Para promover o game, a empresa apostou pesado na mascote da competição, que aparecia logo na introdução do jogo.
Já o "World Cup 98", inspirado na Copa do Mundo da França, foi o primeiro jogo de um Mundial licenciado e produzido pela Eletronic Arts. O game conta com todos os 10 estádios da Copa de 1998, além de uniformes e nomes reais dos jogadores das 32 seleções que disputaram o torneio.
O jogo, que tem uma inteligência artificial bem melhor em relação aos anteriores, foi lançado para Nintendo 64, Playstation e computador.
A Eletronic Arts deu sequência ao jogo em 2002, quando o Mundial foi disputado no Japão e na Coreia do Sul. O game conta com os 32 classificados para a Copa e alguns outros que não conseguiram passar das eliminatórias.
Em 2006, a produtora colocou um total de 127 seleções no jogo que foi lançado para videogames como Playstation 2, GameCube e Xbox. O game dá a liberdade de criar jogadores e colocá-los no time controlado.
Em 2010, a Eletronic Arts lançou o seu quarto game inspirado na Copa do Mundo. O cenário foi totalmente adaptado ao clima da África do Sul. Pela primeira vez o jogador podia jogar o torneio completo e autêntico no modo online.
O game conta com 199 seleções que participaram das eliminatórias e todos os 10 estádios que fizeram parte do Mundial. A apresentação das equipes em campo ganhou novas animações, como confetes e fogos de artifícios.
Veja o vídeomontagem abaixo com a evolução dos games da Copa
Livraria da Folha
- "Faço uma Copa do Mundo a cada duas semanas", diz chefão da F-1
- 'Futebol-Arte' reúne imagens de 'peladas' nos 27 Estados do Brasil
- Jules Rimet sumiu três vezes, mas só brasileiros deram fim à taça
- Teixeira e Havelange enriqueceram saqueando o futebol, escreve Romário
- 'Zico não ganhou a Copa? Azar da Copa'