Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Guindaste afundou no Itaquerão, diz laudo

Mais opções

O afundamento do solo que sustentava o guindaste destruído em novembro do ano passado, na obra do Itaquerão, é a causa do acidente, segundo laudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O estudo, que ainda será divulgado nas próximas semanas pela Coppe (instituto de engenharia da UFRJ), obtido pela Folha, foi encomendado pela empresa Liebherr, construtora do guindaste. A peça, orçada em R$ 40 milhões, teve perda total e virou sucata.

As análises feitas em seis pontos onde as esteiras do guindaste estavam apoiadas mostram que o solo era muito mais mole do que deveria ser.

Enquanto a medida ideal de firmeza do terreno calculada para o local do acidente é de pelo menos 80%, as análises detectaram um índice "muito baixo", de 13%.

Em outra avaliação da compactação do terreno, as medições deram um número médio de 6,3, enquanto o ideal, segundo os autores do trabalho, seria um valor igual a 10.

"A inadequada compactação do aterro de suporte ao guindaste fica evidente através dos estudos realizados", revela o laudo assinado pelo engenheiro civil Antônio Carlos Guimarães, da UFRJ.

Várias outras medidas foram feitas nos arredores do Itaquerão, onde o guindaste caiu. Tudo indica, pelo estudo, que a parte de trás da máquina afundou primeiro.

O guindaste empinou e, as hastes metálicas se quebraram depois, na base.

O laudo também mostra que a proteção do solo, feita como brita, não era adequada para uma máquina que ergue até 1.500 toneladas (a peça do acidente tinha 420 t).

Na época do acidente, a Odebrecht disse que o guindaste estava sobre uma base de brita com chapas de aço, seguindo o procedimento padrão, e que o acidente não teve relação com afundamento do solo.

O guindaste tinha uma torre de 114 metros e era considerado "o maior do Brasil".

Dias antes do acidente, havia chovido na zona leste de São Paulo, o que ajudou a piorar as condições do terreno.

Quando o acidente que matou dois operários ocorreu, em 27 de novembro de 2013, várias hipóteses foram levantadas. Nenhuma ainda foi descartada de forma oficial.

Erro humano ou possível falha no próprio guindaste também estão em análise.

O laudo da UFRJ é apenas uma das peças técnicas que estão sendo elaboradas.

Além da investigação criminal, existe um laudo técnico oficial em preparação pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para subsidiar os processos jurídicos.

ATERRO SUPORTAVA MÁQUINA COM FOLGA, DIZ EMPRESA

A Odebrecht, construtora responsável pela construção do Itaquerão, voltou a garantir que o solo que sustentava o guindaste acidentado possuía todas as condições técnicas para suportar, com muita folga, o peso da máquina.

Como não teve acesso ao laudo produzido pela UFRJ, a empresa também não quis comentar as conclusões do documento preliminar, que deverá ser divulgado em aproximadamente duas semanas.

Antes do acidente, quando as obras do futuro estádio do Corinthians começaram, o pessoal de solo da construtora realizou análises em mais de 200 pontos de todo o terreno, para monitorar o comportamento do aterro feito no local das obras.

Depois da queda do guindaste, novas análises foram realizadas mais focadas no ponto exato do acidente.

Essas avaliações, segundo a empresa, oferece total garantia de que a causa não está relacionada com o afundamento do solo, que estava bem compactado.

CAIXA-PRETA

Outra polêmica que surgiu na época estava relacionada a chamada "caixa-preta" do guindaste.

Segundo especialistas no setor, existe na máquina uma espécie de disco rígido que grava todas as operações programadas, de forma eletrônica, para o guindaste desempenhar em seu dia a dia.

O equipamento não estava funcionando havia quase um ano, quando o acidente ocorreu no Itaquerão.

Pelas normas nacionais, não há obrigação de uso do equipamento, que também não está relacionado com a causa da queda do guindaste.

Moacyr Lopes Junior - 27.nov.2013/Folhapress
Local do acidente onde morreram duas pessoas em 2013
Local do acidente onde morreram duas pessoas em 2013
Mais opções

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Corinthians
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página