Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Reserva no Real, Casillas é defendido por técnico da Espanha

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Apesar de ter ido parar na reserva do Real Madrid, o goleiro Iker Casillas continua com prestígio com o técnico da seleção espanhola Vicente Del Bosque.

"Devemos ser respeitosos com as 143 vezes em que ele jogou com a seleção e com sua trajetória vital como jogador de futebol", disse Del Bosque em simpósio promovido pela Confederação Africana de Futebol no Cairo, capital do Egito.

Bicampeão da Europa (2008 e 2012) e campeão Mundial com a seleção em 2010, na África do Sul, Casillas começou a ter sua condição de titular na equipe nacional questionada após o técnico do Real Madrid, José Mourinho, ter promovido Diego López ao time principal.

Em um dos protestos da torcida madridista, Mourinho foi vaiado e Casillas aplaudido, mesmo no banco de reservas durante o empate com o Espanyol, no último sábado, que deu o título do Campeonato Espanhol ao Barcelona.

Quique Garcia - 11.mai.2013/AFP
Ao lado de Ronaldo (dir.), Iker Casillas assiste a partida contra o Espanyol do banco de reservas; goleiro foi aplaudido pela torcida
Ao lado de Ronaldo (dir.), Casillas assiste a jogo do Real contra o Espanyol do banco de reservas; goleiro foi aplaudido pela torcida

Del Bosque comentou também sobre a dificuldade de manter um elenco motivado e descansado para jogar pela seleção, após uma temporada repleta de jogos e decisões pelos clubes. Vários atletas chegaram às fases finais de torneios europeus, além das ligas nacionais, que estão encerrando este mês.

"Iremos recorrer a jogadores que fizeram uma temporada muito dura. Vamos ver como chegam e teremos que colocá-los nas melhores condições para começar os treinamentos", afirmou.

A Espanha ainda não informou quando divulgará os 23 escolhidos para jogar a Copa das Confederações. A estreia da equipe acontece no dia 16 de junho, contra o Uruguai, na Arena Pernambuco.

O comandante da esquadra espanhola foi perguntado se vai continuar ou não no cargo de treinador após o Mundial do Brasil. "Se chegamos a 2014 no Mundial, queremos defender o título que ganhamos na África do Sul e, a partir daí, junho ou julho de 2014, falaremos disso", despistou.

Para chegar à Copa-2014, os espanhois precisam classificar nas eliminatórias europeias. Apesar de liderar o grupo I com 11 pontos, a seleção tem a França com dez, logo atrás. Apenas o campeão da chave ganha vaga direta no Mundial do Brasil. O segundo colocado precisa disputar uma repescagem com outro time europeu. Faltam três rodadas para o término das eliminatórias no Grupo I.

TEMPORADA ESPANHOLA

Por fim, Del Bosque fez uma análise dos times espanhóis e elogiou a temporada do Atlético de Madri, que está em terceiro no campeonato nacional, com uma vaga na próxima Champions. O clube também disputa, na próxima sexta-feira, a final da Copa do Rei contra o Real Madrid.

"O Atlético de Madrid fez uma grande temporada, mas outros também representaram muito bem, como o Málaga [que chegou às quartas de final da Champions, perdendo para o Borussia Dortmund] e o trabalho da Real Sociedad [quinto lugar no Espanhol, busca uma vaga na Champions]".

O treinador ressaltou, porém, a disparidade econômica dos dois principais clubes do país em relação aos demais como um fator de desequilíbrio na competição espanhola.

"A diferença econômica tão grande que existe com o [Real] Madrid e o Barcelona se refletiu inevitavelmente no terreno de jogo", finalizou.

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página