Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Estrela de Camarões, Roger Milla lamenta ausência de Kaká na seleção

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Poucos jogadores na história das Copas foram capazes de reunir talento e carisma. O camaronês Roger Milla, 62, foi um deles.

Os belos gols marcados nas Copas de 1990 e 1994, seguidos pela dança makossa junto à bandeirinha de escanteio, foram alguns dos momentos mais memoráveis da história do torneio.

Eleito em 2007 o melhor jogador africano dos últimos 50 anos, em pesquisa organizada pela Confederação Africana de Futebol, ele demonstra incômodo ao comentar o desempenho ruim de Camarões na Copa.

Em entrevista à Folha, Milla atribuiu a eliminação precoce a problemas da federação local de futebol.

"O que falta para que possamos disputar o topo com países campeões, como Brasil, Alemanha e Itália, é disciplina administrativa. Temos que dispensar as pessoas que não acreditam no futebol, que estão lá para lucrar, que falam muito de dinheiro", diz o ex-atacante.

Reprodução/Youtube
Roger Milla comemora gol sobre a Colômbia na Copa de 1990, na Itália
Roger Milla comemora gol sobre a Colômbia na Copa de 1990, na Itália

Para ele, o técnico Volker Finke também tem sua parcela de culpa. "A federação já tem que começar a procurar um novo nome. Ele não tem experiência para treinar uma seleção como Camarões, nem devia estar lá. Foi o que vimos nesta Copa", diz.

Quanto aos jogadores, Milla abranda o tom. "Não há culpa individualizada, o grupo todo foi mal". Para ele, as divergências pré-Copa entre jogadores e federação em relação ao valor do "bicho" a ser pago pela participação no torneio afetaram o desempenho da equipe.

"Começaram com o pé esquerdo, pois ficou um clima ruim depois da tensão com a federação. Achei que eles superariam tudo isso ao entrar em campo, mas não foi o caso. E eles tinham razão, se não brigassem sairiam de mãos abanando", afirma.

MILLA PEDE KAKÁ

O ex-jogador, que atende o telefone da Fundação Roger Milla (no Brasil, seria o mesmo que ligar para uma ONG de Pelé e ouvir "Edson falando"),espera que o jogo contra o Brasil seja disputado, apesar do favoritismo do anfitrião.

"Continuo esperando uma boa partida, mesmo que Camarões já tenha sido eliminado. O Brasil já era favorito, e é mais ainda agora, mas o favoritismo só vale até começar o jogo. Espero que Camarões melhore, e se jogar o que sabe é uma seleção capaz de enfrentar o Brasil", observa.

Em relação à convocação de Felipão, ele diz não conhecer todos os jogadores, pois muitos são jovens. Ele destaca Júlio César ("mais veterano, então conheço melhor"), Thiago Silva ("zagueiro do qual gosto muito"), Neymar ("adoro seu jeito de jogar") e Hulk. E faz uma ressalva.

"Não entendo porque o Kaká não está na Copa, é um grande jogador, que aprecio", diz Milla sobre o meia.

RECORDES

Desde 1994, Milla é detentor de dois recordes das Copas. Aos 42 anos, ele foi o jogador mais velho a participar de uma partida do Mundial e a anotar um gol no torneio.

Nesta Copa, o goleiro reserva da Colômbia Mondragón, que completou 43 anos neste sábado (21), deverá quebrar uma de suas marcas. E isso pode ocorrer nesta terça-feira (24), em jogo entre Colômbia e Japão, já que a seleção sul-americana já está classificada. Milla é enfático em sua reação.

"Isso não me importa absolutamente nada. Não me apego a marcas, números. Mas ressalto que a situação de Mondragón é outra. Ele é goleiro, eu era um jogador de linha de 42 anos, correndo. Não sei se algum jogador conseguiria meu feito hoje em dia. Acho que não", conclui.

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página