Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Técnico da Costa Rica relembra Corinthians e se desculpa com Santos

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Empolgação e pés no chão. Assim o técnico Jorge Luis Pinto, 61, define a campanha da Costa Rica na Copa do Mundo. Após vencer Uruguai (3 a 1) e Itália (1 a 0) e garantir vaga nas oitavas de final, o comandante evitou projetar até onde sua equipe pode chegar neste torneio.

O treinador atendeu a imprensa por dez minutos na sala de imprensa do estádio santista da Vila Belmiro, em Santos, na tarde deste sábado (21), após muita insistência dos jornalistas.

"Após a classificação disse aos jogadores uma frase. Não temos que perder a cabeça nem a felicidade. Penso que seguimos adiante com tranquilidade. Mas vamos pensar jogo a jogo. Temos uma partida com a Inglaterra antes das oitavas. Depois vamos pensar no que podemos fazer", disse Pinto.

"Se tenho noção do que alcançamos? Estamos alegres, queremos celebrar. Mas ainda não ganhamos nada. Então, pés no chão, porque precisamos focar no jogo contra a Inglaterra e no que virá depois. Pode ser a Colômbia, a Costa do Marfim ou Japão", acrescentou na sequência.

O treinador ainda relembrou do Corinthians durante sua coletiva, seu clube de coração, ao citar o quanto o clima brasileiro ajudou sua equipe no Mundial.

"O Brasil me deu muito na minha vida. Gosto muito desse país. Vivi aqui e tive passagens por Corinthians, Santos, São Paulo e Palmeiras para estudar futebol e sempre tive muitos amigos, como José Teixeira [ex-técnico do Corinthians e auxiliar do Oswaldo Brandão]", disse Pinto.

Colombiano, o técnico morou em São Paulo nos anos 1970, quando também frequentou um curso na USP (Universidade de São Paulo). Ao mesmo tempo vivenciou o jejum de títulos do clube paulista, que durou 23 anos e só foi quebrado em 13 de outubro de 1977.

Até por isso treinador disse que sabe tudo que se relaciona com a "Rua São Jorge 777", o endereço da sede do clube paulista, arrancando risadas de alguns jornalistas e lamentos de alguns funcionários que estavam na sala de entrevista neste momento.

"Sou Corinthians. Fiquei muito tempo no Parque São Jorge. Sei tudo sobre o clube. Sigo a Gaviões e os jogos. Me desculpe o Santos. Tenho muito respeito ao Santos, que recebe a Costa Rica e está no propiciando uma ótima estadia e preparação na Copa do Mundo", acrescentou.

INGLATERRA

Para o duelo contra a Inglaterra, o treinador disse que projetou mudanças "por necessidade". Ou seja, pode poupar jogadores que estejam muito cansados ou que tem risco de suspensão para as oitavas de final, como Cubero, punido com um cartão amarelo contra a Itália.

"O importante é que podem mudar nomes, mas não muda a tática e a filosofia desta equipe", disse Pinto.

Neste sábado, primeiro dia após a classificação às oitavas de final, os jogadores treinaram no gramado da Vila Belmiro por cerca de uma hora. Os titulares fizeram um trabalho mais leve em campo, enquanto os reservas fizeram jogo-treino com o sub-23 do Santos em campo reduzido.

O confronto contra a Inglaterra será dia 24, em Belo Horizonte, na última rodada do Grupo D.

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página