Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
Para Inglês Ver

Para Inglês Ver: Pânico na discoteca da Copa

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Faltando apenas um dia para o pontapé inicial da Grande Copa do Mundo, cresce o medo de que a mídia internacional não tenha espalhado medo suficiente.

Diante das crescentes críticas ao deficit na difusão do pavor, publicações variadas de todo o planeta decidiram empreender tentativas de último minuto para alardear o juízo final, para não serem acusadas de arruinar um grande evento esportivo ao violar a duradoura tradição de apontar histericamente para cada mínimo detalhe que possa concebivelmente ficar aquém da perfeição antes que o torneio por fim comece.

Há insatisfação social justificada, é claro, mas o escopo para distúrbios muito maiores é imenso! Não podemos deixar pedra sobre pedra em busca de pedras que possamos revirar.

A mídia inglesa não ficou devendo, e ignorou heroicamente a possibilidade de se matar por eletrocussão ao plugar seus computadores para submeter artigos alarmistas sobre os possíveis efeitos colaterais das pílulas de combate à malária prescritas para a seleção inglesa por médicos especializados (dores de cabeça, diarreia e câimbras, aparentemente, o que Roy Hodgson apontou, com inesperada sensatez, "ainda é melhor do que pegar malária"); a condição talvez menos que impecável do gramado em Manaus (que sofreu "reparos de emergência nos últimos meses devido à "severa subnutrição da grama"); e os potenciais riscos do trânsito do Brasil, do clima do Brasil, da polícia do Brasil, dos aeroportos do Brasil, das pessoas do Brasil e dos jornalistas desesperados que estão espumando enquanto escrevem no Brasil.

A vigilância extrema não é privilégio da mídia, claro. Membros da equipe de apoio da seleção francesa realizaram uma reunião urgente na noite de ontem depois de perceber um possível drone [aeronave de pilotagem remota] de espionagem sobrevoando o campo de treinamento dos Bleus.

Isso deflagrou toda espécie de questionamento, como por exemplo: Será que Honduras está tentando bisbilhotar as táticas francesas, antes do jogo? Será que os Bleus deveriam pensar em uma estratégia de resposta, tipo assim ordenar que Patrice Evra treine chutes a gol na esperança de que um deles derrube o drone pendurado lá no azul do céu? E, já que Didier Deschamps tem tamanho de formiga mesmo visto de perto, será que ele é visível do alto?

Os dirigentes de Camarões, porém, não têm problemas de espionagem. Na verdade, o treinador Volker Finke solicitou ao proprietário do hotel onde o time está hospedado que use suas câmeras de vigilância para garantir que os Leões Indomáveis se mantenham calmos. "Tudo será monitorado pelas câmeras', revelou Baltazar Saldanha, do Hotel Sheraton em Vitória. "A ordem veio do treinador em pessoa.

O treinador e outras três pessoas da delegação terão acesso a todos os vídeos dos cinco andares reservados ao time. Os jogadores não conseguirão levar mulheres aos quartos. Se estiverem em busca de prazer, terão de encontrá-lo de outra maneira". O perigo é que isso parece um desafio.

FRASE DO DIA
"Não compreendo por que não estamos incluídas entre os torcedores que viajarão ao Brasil. Também somos ganesas e temos muito a oferecer aos jogadores e à torcida. Estaremos lá para entreter os jogadores e os torcedores. Reduziremos os preços para contentar todo mundo" –Maame Esi, a líder da associação das profissionais da noite ganesas, exige que integrantes da organização estejam entre os 500 torcedores de Gana que o Ministério do Esporte do país levará ao Brasil.

NOTAS E NOVIDADES
Os hipsters de East London estão se regozijando com a notícia de que Andrea Pirlo, 86, e sua barba continuarão a caminhar magistralmente pela cancha do estádio da Juventus por mais dois anos, depois que o meio-campista assinou sem ler os documentos legais que o time colocou em sua frente.

*

Os fabricantes de lenços com as cores do Galatasaray estão se preparando para uma queda de vendas depois que Roberto Mancini foi demitido como treinador, em um acordo que pode ou não ter sido mútuo em favor de uma das partes envolvidas.

*

Depto. Futebol Moderno: o anúncio de que a confirmação da tomada de controle do Doncaster Rovers por Louis Tomlinson, 22, astro do One Direction, foi postergada devido a questões de direitos de imagem do astro pop.

*

O malvadão proprietário do Leeds, Massimo Cellino, trocou as chaves do estádio do Cagliari por um saco com 36 milhões de libras. "Quero agradecer a todos que me acompanharam nessa jornada", ele regurgitou, felizmente sem mencionar nenhum dos 36 treinadores que demitiu nos 22 anos em que controlou o time italiano.

*

Pepe Reina, goleiro do Liverpool, deu a entender que pode continuar no Napoli por empréstimo. "Vai depender do Liverpool, do Napoli e de Reina", ele disse em arriscada terceira pessoa.

*

O time de futebol de David Beckham em Miami está em dúvida, depois que o prefeito da cidade vetou planos para a construção de um estádio à beira-mar. "A faixa está fora da mesa", trombeteou o prefeito Tomás Regalado, confusamente.

*

Michel Platini, potencial rival de Sepp Blatter, apoiou a condenação europeia às críticas do presidente da Fifa contra a imprensa britânica. "Estou muito orgulhoso dos europeus", ele disse, já em campanha.

*

E o Blackpool contratou José Riga como treinador. "Não é um desafio fácil", ele previu catastroficamente.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página