Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Abalado por falhas, Casillas joga outra 'decisão' de Copa; Espanha pode cair

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Quando criança, Iker Casillas uma vez se esqueceu de jogar na loteria que seu pai havia lhe entregue. Houvesse o bilhete, sua família teria saído da pobreza: os prognósticos estavam certos.

Os Casillas por fim ficaram milionários pelas mãos do garoto. Mas, para referendar o ditado, dinheiro não trouxe só felicidade. Meses atrás, o goleiro afastou o pai da direção de sua empresa.

O imbróglio familiar é só mais um dos enfrentados pelo capitão espanhol desde que ergueu a taça da Copa do Mundo, quatro anos atrás.

Do mais recente deles, ele tenta se recuperar nesta quarta (18), em jogo decisivo com o Chile no Maracanã, às 16h. Goleados na estreia pela Holanda, os atuais campeões mundiais não podem perder.

Se o Chile ganhar e a Holanda não perder para a Austrália, o Grupo B se define.

Situação inesperada para quem, como Casillas, chegou ao Brasil com planos de se tornar o primeiro homem a erguer duas vezes a Taça Fifa.

Falhando ao sair do gol, entregando a bola para os holandeses, sendo vazado cinco vezes, ele teve que engolir críticas como a de Maradona: "Gostaria de lembrar meu amigo Mourinho, que disse que Casillas não era goleiro para o Real Madrid".

Nesta terça (17), Mourinho, o técnico que botou Casillas no banco do Real, disse que, se dependesse dele, o goleiro continuaria titular da seleção. Não exatamente porque goste dele: "Uma má partida não é suficiente para mudar".

Mourinho foi-se do Real sem ganhar a Liga dos Campeões. Casillas ficou e venceu o campeonato novamente, no mês passado. O choro sem fim após o jogo denotava não são só a felicidade do triunfo: eram lágrimas de um goleiro que sabia que tinha falhado naquela noite, no gol do Atlético de Madri.

Nesta Copa, a estreia fez Casillas perder a chance de se tornar o goleiro com maior invencibilidade da história e reviveu as críticas dos catalães a qualquer um que não jogue no Barcelona. Ele pediu perdão: "A pior exibição da minha vida na seleção".

FRACASSO DOS TRINTÕES

Aos 33 anos, tenta escapar nesta Copa de um roteiro conhecido de vários outros goleiros famosos: o italiano Buffon, o francês Barthez, o brasileiro Taffarel e os argentinos Pumpido e Fillol.

Todos foram campeões do mundo com pouco menos de 30 anos. Todos voltaram trintões à Copa para tentar repetir o título. Todos falharam.

Em pelo menos um sentido, seu papel está mais próximo ao de Dino Zoff, último goleiro a capitanear uma campeã antes dele –o italiano ergueu a taça aos 40, em 1982, na Madri de Casillas.

É nesse papel de capitão que se tenta preservá-lo. No dia seguinte à estreia, o técnico Vicente Del Bosque sentou-se com Casillas e Xavi, o segundo capitão, para conversar diante das câmeras.

O técnico também veio a público passar recados. Um era relatar o que viu após o massacre holandês. "No vestiário, [Casillas] falava com todos, num silêncio enorme. Culpou-se de algumas coisas, mas colocou as bases da recuperação. Foi um capitão."

Os espanhóis têm feito o que podem para motivar o jogador, que galgou degraus como celebridade após se casar com a jornalista Sara Carbonero. Nesta semana, a federação publicou uma carta de uma torcedora para Casillas. Dizia: "Você tem sido castigado demais: atacado por sua própria gente e relegado de maneira inimaginável, tudo isso em silêncio".

Sérgio Ramos conta que o vê "mal como todos os demais, mas motivado e convencido de que é possível [reverter a situação]".

No banco, não há muita opção para Del Bosque –o reserva imediato era Valdés, contundido. E um dos convocados, De Gea, está machucado.

Mas em outras posições é mais provável que o técnico mexa para o jogo com o Chile, "mas não muito", como diz.

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página