Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
Para Inglês Ver

Para Inglês Ver: Coisas que você talvez tenha perdido

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Foi um mau final de semana para os ingleses de voz monótona e sotaque de Lancaster, onde quer que estivessem, e a ira do Reino Unido se voltou contra Phil Neville, o estrangulador de microfones da BBC [a atuação do ex-jogador, atualmente assistente técnico do Manchester United, foi tão criticada que a BBC pensa em trocá-lo nas transmissões].

Doze anos depois que Gareth Southgate se queixou de uma entrevista de Sven Goran Eriksson sobre a seleção inglesa que ele dirigia na Copa, dizendo que "estávamos esperando Winston Churchill, mas em lugar disso tivemos que nos contentar com Iain Duncan-Smith", a nação teria ficado perfeitamente feliz com Iain Duncan-Smith, mas teve de se contentar com um pedregulho perfeitamente comum, visto de longe e em meio à neblina.

"E aí, vamos tentar curtir a partida, Phil?", perguntou Gary Mowbray ao comentarista sentado ao seu lado.

"É sempre difícil. Como torcedor inglês. Curtir esse tipo de ocasião", ponderou Neville. E palavras mais verdadeiras provavelmente jamais foram pronunciadas.

No dia seguinte, na ITV, Clarke Carlisle, ex-jogador de futebol que ganhou fama de sabichão como participante do game show "Countdown", nos informou brilhantemente que o ataque do Equador devia realmente ser bom, se a seleção podia deixar de fora um talento como o de Jackson Martínez, do Porto.

O que ele esqueceu é que Martínez, se ficasse fora de alguma seleção, ficaria fora do time da Colômbia.

Anne-Christine Poujoulat/AFP
O suíço Seferovic (à direita) festeja com seus companheiros o gol da vitória sobre o Equador
O suíço Seferovic (à direita) festeja com seus companheiros o gol da vitória sobre o Equador

A despeito de seu brilhante ataque, o Equador sofreu uma derrota dramática para a Suíça. Haris Seferovic conseguiu vencer o goleiro Alexander Domínguez no finzinho dos descontos.

O que é incrível, se você pensar bem, porque Domínguez é um goleiro tão bom que barrou Lev Yashin da seleção equatoriana. Para concluir uma semana ruim para os comentaristas de TV britânico, na partida entre França e Honduras Jonathan Pearce, da BBC, ignorou completamente o fato de que, se a bola cruza a linha entre as traves, abaixo do travessão, que o juiz confirme o gol em geral não é considerado como controverso.

No Uruguai, uma pesquisa sobre mais de 835 mil crimes cometidos em Montevidéu em período de oito anos revelou que o número de assaltos e furtos cai em 15% quando a seleção nacional está disputando partidas importantes.

Já esta coluna aposta que os crimes violentos aumentam durante os jogos -e os piores deles são cometidos por pessoas que estão em campo durante partidas importantes, como prova a expulsão de Maximiliano Pereira já nos descontos durante a partida contra a Costa Rica no sábado.

Foi o nono cartão vermelho do Uruguai em uma Copa do Mundo, um recorde que só é superado (se é que "superar" é a palavra certa no caso) pelos dez da Argentina e pelos 11 do Brasil.

Sul-americanos imundos! Os piores criminosos, no resto do planeta, são a Itália, Holanda e Camarões, como sete cartões vermelhos cada (a angelical Inglaterra só tem três expulsões em jogos de Copa).

Falando em disciplina, no sábado o treinador hondurenho Luis Fernando Suárez comentou a abordagem de sua seleção quanto ao jogo: "Jogamos futebol e seguimos as regras", disse.

"Temos a atitude certa para encarar nossos jogos com personalidade e fome de bola. Queremos vencer, é isso que queremos. Mas não podemos partir para a violência".

No domingo, porém, foi exatamente isso que eles fizeram, com um jogador expulso e o resto do time mostrando as travas das chuteiras com completo abandono sempre que viam uma camisa azul por perto.

"Temos nosso estilo, um estilo forte e intenso", insistiu Suárez na entrevista posterior à derrota de seu time por três a zero.

Se o estilo deles fosse um pouco menos intenso, e o de Neville um pouco mais, o final de semana de ambos poderia ter sido melhor.

FRASE DO DIA
"Como você se sentiria se alguém tirasse fotos de você nu? Os jogadores insistem em que não falarão mais com vocês, e não sabemos se esse silêncio vai durar até amanhã ou até o final de nossa campanha na Copa do Mundo"
O treinador croata Niko Kovac, falando aos jornalistas que postaram fotos dos jogadores croatas nus na concentração do time na Praia do Forte, o que irritou a equipe.

NOTAS E NOVIDADES
Tim Cahill, o goleador da maldita Austrália, disse que se tornar "um dos apenas seis atletas a marcar gols em três Copas do Mundo" é sua "maior honra como futebolista". Não se sabe se alguém já o informou de que na verdade 25 jogadores marcaram em três Copas do Mundo, e se ele continua orgulhoso do fato agora.

*

Daniel Marenco/Folhapress
Messi comemora seu gol na partida entre Argentina e Bósnia
Messi comemora seu gol na partida entre Argentina e Bósnia

Lionel Messi admite que a Argentina precisa melhorar depois de uma vitória nada convincente contra a Bósnia, por 2 a 1. "Não é fácil jogar uma primeira partida de Copa do Mundo, com todo o nervosismo e pressão", ele soluçou.

*

O técnico Paulo Bento teme que a partida de Portugal contra a Alemanha, cedo nesta segunda-feira, coloque seus jogadores em risco por causa do calor e da umidade. "Acredito que jogar no calor não seja a melhor maneira de produzir um bom futebol", ele resmungou.

*

Jurgen Klinsmann, treinador dos USA! USA! USA!!!, compara seu médio-volante Kyle Beckerman ao antigo capitão brasileiro Dunga. "Ele ajuda os companheiros", celebrou Klinsmann. "Limpa jogadas e faz passes simples para os jogadores de criação".

*

O Chile jogará contra a pobre Espanha como se estivesse disputando a final da Copa do Mundo, de acordo com o atacante Esteban Paredes. "Para eles, será uma luta até a morte", declarou Paredes em tom grandioso.

*

E o Ministério da Justiça brasileiro anunciou ter impedido a entrada de cinco arruaceiros argentinos que estavam tentando assistir à Copa.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página