Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Com gol de pênalti nos acréscimos, Grécia vai às oitavas pela 1ª vez

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Como tem sido recorrente no estádio Castelão, em Fortaleza, novamente pintou uma zebra. A Grécia venceu Costa do Marfim por 2 a 1, nesta terça-feira (24), e conquistou a segunda vaga no Grupo C da Copa do Mundo. A Colômbia terminou como líder da chave ao derrotar o Japão por 4 a 1.

Samaris abriu o placar para os gregos aos 42 minutos do primeiro tempo, após bola perdida no meio de campo pelo volante marfinense Tioté. O empate só viria aos 28 do segundo tempo, após Bony completar assistência de Gervinho. Samaras, no minuto final do jogo, aos 47, converteu o pênalti que deu a classificação inédita da Grécia para a fase de mata-mata.

Nas oitavas de final a Grécia, que só marcou dois gols na primeira fase, enfrentará a Costa Rica, que se classificou em primeiro no Grupo D, depois de bater Uruguai e Itália e empatar com a Inglaterra. Os gregos terminaram a fase de grupos com 4 pontos (uma vitória, um empate e uma derrota).

A partida contra os costa-riquenhos será no domingo (29), às 17h, na Arena Pernambuco, no município de São Lourenço da Mata.

Tanto a Costa do Marfim como a Grécia jamais haviam passado de fase na história das Copas.

A Grécia caiu na primeira fase nos Mundiais de 1994 (nos Estados Unidos) e 2010 (na África do Sul). Já os africanos foram eliminados na chave de grupos em 2006 (na Alemanha) e também na última Copa.

O JOGO

Para tentar garantir a inédita vaga, o técnico Sabri Lamouchi escalou pela primeira vez o veterano atacante Didier Drogba, 36, como titular do ataque. Sem condição física, ele iniciou as duas partidas anteriores no banco de reservas.

O jogo no Ceará começou amarrado. Reflexo disto é que, com 2 minutos de jogo, a torcida emendou uma 'ola' que teve duração de três minutos, além de três voltas no estádio.

Com menos de 25 minutos do primeiro tempo, o técnico português Fernando Santos foi obrigado a modificar o time da Grécia duas vezes. O meia-atacante Kone, lesionado, deu lugar a Samaris. Vinte minutos depois o goleiro Karnezis, com dores na coluna, deixou o campo para a entrada do suplente Glykos.

O jogo continuou muito pegado e a primeira chance de perigo só veio aos 32 minutos. Em rápido contra-ataque puxado pelo atacante Samaras, Holebas mandou uma bomba que explodiu no travessão.

Aos 42 minutos, Tioté falhou na saída de bola e Samaris aproveitou para tabelar com Samaras e receber livre na frente do gol. Ele tocou na saída do goleiro Barry e inaugurou o placar.

A Costa do Marfim voltou para o segundo tempo com maior ímpeto ofensivo. As principais jogadas dos africanos vieram pela esquerda da defesa grega, com criações do habilidoso Gervinho. Os africanos, porém, não aproveitaram as chances criadas, além de dar enormes espaços na defesa para o contra golpe.

Aos 22 do segundo tempo, Karagounis chutou forte uma bola no travessão. A resposta marfinense veio aos 28. Gervinho, desta vez caindo pela direita, serviu Bony para, livre, igualar o marcador.

O alívio grego só viria aos 47 da etapa final. Samaras sofreu pênalti provocado por Sio, que havia acabado de entrar. Ele bateu colocado e garantiu os europeus nas oitavas.

Editoria de arte/Folhapress
Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página