Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

O ganês: "Cautelosamente otimista quanto a vitória sobre a Alemanha"

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Nem tudo vai bem na concentração dos "Black Stars" de Gana desde a derrota por dois a um diante dos Estados Unidos na segunda-feira (16/6), sua primeira partida na Copa do Mundo de 2014.

Informações sobre uma revolta de jogadores contra o treinador e os dirigentes foram negadas pela federação ganesa de futebol, mas os comentários do público e dos jornalistas indicam um time que não estará unido ao entrar em campo contra a Alemanha na segunda partida do Grupo G, sábado (21/6), em Fortaleza.

Alguns dos jogadores veteranos dos "Black Stars" teriam ameaçado deixar a concentração em protesto contra a escalação do treinador Kwasi Appiah para o jogo contra os Estados Unidos.

Mas Ibrahim Saanie Dara, porta-voz da federação ganesa, negou as alegações.

Ao longo da semana, os 25 milhões de moradores de Gana assistiram a muitos replays do jogo contra os Estados Unidos, e embora alguns tenham questionado a escalação e a tática escolhidas pelo técnico, responsabilizando-as pela derrota, outros acham que Gana simplesmente não teve sorte no jogo.

Appiah, o treinador, está confiante em que sua equipe vai se recuperar e jogar espetacularmente contra a Alemanha, ganhadora de três Copas do Mundo. De acordo com ele, "a seleção vai melhorar nos próximos jogos e garantir a classificação para as oitavas... Não será fácil, mas vamos trabalhar muito para isso".

Gana precisa dos três pontos contra a Alemanha se deseja manter vivas suas esperanças de avançar para além da primeira fase do torneio.

O comentarista esportivo Dr. Danny Owusu Ansah diz que Gana não deve entrar em pânico porque "não é a primeira vez que enfrentamos um gigante na Copa do Mundo e devemos conseguir segurá-los [os alemães] pelo menos nos primeiros 15 minutos, e depois vamos jogar do nosso jeito".

Ele atribui a derrota de Gana para os Estados Unidos à falta de "criatividade ofensiva", e espera que ela vá melhorar se "o treinador estudar com cuidado os oponentes antes de decidir sobre qualquer estratégia ao se preparar para uma partida".

Michel Essien, meio-campista de Gana, que sofreu uma lesão em um dedo do pé, deve ser aprovado em um teste físico e estará disponível para o jogo. Mas não se sabe se o zagueiro Rashid Sumaila, que também sofre de uma lesão em um dedo do pé, conseguirá se recuperar em tempo para ser escalado.

Uma grande atração da partida de sábado é o possível confronto entre Jerome Boateng, da Alemanha, e seu meio-irmão Kevin-Prince Boateng, de Gana.

Os irmãos, nascidos em Berlim, mas filhos de mães diferentes, estabeleceram um recorde na África do Sul como os primeiros irmãos a jogar um contra o outro na fase decisiva da Copa do Mundo.

No jogo em questão, realizado em Joanesburgo, a Alemanha venceu por um zero, mas as duas equipes avançaram para as oitavas de final.

No sábado, os alemães tentarão manter a vantagem no grupo depois de massacrarem Portugal por quatro a zero na partida inicial do grupo.

Os ganeses sentem algum ceticismo quanto à possibilidade de uma vitória diante da Alemanha.

A euforia habitual de uma Copa do Mundo está ausente das ruas nas cidades de Gana. Alguns lojistas que vendem material com os símbolos dos "Black Stars" reportaram queda de vendas, e outras empresas estão preocupadas com uma queda no número de compradores se Gana sofrer nova derrota.

Ansah está otimista quanto a um placar favorável a Gana, no entanto. "Não será a primeira vez que a Alemanha perde de uma equipe menor, e por isso acredito que os torcedores deveriam manter o otimismo. Não deveríamos esperar demais do time, no entanto, porque outras grandes seleções perderam e estão fora da competição. Mas ainda acredito que os "Black Stars" possam brilhar", ele expressou.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Editoria de Arte/Folhapress
Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página