Arena da Fifa em Copacabana é ponto de encontro de turistas estrangeiros
A menos de três horas para o início de Brasil e Croácia, a plateia da arena Fifa Fan Fest, em Copacabana, já reúne turistas de todas as partes do mundo.
"Depois desta Copa no Brasil já posso morrer", diz a francesa Iliana Tiraskis, sorridente, com um copo de cerveja na mão.
Ela chegou ao Rio ainda em abril e só volta ao fim da Copa para a cidade de Rennes, na região da Bretanha, onde mora.
Até lá, Iliana estima que vai gastar mais de 6 mil euros na viagem pelo Brasil. Isso sem contar os tíquetes na fase eliminatória, caso a França avance na competição.
"Só tenho ingresso para França e Honduras, em Porto Alegre. Os demais jogos ainda vou tentar comprar", disse ela.
Iliana estava num grupo com mais de dez franceses no Fifa Fan Fest. A arena de Copacabana abriu seus portões para o público às 11h45.
Além de atrações musicais (como o cantor Naldo), os patrocinadores da Copa instalaram estandes dentro da arena.
O mais concorrido é o da Brahma, que criou um jogo, onde o vencedor ganha um ingresso para o Mundial da Fifa.
A australiana Rosanna Bonaccurso, 29, garantiu seu tíquete para Austrália e Holanda, em Porto Alegre. Resignada, acha que não vai precisar gastar mais dinheiro com ingressos na segunda fase.
"É muito difícil a Austrália seguir adiante", disse ela, que chegou à arena acompanhada por outros quatro amigos de Melbourne.
A poucos metros do grupo, seguia a suíça Joyce Mayer, 28, que também veio ao Brasil com amigos para assistir à Copa.
"Comprei ingresso para Suíça e França, e não planejei mais nada além disso", disse a estrangeira.
Desde o início da manhã, a Polícia Militar do Rio montou um forte esquema de segurança ao redor da arena da Fifa. Além da preocupação com a segurança do público (o espaço comporta até 20 mil pessoas), a tropa está preparada para a possibilidade de enfrentar protestos contra a Copa nesta mesma área.
Do lado de fora da arena, pelo calçadão da orla, é possível acessar a loja de 2.000 metros quadrados montada pela Fifa, com mais de 1.500 produtos licenciados para o Mundial de 2014.
E na areia, a fila segue extensa com os torcedores que ainda aguardam para entrar na Fan Fest.
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