Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Duelo de campeãs marca fim de geração vitoriosa de Itália e Uruguai

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Os únicos que podem igualar o penta do Brasil enfrentam os responsáveis pelo Maracanazo em 1950. E só um deles continuará na Copa, para a alegria dos brasileiros.

Itália e Uruguai, ambos derrotados pela surpreendente e já classificada Costa Rica, decidem nesta terça (24) a segunda vaga do grupo D para as oitavas de final.

Para uma das duas torcidas, significará a despedida da geração mais vitoriosa das últimas décadas.

Do lado italiano, estão quatro remanescentes da equipe que conquistou a Copa-2006.

Entram em campo em Natal três campeões na Alemanha: o goleiro e capitão, Buffon, 36, o meia Pirlo, 35, e o zagueiro Barzagli, 33.

O volante De Rossi está fora por causa de uma lesão na panturrilha sofrida na derrota por 1 a 0 para a Costa Rica.

Principal referência do time, Pirlo já anunciou que não planeja mais jogar pela Azzurra depois da Copa. "Vou me aposentar do futebol internacional. Pendurarei o meu coração", escreveu, na autobiografia "Penso Quindi Gioco" (penso, portanto, jogo, em tradução livre), publicada no ano passado.

Nesta segunda (23), ao ser questionado sobre a possibilidade de a partida contra o Uruguai ser a sua despedida, Pirlo foi otimista: "Espero ganhar e continuar jogando. Não me passou pela cabeça que seja a última vez".

Um ano mais velho do que Pirlo, Buffon participa de sua quinta Copa, igualando o recorde do meia alemão Lothar Mathäus e do goleiro mexicano Antonio Carbajal.

Nesta terça, fará a sua 142ª partida pela Itália, recorde na história da Azzurra. Mas ainda não falou se pretende continuar na seleção.

Tanto Buffon como Pirlo tiveram papeis decisivos em 2006. O meia fez o passe do primeiro gol da vitória de 2 a 0 sobre a Alemanha, nas semifinais, e foi escolhido o terceiro melhor jogador da Copa.

Já o atual capitão sofreu só dois gols em sete partidas. Um deles foi o gol contra de Zaccardo no empate com os EUA. O segundo, o pênalti cobrado por Zidane na final.

A Azzurra precisa de apenas um empate para avançar por causa da vantagem no saldo de gols. A partida será na Arena das Dunas, às 13h.

URUGUAI

Na Celeste, três jogadores que conseguiram o quarto lugar na Copa de 2010 e o título da Copa América de 2011 devem se despedir da seleção: o zagueiro e capitão, Diego Lugano, 33, o meia Diego Forlan, 35, e o volante Diego Perez, 34.

Nenhum deles entrará como titular. Lugano está com inflamação no joelho, enquanto Perez e Forlan estão no banco uruguaio.

Outros integrantes da geração que resgatou o orgulho do futebol uruguaio ainda têm idade, mas já não devem estar no auge em 2018, como o goleiro Muslera, 28, e o lateral Álvaro Pereira, 28.

"Estes meninos apresentam um sentimento com a seleção há tempos", disse o técnico Óscar Tabárez.

Fotomontagem
O uruguaio Diego Forlan e o italiano Andrea Pirlo em treinos
O uruguaio Diego Forlan e o italiano Andrea Pirlo em treinos
Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página