Adversário do Brasil, México terá 'casa' em Fan Fest no Rio
O Fifa Fan Fest do Rio, que será inaugurado na abertura da Copa, no dia 12, promete ser um ponto de encontro de torcedores rivais e também um espaço de jogos promocionais que incluem até mesmo a disputa por ingressos para partidas do Mundial no Maracanã.
O México, rival do Brasil na primeira fase da Copa, será um dos patrocinadores da arena da Fifa na praia de Copacabana.
O Conselho de Promoção Turística mexicano é um dos patrocinadores do espaço e terá um stand só dele no local. Além de informações turísticas, a área será equipada com jogos para atrair o público, como pebolim.
A Rússia chegou a sinalizar o patrocínio do Fifa Fan Fest para promover a Copa de 2018, que será no país, mas o apoio não se concretizou.
Luciana Paiva, diretora da Srcom, produtora responsável pela montagem da arena, afirmou que o patrocínio dos mexicanos ajudou a internacionalizar a festa. E lamentou o tempo reduzido para a produção.
"A gente gostaria de ter trazido um pouco mais, trazer o clima dos países que estão participando. Não é uma Copa só dos brasileiros. Se tivéssemos mais tempo para planejamento, a gente poderia fazer uma festa maior", disse.
Editoria de Arte/Folhapress | ||
PARTIDAS TRANSMITIDAS EM TELÃO DE 133 METROS
A Prefeitura do Rio só definiu a produção do evento há um mês e meio. O evento, com gasto estimado de R$ 7 milhões, não terá recursos públicos, segundo o município.
Com capacidade para 20 mil pessoas, as atrações dos sete patrocinadores, espalhados pelos 45 mil m² de areia, prometem rivalizar com as partidas, exibidas num telão de 133 m².
A Sony irá instalar uma tirolesa no local e promover um campeonato de videogame. A Coca-Cola promoverá um "chute a gol coletivo", com uma bola gigante a ser lançada em uma trave pelo público.
O Itaú investiu em um brinquedo que remete aos existentes em parques de diversões, onde o visitante se senta numa uma cadeira giratória, que simula o traçado vertical de um círculo.
Mas a principal disputa deverá se dar pelos ingressos a serem distribuídos pelos patrocinadores. A Brahma irá criar um jogo em que quem obter 29 pontos ganhará um ingresso. A cervejaria promete que o grau de dificuldade evitará eventual superlotação do estádio.
Fabio Teixeira/Folhapress | ||
Obra na praia de Copacabana nos arredores do palco da Fun Fest da Fifa |
LOJA DA FIFA VAI VENDER PRODUTOS LICENCIADOS
O maior espaço no Fifa Fan Fest do Rio está reservado para a loja da Fifa, com 2.000 m². Será um ponto de vendas dos 1.500 produtos licenciados pela entidade para este Mundial.
Além da transmissão de partidas, a programação das arenas também prevê uma série de shows ao vivo. Naldo Benny e o grupo Sorriso Maroto são as atrações do dia 12 de junho, data da primeira partida da Copa, entre Brasil e Croácia.
A primeira arena Fifa Fan Fest surgiu na Copa da Alemanha, em 2006. O sucesso de público multiplicou o número de eventos do gênero no Mundial seguinte.
Na África do Sul, em 2010, foram 16 cidades em cinco continentes, entre elas o Rio de Janeiro.
A semifinal entre Alemanha e Espanha, por exemplo, levou mais de 350 mil torcedores ao Fifa Fan Fest montado em Berlim, segundo dados da Fifa.
Com a popularidade, os patrocinadores aproveitaram para investir em espaços de divulgação de suas marcas. A Copa do Mundo no Brasil terá uma Fan Fest em cada uma das 12 cidades-sede.
Livraria da Folha
- "Faço uma Copa do Mundo a cada duas semanas", diz chefão da F-1
- 'Futebol-Arte' reúne imagens de 'peladas' nos 27 Estados do Brasil
- Jules Rimet sumiu três vezes, mas só brasileiros deram fim à taça
- Teixeira e Havelange enriqueceram saqueando o futebol, escreve Romário
- 'Zico não ganhou a Copa? Azar da Copa'