Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Nova família Scolari é mais baixa e tem novatos na criação

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Luiz Felipe Scolari começa hoje a mostrar a cara da seleção com que tentará conquistar a Copa das Confederações. E que deve carregar até o Mundial de 2014, onde buscará seu segundo título como o treinador nacional, dessa vez diante dos brasileiros.

E tudo indica que contra a Inglaterra, às 16h, no Maracanã, Felipão vai armar um time jovem, leve e com vocação ofensiva --justamente na contramão do que seu discurso às vezes parece pregar.

A família Scolari que faz hoje seu primeiro amistoso de preparação para a Copa das Confederações ficou mais jovem e encolheu em relação àquela campeã da Copa-2002.

Trate de duvidar, portanto, quando ouvir que Felipão prefere jogadores altos e fortes em detrimento dos habilidosos. A média de altura do time que vai a campo hoje é de 1,79 m, contra 1,83 m do que ganhou a Copa da Ásia.

Em 2002, as estrelas eram Rivaldo (1,86 m), Ronaldo (1,83 m) e Ronaldinho (1,80 m). Agora, as apostas são os franzinos Neymar, Lucas (ambos, 1,74 m) e Oscar (1,80 m).

Felipão disse à Folha que "essa história de volante goleador só é bonita para a imprensa". No entanto, forma sua dupla de proteção à zaga com dois jogadores que tentam o gol. Fernando, do Grêmio, é um dos cobradores de falta da seleção. E Paulinho já tem 34 gols em pouco mais de três anos pelo Corinthians.

À frente deles, o técnico deve mandar a campo hoje Neymar, Oscar e Lucas --todos com pouco mais de 20 anos.

Sergio Moraes-31.mai.13/Reuters
Felipão durante treino da seleção brasileira
Felipão durante treino da seleção brasileira

"Poderia ser um problema ter tantos jogadores jovens, mas não vai acontecer", disse Felipão quando convocou esse time, sem astros veteranos como Kaká ou Ronaldinho. "Esses jovens vão ter a oportunidade de jogos que valem pontos e um título."

A primeira missão do grupo já é acabar com a incômoda marca da seleção de não ter batido nenhum campeão do mundo desde a Copa-2010.

No período, o Brasil perdeu de Argentina, França, Inglaterra e Alemanha e empatou com a Itália. Derrotou apenas uma versão local da Argentina, sem Messi, em Superclássicos das Américas.

E não enfrentou nem Espanha e nem Uruguai, que estão na Copa das Confederações, mas no outro grupo.

Este é o primeiro torneio oficial da segunda passagem de Felipão pela seleção. O Brasil estreia contra o Japão, em 15 de junho, em Brasília. Antes, faz amistoso contra a França, em Porto Alegre.

FRED

O centroavante do Fluminense tem uma "fratura incompleta" em uma das costelas, segundo o médico José Luiz Runco, motivo pelo qual não deve jogar a partida inteira contra a Inglaterra. Fred, que se contundiu no jogo contra o Olímpia, do Paraguai, pela Libertadores, na quarta-feira, foi poupado dos treinos antes do jogo. Seu concorrente pela camisa 9 é Leandro Damião.

NA TV

Brasil x Inglaterra
16h Globo e SporTV

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página