Cidades comemoram benefícios de receber treinos de seleções
Das 32 seleções da Copa do Mundo, 15 ficarão em cidades paulistas. Entretanto, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou que não houve uma concentração na capital e "ficou distribuído o benefício da permanência dessas seleções".
Ele atribuiu a escolha das delegações à rede hoteleira, à infraestrutura e aos aeroportos.
A visibilidade internacional é o fator mais festejado pelos municípios.
"Desde que Campinas foi anunciada, recebemos mais de dez visitas da mídia de Portugal, que veio mostrar a cidade", contou a diretora de Turismo da Prefeitura de Campinas, Alexandra Caprioli.
O Guarujá ainda comemora efeitos de quando os suíços pensavam em ficar por lá. "A mídia espontânea foi gigantesca, nunca teríamos isso", avaliou a coordenadora do Núcleo Pró-Copa, Maria Eunice Leão Grotzinger.
Um relatório da federação suíça apontou uma divulgação da cidade para quase 6 milhões de pessoas a partir de jornais e emissoras do seu país.
"Estimamos que isso nos custaria 4 milhões de euros (cerca de R$ 13 milhões) se fôssemos pagar", disse Grotzinger.
Uma TV do Qatar ainda exibiu na Europa e no Oriente Médio uma reportagem sobre o Guarujá.
A Prefeitura de Itu informou que "espera receber 10 mil visitantes ao longo da Copa", incluindo 4 mil profissionais de imprensa, além da ampliação do "número de clientes no comércio, hotéis, bares, restaurantes e empresas" locais.
Em Campinas, o retorno financeiro aguardado pela presença de nigerianos e portugueses inclui impostos municipais gerados por serviços como hospedagem, alimentação, transporte e turismo.
A cidade, que já recebe um voo direto de Portugal, pretende se tornar "a principal porta de entrada" para o Brasil desde Lisboa. "Também somos o nono destino brasileiro em turismo de negócios, queremos consolidar esta marca", afirmou Caprioli.
Verbas exclusivas para obras da Copa e os novos equipamentos esportivos são outros motivos festejados pelo Guarujá.
Para a realização de roteiros exclusivos, a prefeitura aproxima de agências de turismo alguns grupos de patrocinadores, torcedores e parentes de integrantes de seleções que se hospedarão em cidades paulistas.
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