Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

A uma semana da estreia, Alemanha permanece com time indefinido

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

A uma semana da estreia da Copa, a Alemanha não tem um time definido para o jogo do dia 16 contra Portugal, em Salvador. Nenhum setor da equipe tem todos os titulares garantidos.

Dois dias de treinos leves em Santo André, litoral sul da Bahia, não foram bastante para que o técnico Joachim Löw resolvesse os problemas pendentes. O maior deles diz respeito a jogadores-chave que não se recuperaram totalmente de contusões: o goleiro Neuer (ombro), o volante Khedira e o atacante Klose (ambos no joelho) e o meia Schweinsteiger (tornozelo), além do polivalente Lahm, que entre todos parece o mais em forma depois de uma lesão no tornozelo.

Todos jogaram por seus times ou pela seleção nos últimos dias, mas sem apresentar plenas condições nem ritmo de jogo.

"Sabemos que alguns dos pilares que sustentam nosso time não estão 100%, mas estamos contentes com a reabilitação deles", afirmou nesta segunda-feira (9) o auxiliar-técnico da Alemanha, o ex-jogador Hans-Dieter Flick, em entrevista coletiva.

O auxiliar e o coordenador-técnico da seleção, o também ex-jogador Oliver Bierhoff, se disseram confiantes na recuperação do goleiro Neuer, sem atuar desde 17 de maio.

No domingo (8), já no Brasil, ele voltou a treinar com bola. "Acredito que ele caminha para a recuperação total. Fará fisioterapia e veremos dia a dia como vai evoluir", disse Flick, que elogiou o reserva Weidenfeller, que atuou nas últimas partidas.

Se os jogadores aptos estão indefinidos, incerto também é quem joga em qual posição. Boateng, por exemplo, pode jogar como zagueiro ou lateral direito. A lateral esquerda pode ficar com Höwedes ou Durm. Não se sabe se Müller atuará como centroavante ou meia avançado. No meio de campo, há pelo menos seis jogadores disputando três vagas –só Lahm e Özil parecem garantidos.

Flick desconversou sobre a formação e disse que a equipe tem 23 bons nomes à disposição.

Indagado se o time estaria chocado com o corte de última hora do meia-atacante Marco Reus, uma das revelações do futebol alemão, que se machucou no amistoso da última sexta contra a Armênia (6 a 1 para os alemães), Bierhoff disse que os jogadores "não são tão sensíveis assim, eles estão concentrados no que virá".

CALOR

Para se adaptar ao calor, a partir da quarta (11) a Alemanha passará a treinar às 13h, horário de sua estreia contra Portugal, no dia 16, em Salvador. Na vila de Santo André, a temperatura neste horário tem girado em torno de 28 graus.

Flick explicou que o time tem tomado outras medidas para minimizar os efeitos da alta temperatura, como ingestão de líquidos e alimentação leve. "Tentaremos terminar os jogos da melhor maneira. Será muito cansativo, mas teremos de ditar o ritmo do jogo."

PROBLEMAS NO RESORT

Bierhoff, um dos maiores responsáveis pela escolha da concentração alemã, elogiou a recepção que a Alemanha teve na Bahia. "Temos visto coisas fantásticas por aqui. Há um sentimento positivo que emana do próprio lugar."

O coordenador técnico comentou que a equipe ainda encontra alguns "pequenos problemas" no resort construído especialmente para abrigar a seleção.

"São coisas como plugs de eletricidade, água fria de onde deveria sair água quente e vice-versa, questões na cozinha e outras áreas."

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página