Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
Para Inglês Ver

Para Inglês Ver: Berti na Copa do Mundo

Mais opções

Oh, como seria bom ser uma mosca observando da parede a entrada de Darlington Omodiagbe no vestiário do SV Wacker Burghausen, na pré-temporada de 2010.

O meio-campista nigeriano estava começando a jogar pelo time da terceira divisão alemã, depois de ser dispensado pelo Rot Weiss Ahlen, da segunda divisão, rebaixado na temporada 2009/2010, para o qual havia se transferido do VfL Osnabruck, rebaixado na temporada 2008/2009.

Ele havia chegado ao Osnabruck, aliás, vindo do FC Carl Zeiss Jena, rebaixado em 2007/2008, e a este do SpVgg Unterhaching, time com o qual ele foi rebaixado em 2006/2007. Vencer pode ser um hábito, mas Omodiagbe fez de perder uma forma de arte.

A expressão no rosto de seus novos companheiros de equipe no SV Wacker provavelmente tinha algo de parecido com a da seleção do USA! USA! USA!!!, esta semana, quando o técnico Jürgen Klinsmann anunciou ter assinado o velho comparsa Berti Vogts para ser "consultor especial" da equipe até o final da Copa do Mundo.

Christian Kazakhstan/Reuters
Berti Vogts, que será "consultor especial" dos Estados Unidos até o final da Copa do Mundo
Berti Vogts, que será "consultor especial" dos Estados Unidos até o final da Copa do Mundo

Desde que conduziu a Alemanha ao título da Euro de 1996, Vogts dificilmente pode ser apontado como sinônimo de excelência internacional (teve duas vitórias em 11 jogos com o Kuwait; 30 meses de desentendimentos e insatisfação no comando da Escócia, que terminaram com a equipe em sua pior posição de todos os tempos no ranking da Fifa.

Também a pior campanha em uma geração para os Super Eagles, da Nigéria, na Copa das Nações Africanas (fracasso caro, se levarmos em conta os rumores de que o salário dele era de 33,5 mil libras por mês); e uma passagem pelo Azerbaijão iniciada em 2008 com uma derrota contra uma seleção bósnia tão desguarnecida de jogadores que o técnico da equipe juvenil teve de sair de carro por Sarajevo batendo à porta de jogadores para convidá-los a jogar.

"Estamos muito entusiasmados por contarmos com Berti como consultor", celebrou Klinsmann apesar de todas as indicações em contrário. "Ele traz grande conhecimento e experiência, tanto como jogador quanto como técnico, e sabe o que é necessário para obter o sucesso no mais alto nível. Ele foi meu treinador na seleção alemã nos anos 90 e temos ótimo relacionamento. Suas passagens pelo comando das seleções da Escócia, Nigéria e Azerbaijão obviamente permitiram que ele aprendesse muito sobre os nossos adversários na fase de grupos da Copa do Mundo, o que para nós é uma grande vantagem".

Talvez, porém, a reputação de Vogts mereça ser reavaliada. O histórico horrendo da Escócia depois de sua saída sugere que levar a equipe à Euro de 2004 não foi um resultado assim tão negativo (mesmo que ele tenha começado a campanha da classificação com um empate contra as Ilhas Faroé em Torshavn).

Nos cinco anos em que esteve sob seu comando, o Azerbaijão atingiu sua mais elevada posição no ranking da Fifa, em outubro do ano passado. E, como Klinsmann aponta, seu compatriota tem experiência recente contra um par dos oponentes do USA! USA! USA!!! na fase de grupos, tendo dirigido os azeris contra Portugal nas eliminatórias da Copa do Mundo e a Alemanha nas eliminatórias para a Euro 2012.

A relevância de seu mais recente confronto com Gana, mais de seis anos atrás na Copa Africana de Nações de 2008, parece muito menos óbvia.

Incluir o homem a quem os jornais sensacionalistas escoceses apelidaram de "Berti Bobalhão" na equipe técnica não foi a única mexida de Klinsmann no comando dos Estados Unidos.

Martín Vázquez deixou a equipe técnica por conta de uma "transição para outras responsabilidades", descrição que parece proveniente de um pesadelo orwelliano, e o diretor das equipes juvenis, Tab Ramos, cuja associação anterior mais importante com a Copa do Mundo foi a agressão sofrida pelas mãos -ou melhor, pelo cotovelo- do brasileiro Leonardo na Copa de 1994, foi incluído no grupo.

Só o tempo dirá se o eixo Klinsmann-Ramos-Vogts permitirá que o USA! USA! USA!!! passe pelo grupo mais difícil da Copa. Para aqueles que estejam em busca de presságios, a boa notícia é que Darlington Omodiagbe e o SV Wacker Burghausen conseguiram evitar o rebaixamento em 2010/2011.

A má notícia é que eles na realidade terminaram na zona de rebaixamento e só conseguiram evitá-lo porque o Rot Weiss Ahlen faliu e com isso foi rebaixado.

FRASE DA SEMANA
"Continuo desejando que ainda fosse possível para mim jogar futebol... e eu adoraria ser invisível e poder sair em público e viver uma vida normal onde quer que eu esteja" - em entrevista à revista "Vanity Fair", Pelé, que claramente não viu Kevin Bacon em "O Homem Sem Sombra", superestima drasticamente a capacidade de um homem invisível para viver uma vida normal.

NOTAS E NOVIDADES
Em entrevista ao "New York Times", Zlatan Ibrahimovic revelou sua frustração por estar fora da Copa do Mundo. "Não estou certo de que alguém tenha dormido pior em toda a Suécia", ele soluçou. "Fiquei arrasado". Arrasado por causa do país? Da torcida? Dos companheiros de equipe? "Fiquei arrasado porque estou no auge da minha carreira. E perder a Copa do Mundo no Brasil, onde o futebol nasceu? Horrível".

Erik Martensson/Reuters
O atacante Zlatan Ibrahimovic durante uma partida da seleção sueca
O atacante Zlatan Ibrahimovic durante uma partida da seleção sueca

*

Torcedores belgas que estão planejando viajar ao Brasil esta semana foram convidados para uma sessão de treinamento em Antuérpia que os prepara para os perigos que os aguardam na Copa do mundo, entre os quais aparentemente há mágicos e homens zangados usando óculos escuros. "Não queremos assustar os viajantes, mas simplesmente prepará-los para encarar pessoas mal intencionadas", disse Jean-Marie Pfaff. Sim, aquele Jean-Marie Pfaff, mesmo, o goleiro que foi excluído da seleção belga na Copa do Mundo de 1982 depois de roubar a ambulância de um colega de equipe.

*

Todo o conselho da Federação Uruguaia de Futebol renunciou depois de uma briga com o governo do país quanto à violência dos torcedores.

*

Em mais notícias sobre os USA! USA! USA!!!,a Fifa anunciou que os torcedores dos Estados Unidos compraram mais de três vezes mais ingressos para a Copa do Mundo do que os de qualquer outro país exceto o Brasil. Dos 2.577.662 ingressos alocados, 154.412 foram para os Estados Unidos, ante 40.681 para a Austrália e 38.043 para a Inglaterra. Só sete partidas ainda não tiveram venda completa de todos os ingressos, e Grécia vs. Costa do Marfim, no grupo C, no momento é o maior fiasco de bilheteria desde "Waterworld".

*

Mr. Roy [Hodgson, o técnico da seleção inglesa] mudou de ideia sobre uma viagem oficial para zzzz.

*

E um operário de 23 anos de idade morreu como consequência de um acidente na construção do estádio Itaquerão, em São Paulo.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Mais opções

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página