Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Com Jefferson, Botafogo ampliará liderança entre convocados para Copas

Vitor Silva - 2.mai.2014/SSPress
O goleiro Jefferson.durante treino do Botafogo, no Engenhão, no Rio
O goleiro Jefferson.durante treino do Botafogo, no Engenhão, no Rio
Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Com a provável convocação do goleiro Jefferson nesta quarta-feira, o Botafogo pode aumentar ainda mais a sua vantagem no topo do ranking dos clubes que mais cederam jogadores à seleção brasileira em Copas do Mundo.

Com a presença do camisa 1 alvinegro, o time carioca voltará a ter um jogador na equipe brasileira após 16 anos e alcançará a marca de 47 atletas que já foram chamados para defender a equipe nacional na história dos Mundiais, a maior quantidade entre todos.

Apesar de serem superados pelo Fluminense na primeira lista dos convocados na Copa-1930, disputada no Uruguai -foram quatro contra cinco do rival-, os botafoguenses começaram a dominar a relação do número de jogadores na seleção a partir da segunda edição do torneio.

Em 1934, a CBD (Confederação Brasileira de Desportos), que até então dirigia o futebol do país, estava brigada com quase todos os clubes do país e mandou para a Itália uma equipe que usou a base do Botafogo -foram nove convocados.

A equipe de General Severiano também colaborou bastante com a seleção brasileira em 1938 e 1962, quando cedeu cinco atletas que vestiam a sua camisa. Neste último ano, no entanto, Nílton Santos, Didi, Garrincha, Amarildo e Zagallo foram titulares do time que sagrou-se bicampeão do mundo.

Em contrapartida, no conjunto que conquistou o tetracampeonato mundial em 1994, nos Estados Unidos, não havia nenhum jogador do time carioca.

Já em 1998, foi a última vez que o clube cedeu atletas ao Brasil, quando o então técnico Zagallo chamou o zagueiro Gonçalves e o atacante Bebeto.

Sem ter nenhum jogador cotado para a convocação de Luiz Felipe Scolari, o São Paulo é o segundo time que mais viu seus atletas vestirem a camisa da seleção brasileira: 42 vezes.

O auge foi em 1986, quando foram cinco são-paulinos (Oscar, Falcão, Muller, Careca e Silas) no time que viajou ao México. Já o precursor da equipe do Morumbi, o São Paulo da Floresta, teve apenas quatro jogadores convocados, todos para a Copa de 1934.

Também do Rio, Flamengo, com 33, Vasco, com 32, e Fluminense, com 30, completam a lista dos cinco clubes que mais tiveram jogadores convocados para a equipe nacional.

Já Palmeiras e Santos somam 24, cada, enquanto o Corinthians cedeu 23. Cruzeiro e Atlético-MG têm 11 e 10, respectivamente. A lista ainda tem curiosidades como Oscarino e Manoelzinho, do extinto Ypiranga do Rio de Janeiro, chamados para o Mundial de 1930.

RANKING NACIONAL CLUBES BRASILEIROS QUANTIDADE
1) Botafogo 46
2) São Paulo 42
3) Flamengo 33
4) Vasco 32
5) Fluminense 30
6) Palmeiras 24
Santos 24
8) Corinthians 23
9) Cruzeiro 11
10) Atlético-MG 10
11) Internacional 8
12) Grêmio 7
13) Portuguesa 6
14) Ponte Preta 5
São Cristóvão 5
16) Bangu 4
São Paulo da Floresta 4
18) América-RJ 2
Ypiranga-RJ 2
20) Americano-RJ 1
Americano-RS 1
Atlético-PR 1
Guarani 1
24) Portuguesa Santista 1

CLUBES MAIS CAMPEÕES

Apesar de o Botafogo ser o principal clube em relação à quantidade de jogadores convocados na seleção brasileira, São Paulo e Palmeiras têm uma tradição mais vencedora que o time carioca pela equipe do país.

Nos cinco títulos mundiais da seleção (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002), somente os dois clubes paulistas tiveram jogadores presentes em todas as comemorações.

Já o Fluminense participou em quatro conquistas, ficando de fora em 2002, quando o mesmo Scolari não chamou nenhum atleta do time das Laranjeiras.

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página