Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Movidos pela adrenalina, colombianos vêm de moto ao Brasil para Copa

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Oito motos, 11 amigos e 12.628 km percorridos por uma paixão: o futebol. Foi o que motivou um grupo de motoqueiros colombianos a percorrer a América do Sul e desembarcar no Brasil para assistir de perto a Copa do Mundo.

Em 20 de maio, o time, composto por oito homens, duas mulheres e uma criança, saiu da cidade de Manizales e já percorreu o Peru e o Equador antes de acelerar em terras tupiniquins. Durante o percurso, eles foram descobrindo as mais diversas paisagens, locais históricos, cultura e a tradição dos povos, como em Machu Picchu e Ica Dunas, no Peru.

Os turistas estão crentes no bom desempenho da seleção colombiana. E quando questionados sobre quem será o vencedor da Copa, a resposta veio confiante e em coro: Colômbia!

Há três dias no Brasil, o primeiro lugar turístico visitado por eles foi o Rio de Janeiro. Os tradicionais pontos da cidade não ficaram de fora do roteiro: praia de Copacabana e Ipanema, o Cristo Redentor e a escadaria da Lapa. "O Rio é muito lindo. Já São Paulo é grande e tem muito trânsito, o que nos impede de conhecer mais a cidade", conta Jorge Avendaño, engenheiro e um dos aventureiros.

O engenheiro de sistemas Alexandre Valencia, está admirado com o Brasil. "O país tem um progresso em potencial, excelentes estradas e muitos lotes agrícolas. Mas tem belos locais com potencial turístico que é deixado à deriva, sem manutenção", diz. Ele, que além do espanhol, tem noções de inglês, também se queixa da dificuldade de comunicação com brasileiros, pela maioria só falar uma língua, e dos preços no país.

As 11 pessoas fazem parte do clube de motoqueiros Moteros Manizales. Acostumados a viajar com as motos, ficaram surpreendidos com o tráfico de duas rotas em São Paulo e com a facilidade em que os motociclistas têm de passar entre os carros, o que não foi possível para eles devido à quantidade de malas que carregam.

Durante o trajeto, eles têm se hospedado em hotéis, onde param para deixar as roupas para secar e cuidar das motos. O valor das diárias não passa de R$ 25, porém, segundo o grupo, são pousadas confortáveis. Para economizar, atualmente estão acomodados na casa de um parente em São Vicente, no litoral paulista.

O gasto da viagem é estimado em R$ 10 mil por pessoas. Os custos com comidas e hospedagem são patrocinados por uma série de empresas colombianas. Mas não só de bons momentos essa aventura está sendo feita, o cansaço e pequenas lesões também acabam dificultando e encarecendo o trajeto latino-americano.

Neste sábado (14), o grupo segue para Belo Horizonte, onde assistirá à partida entre Colômbia e Grécia, depois o destino final no Brasil é Florianópolis. A viagem continuará por Montevidéu, no Uruguai e se encerrará em Buenos Aires, na Argentina, de onde as motos seguirão de barco e os motoqueiros de avião para casa.

Editoria de Arte/Folhapress
Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Folha na Copa
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página