Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Obras das arquibancadas provisórias do Itaquerão são interditadas

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

As montagens das arquibancadas temporárias do Itaquerão estão interditadas por tempo indeterminado.

Auditores do Ministério do Trabalho e Emprego realizaram vistoria nesta segunda-feira no canteiro de obras, após a morte de Fábio Hamilton da Cruz, decidiram interditar o local.

A interdição é na montagem das arquibancadas temporárias norte e sul do estádio corintiano. O caso pode afetar no cronograma de entrega das estruturas, cuja previsão era final de abril.

A explicação do Ministério do Trabalho para a interdição é que a Odebrecht não está cumprindo as normas de segurança do órgão. A empreiteira foi convocada para ir às 15h no Ministério do Trabalho.

Luiz Antonio Medeiros, superintendente regional do Ministério do Trabalho em São Paulo, afirmou que não é complicada desinterditar parte da obra. Diz que basta que a Odebrecht se comprometa a cumprir as normas de segurança.

No entanto, Medeiros vincula a desinterdição a que a Odebrecht cumpra enfim o compromisso firmado em dezembro, após as mortes de outros dois operários. Naquela ocasião, a empresa assinou um termo de responsabilidade se comprometendo a contratar mais operários e reduzir as horas extras.

"Nós achamos que está havendo excesso de horas extras. Temos muito o que conversar com eles [Odebrecht]. Parece que eles estão construindo a Transamazônica", afirmou Medeiros à Folha.

"Enquanto eles não cumprirem, está interditado", completou.

Procurada, a Fast informou que preza pela segurança de seus funcionários em todas suas obras. E que vai analisar as condições exigidas pelo Ministério do Trabalho para dar prosseguimento à obra.

A Odebrecht disse que não participa das montagens das arquibancadas provisórias e que prova disso é que o restante da obra, de sua responsabilidade, não foi interditada.

PROBLEMAS NO ITAQUERÃO

Desde que foi anunciado como o estádio paulista da Copa do Mundo, no segundo semestre de 2010, o Itaquerão passou por diversos problemas tanto de financiamento como de construção. Confira abaixo uma cronologia dos principais casos.

1º.SET.2010
Reportagem da Folha revela que dois dutos da Transpetro, subsidiária da Petrobras, passam por baixo do terreno do Itaquerão, impossibilitando o uso de bate-estacas na obra. Meses depois, após acordo, os canos são desviados para que a construção seja viável.

31.MAR.2012
Primeiro opção para intermediar o empréstimo do BNDES à obra, o Banco do Brasil nega informações sobre o contrato ao Ministério Público Federal em São Paulo. Posteriormente, o banco desistiria do negócio por considerar insuficientes as garantias apresentadas. Corinthians e Odebrecht passam a procurar outro banco para intermediar o negócio.

6.ABR.2013
Aprovada por lei em 2011, a liberação de CIDs (Certificados de Incentivo de Desenvolvimento) -títulos que podem ser negociados com empresas ou usados para pagar impostos municipais- por parte da prefeitura começa a acontecer apenas agora.

27.NOV.2013
O maior guindaste em operação no país, com 114 metros de alcance -usado para erguer a última peça da cobertura-, cai sobre a arquibancada. Dois operários morrem, e o Ministério Público ameaça interditar a construção. Por causa do acidente, o prazo de entrega é postergado de dezembro de 2013 para 15 de abril deste ano.

25.MAR.2014
Com intermédio da Caixa Econômica Federal, o BNDES libera a primeira parcela do empréstimo à Odebrecht e ao Corinthians. Por causa da demora, a construtora e o clube contraíram empréstimos a juros de mercado, com Santander e Banco do Brasil, o que encarece o custo final da arena.

27.MAR.2014
O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, diz que ainda não há definição sobre quem seria responsável por bancar as estruturas provisórias, pré-requisito para o Itaquerão sediar a abertura da Copa, orçadas em R$ 60 milhões.

29.MAR.2014
O operário Fabio Hamilton da Cruz, que trabalhava na instalação das arquibancadas provisórias do estádio, sofre um acidente. Levado ao hospital em estado grave, Cruz morre no mesmo dia. É a terceira morte registrada na obra do Itaquerão.

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Corinthians
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página