Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
Para Inglês Ver

Para Inglês Ver: Quando as pombas choram

Mais opções

Uau! Foi essa a reação de todo o planeta na noite de quinta-feira quando os organizadores brasileiros deslumbraram os bilhões de telespectadores com uma cerimônia de abertura audaciosa e inovadora!

Por tempo demais as formalidades que antecedem grandes eventos esportivos vinham sendo carnavais insultuosos de cafonice repelente, mas na noite de quinta as autoridades brasileiras ousaram ser diferentes, capturando o clima no país-sede ao transformar a cerimônia de abertura em uma peça devastadora de arte situacionista.

Instruir os membros do elenco a jogar pedras em Alan Chiles, perto do fim, foi um toque particularmente cáustico.

Primeiro, claro, os brincalhões de vanguarda tomaram por alvo a elaborada vacuidade do entretenimento comercial ao usar a moderna tecnologia não para ocultar as inadequações de Jennifer Lopez e dos dois outros inadequados, mas sim para expô-las, tendo a cuidadosa falha do sistema de som assumido a condição de um ato de sabotagem de alto perfil contra as celebridades falsificadas.

Mas o verdadeiro presente veio na segunda parte da cerimônia, quando as trupes do Brasil, Croácia e Japão apresentaram uma performance que serviu como crítica oportuna e mordaz contra a curiosa influência dos dirigentes sobre o resultado de disputas aparentemente honestas.

Danilo Verpa/Folhapress
Neymar comemora ao empatar a partida contra a Croácia, na estreia da seleção na Copa do Mundo, no Itaquerão
Neymar comemora ao empatar a partida contra a Croácia, na estreia da seleção na Copa, no Itaquerão

E tudo isso diante de Sepp Blatter, que certamente saiu inspirado a continuar em sua dedicada missão de limpar a Fifa das maçãs podres que de alguma forma tenham brotado no pomar do qual ele cuida há décadas.

É claro que, em uma produção tão vasta, nem todo mundo pode desempenhar seu papel com perfeição.

Fred nunca passará de um canastrão, e a interpretação de Stipe Pletikosa no papel de goleiro não foi de forma alguma convincente; ainda assim, em termos gerais o fingimento parecia real.

Felipão Scolari conseguiu manter uma expressão séria depois da vitória do Brasil por 3 a 1 ao dizer aos jornalistas: "Acreditamos que foi pênalti".

Enquanto isso, Dejan Lovren, o zagueiro croata que estava em pé ao lado de Fred quando ele se jogou no chão antes de agradecer a Deus por punir outra pessoa pelos seus pecados, expressou sua comoção diante do espetáculo: "Estou triste, tenho vontade de chorar", soluçou Lovren, por sobre o ruído da máquina de risadas brasileira.

"Todo mundo viu o que aconteceu. É um escândalo para a Fifa. Falamos sobre respeito, tivemos reuniões antes da Copa em que pessoas da Fifa conversaram conosco sobre isso, e o que acontece? Seria melhor já entregar o troféu ao Brasil".

FRASE DO DIA
"Quando vejo o estado em que colocamos a Ucrânia, isso me deprime. Se a Ucrânia tivesse vencido... teria nos eliminado, teriam algo a que se apegar, dizendo: 'Vamos à Copa do Mundo, vamos falar de outra coisa e encarar os russos em campo'. Involuntariamente, talvez sejamos parcialmente responsáveis pela crise na Ucrânia"
O ex-treinador francês Raymond Domenech, tentando causar culpa nos Bleus por terem eliminado a Ucrânia na repescagem do ano passado.

NOTAS E NOVIDADES
Adrian Chiles protestou depois da manifestação anti-Andy Town... Ops, desculpe, depois da manifestação contra a Copa que atacou o estúdio da ITV britânica no Rio. "Estávamos sentados aqui e de repente começamos a ouvir um barulhão. Eram eles, jogando pedras nos vidros de nosso estúdio e de outros estúdios próximos. Tentamos explicar que nada disso é culpa da ITV Sport".

*

Torcedores que visitarem as praias do Recife foram avisados sobre a necessidade de ficar atentos aos tubarões, se resolverem entrar na água. Não que todos estejam preocupados, porém. "A cada ano há menos ataques de tubarões do que pessoas mortas em acidentes envolvendo máquinas de venda automática, e por isso não estou preocupado", disse Quinn Gemperlin, torcedor do USA! USA! USA!!!

*

O pessoal do estádio continua tentando melhorar a condição do gramado em Manaus antes de Inglaterra e Itália, e alguns deles até pintaram de verde as seções em que a grama ficou marrom. Excêntricos. "Temos de entender que estamos jogando na selva, e por isso encararemos qualquer coisa", disse o Tarzan Joe Hart.

*

Camarões insiste em que deixou para trás sua disputa sobre premiação, depois que cartolas da federação do país fizeram um empréstimo pessoal para garantir o atendimento das demandas dos jogadores. "É assim que funciona para as pessoas dos Camarões", celebrou o treinador Volker Finke. "É preciso respeitar a forma pela qual as coisas acontecem na África. Encontramos uma solução".

*

E Roberto Martinez tirou uma folga de suas fér.., desculpe, funções de comentarista no Brasil para assinar um novo contrato de cinco anos com o Everton. "Na opinião de muitos comentaristas, Roberto é o melhor técnico jovem da Europa. Concordamos", celebrou Bill Kenwright, o presidente do clube.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Mais opções

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página