Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Cadeirantes reclamam de acesso à Arena Amazônia

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Cadeirantes e outros torcedores com problemas de locomoção tiveram dificuldades para chegar à Arena Amazônia no jogo realizado na noite deste sábado (14), em Manaus, entre Inglaterra e Itália.

Sob temperatura de 30ºC, e com ingresso em mãos, torcedores com cadeiras de rodas ou muletas precisaram enfrentar as subidas e descidas no entorno do estádio, sendo levados por seus acompanhantes até a porta.

Pelo menos três cadeirantes relataram à Folha que compraram ingresso para deficientes pela internet, mas não souberam que haveria um transporte especial nem vagas no estacionamento para eles.

Outros torcedores ouvidos pela reportagem tiveram acesso a esse serviço — transporte até a arena e vagas especiais de estacionamento para carros.

Entre os cadeirantes, está Eliete Lopes. Seu amigo Bruno Paolino contou ter comprado há uma semana os ingressos —um comum para ele, e um especial para a colega. Só três dias depois ouviram falar que a Fifa teria micro-ônibus especial para ajudar no deslocamento.

"Tentamos ligar para a prefeitura e nos disseram que era problema da Fifa. Por isso, tive que vir empurrando a cadeira desde o primeiro isolamento [da PM para conter o trânsito] até aqui", disse Paolino, que levou a amiga por cerca de um quilômetro até a entrada da arena.

Já Edjorge Batalha enxugava o suor enquanto levava o amigo cadeirante José Osvaldo até a entrada. "A gente nem ficou sabendo de transporte. Quando compramos o ingresso para cadeirante, foi como qualquer outro. Agora, neste calor, estou ajudando."

Assim como Batalha, Arnaldo Pereira Jr., que levava o pai cadeirante, não sabia do transporte especial. Ele não conseguiu estacionar o carro nas vagas especiais. Mas em seu caso, teve sorte: deslocou-se até o ponto onde havia os micro-ônibus e conseguiu uma vaga. O veículo deixou os dois na entrada do estádio.

A reportagem viu ainda um senhor que precisou de ajuda da PM após caminhar usando muletas em uma das principais avenidas do entorno da arena.

A Folha contou pelo menos outros três torcedores com locomoção limitada subindo e descendo as vias de acesso com dificuldade. Dois deles, um casal italiano que não quis se identificar, reclamavam das condições de acesso.

ACESSO GARANTIDO

A Fifa disponibilizou aos portadores de deficiência cerca de cem vagas no estacionamento da arena. Elas foram oferecidas após a compra, por meio de contato direto com o comprador, segundo torcedores.

"Assim que nós compramos o ingresso, eles [Fifa] ligaram e disseram que teríamos direito a uma vaga. Bastava solicitar o cadastro durante a retirada de ingressos", disse Ana Alice Moreira, que levou o pai para torcer para a Itália.

De acordo com o diretor de trânsito de Manaus, coronel Raimundo Encarnação, o transporte desses torcedores foi tranquilo. "Nós temos cinco entradas por onde esses ônibus possam levá-los até o destino. Ainda não soubemos de nenhum problema."

A Folha procurou a Fifa para falar sobre o assunto, mas até a publicação desta reportagem, não havia obtido resposta.

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página