Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
A Copa Como Ela É

Explosão de bombinha assusta ingleses e leva 14 brasileiros para a cadeia

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

A Polícia Militar deteve 14 brasileiros após confusão com torcedores ingleses que estavam em três bares na avenida São João, no entorno da Fan Fest do Anhangabaú, por volta das 12h30 desta quinta-feira (19). Entre os detidos, todos homens e sem passagens pela polícia, havia um menor de idade, de 17 anos.

De acordo com a PM, o incidente teve início quando o grupo estourou uma bombinha na direção dos turistas, que saíram correndo com o barulho. Mesas e cadeiras e um guarda-sol caíram e foram danificados. Ninguém ficou ferido.

Os homens, parte deles vestida de preto, fugiram do local e entraram em um ônibus, onde foram detidos pela polícia. Com eles foram encontrados seis rojões, cinco bombinhas, um punhal, dois protetores bucais e um soco inglês.

Alguns dos detidos tinham tatuagens de símbolos do Corinthians e da torcida organizada Camisa 12, mas negaram fazer parte da associação. Todos foram encaminhados ao 77º DP (Santa Cecília), onde foram ouvidos e liberados por volta das 18h15.

A PM inicialmente afirmava que o grupo tinha disparado rojões em direção aos ingleses, mas descartou a versão após ouvir testemunhas.

Rafael Belzunces/Frame
Policiais revistam suspeitos de atirar fogos de artifícios em torcedores ingleses no centro de SP
Policiais revistam suspeitos de atirar fogos de artifícios em torcedores ingleses no centro de SP

O torcedor inglês Mark Edwards, 21, no Brasil há uma semana e meia, conta que estava bebendo quando foi atacado.

"Estávamos bebendo, conversando, quando um guarda-sol caiu e eu achei que tinha sido o vento. De repente, começaram a voar garrafas e fogos de artifício na nossa direção. Todo mundo saiu correndo", diz Edwards, que chegou a São Paulo de Manaus, onde assistiu a partida da Inglaterra contra a Itália, no último dia 14, no estádio.

"Sei que a torcida inglesa tem uma má reputação no mundo, mas não houve retaliação. Todo mundo simplesmente correu. Quando não tinha mais ninguém aqui além deles [os agressores], eles fugiram", conta.

John Ferdnand –"sem parentesco com o zagueiro", brinca–, 55, conta que ficou assustado durante a confusão, mas que pretende continuar no bar para ver a partida. "Agora que a polícia está aqui, eles não vão ser loucos de voltar."

Após a fuga dos brasileiros, os ingleses voltaram a se reunir nos bares e cantavam hinos de apoio à seleção enquanto bebiam cerveja.

Segundo o defensor público Giancarlo Vay, da Comissão Especial para a Copa, os brasileiros detidos afirmaram que foram atacados pelos ingleses primeiro, porque estavam soltando fogos na rua e fazendo festa. Vay acompanhou os depoimentos na delegacia.

Ainda segundo o defensor, um dos rapazes admitiu que estava portando o soco inglês porque trabalha como segurança.

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Para Inglês Ver
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página