Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
Para Inglês Ver

Para Inglês Ver: Torça, chacoalhe e arremesse

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Apesar de toda a sua majestade, a história das Copas do Mundo está repleta de ideias horríveis:

A regra da morte súbita. O segundo uniforme dos USA! USA! USA!!! em 1994. Qualquer bola que não seja uma Adidas Tango. O Goleo VI [mascote da Copa da Alemanha em 2006]. Diana Ross. Sepp Blatter. E, a contribuição brasileira para o conjunto da obra, em 2014: a horrenda, e proibida, caxirola. Para citar Marge Simpson, de todas as ideias insanas que você já teve, essa fica mais ou menos na metade da escala.

Até a concepção da caxirola é furada, já que se baseia na premissa de que as vuvuzelas que tomaram de assalto a Copa de 2010 eram, de alguma forma, Uma Coisa Boa.

Em setembro de 2012, a presidente brasileira Dilma Rousseff e o músico-inventor Carlinhos Brown lançaram o Instrumento Musical Oficial da Copa do Mundo Fifa 2014, com a Adidas, Coca-Cola, Hyundai, Emirates, Sony, Visa, Budweiser, Castrol, Continental, Johnson + Johnson, McDonald's, Oi Seara, Yingli, Apex Brasil, Centauro, Garoto, Itaú, Liberty Seguros, Wise Up e Football For Hope in Brazil –um chocalho plástico com forma parecida à de um Diego Maradona sem cabeça, safra 2007.

"É um objeto que combina a capacidade de fazer duas coisas", celebrou Rousseff, "combinando imagem e som e nos conduzindo aos nossos gols". Uma terceira e quarta utilidades também poderiam ser adicionadas. Com preço de US$ 13,99, o produto também oferecia a alguém a oportunidade de faturar um dinheirão, e, por ele ser feito de plástico e praticamente pedir arremesso, a quarta utilidade que teria seria a de causar sérios estragos, nas mãos suarentas de torcedores furiosos.

"Em um teste conduzido pela polícia federal, a primeira caxirola, de plástico endurecido, foi lançada das fileiras mais altas no segundo anel de arquibancadas do estádio Mané Garrincha em Brasília", reportou o jornal
brasileiro "Zero Hora" esta semana. "O resultado foi que, se ela atingir a cabeça de uma pessoa, a chance de causar lesões é de 80%".

A verdade foi arremessada vigorosamente na direção dos interessados quando a caxirola fez uma estreia pública que, em termos de sucesso, se equipara à de Jonathan Woodgate pelo Real Madrid [o zagueiro inglês
marcou um gol contra e foi expulso em sua primeira partida pelo time, em 2005]. Num jogo entre Bahia e Vitória em abril de 2013, os torcedores receberam caxirolas grátis ao entrar no estádio.

E em alguma bela
dimensão utópica alternativa todos eles as chacoalharam pacificamente enquanto trocavam abraços e de vez em quando cantavam o refrão de "All You Need is Love". Podem acreditar: foi isso que aconteceu.

Por isso, em junho, a Fifa proibiu o instrumento nos estádios da Copa das Confederações. "Do ponto de vista da segurança pública não seria apropriado permiti-lo dentro dos estádios", soluçou amargurado o
ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Assim, pelo menos pelo que se sabe até agora, o carnaval futebolístico deste ano graças aos céus não será acompanhado por uma trilha sonora de milhares de caxirolas. Ou será? O "Zero Hora" esta semana revelou que os criadores do instrumento desenvolveram a caxirola 2.0, que está nas mãos das autoridades para teste.

Ela é maior –tem 20 centímetros de altura em lugar de 15 centímetros– e agora é inflável, e não rígida, com uma base acolchoada. Mas continua muito passível de arremesso; uma das mudanças de design parece uma séria melhora, porém: "o encaixe para os dedos agora é de plástico e não pode mais ser usado como soco inglês", assegura o "Zero Hora".

FRASE DA SEMANA
"Talvez Alex Sabella não tenha Sky para ver a Juventus"
Carlos Tevez, com muito sarcasmo, tentando explicar sua ausência continuada (e provável exclusão) nas convocações do treinador argentino.

NOTAS E NOVIDADES
O intolerável cantor Ricky Martin decidiu emprestar seu apoio à busca de glória da seleção mexicana na Copa do Mundo: "SE O MÉXICO VENCER NO BRASIL FAREI UM SHOW GRÁTIS NO MÉXICO", ele ameaçou no Twitter.

*

O goleiro chileno Johnny Herrera poderá fazer parte da seleção do país na Copa do Mundo apesar de ter sido sentenciado a 150 dias de prisão por dirigir embriagado. Os advogados de Herrera conseguiram persuadir as autoridades a autorizar que ele servisse sua sentença em prisão domiciliar, o que permitirá que viaje ao Brasil.

*

Adnam Januzaj, do Manchester United, faz parte da lista prévia de convocados da seleção belga. "As coisas ficaram claras entre nós: ele não recebeu garantia alguma de minha parte de que estará no time da Copa", anunciou (ou preveniu) o treinador Marc Wilmots.

*

A esperança de Andros Townsend de uma vaga na seleção inglesa foi destruída por um caso de entorta-canela.

*

Enquanto isso, a Inglaterra informou que os convocados para sua seleção serão anunciados em 12 de maio, mas jogadores que imaginem poder conquistar uma vaga ao apresentar bom desempenho nas rodadas finais de seus torneios estão perdendo seu tempo. "Tenho uma ideia muito clara do que quero para a equipe, já há muito tempo", suspirou Roy Hodgson em entrevista ao site fifa.com. "Não julgo jogadores por seu desempenho de último minuto em duas ou três partidas".

*

Ladrões no Rio carregaram com eles 300 mil pacotes de figurinhas Panini da Copa depois de um roubo contra um caminhão de entregas.

*

E Alvaro Negredo diz ter esperança de ser convocado para a seleção espanhola ainda que não esteja jogando muito pelo Manchester City. "Não vou desistir. Pelo contrário. Estou repleto de otimismo", ele torceu.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página