Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
Para Inglês Ver

Para Inglês Ver: Rangendo os dentes

Mais opções

Um homem tem de admitir que precisa de ajuda, às vezes. Caso tenha perpetrado uma ação selvagem e ultrajante pela terceira vez, ele precisa reconhecer que tem um problema e se esforçar por resolvê-lo antes que cause mais estrago.

É assim que os sábios se comportam. E por isso esta coluna gostaria de confessar que está sofrendo de um distúrbio peculiar.

Especificamente, esta coluna vem a público reconhecer que tem a tendência de interpretar algumas das ações de Luis Suárez de maneira incomum e reprovável.

Mais ou menos como os maluquetes religiosos que dizem ver o rosto de Jesus em toda espécie de coisa, de migalhas de pão a manchas no estofamento das cadeiras de cinema, esta coluna vê mordidas em praticamente tudo que Suárez faz.

É realmente ridículo: não importa que o atacante uruguaio esteja mordendo o braço de um zagueiro ou o ombro de um zagueiro, nós imediatamente gritamos "mordida!" e erguemos as mãos ao céu, incrédulos.

Esse problema jamais se tornou mais aparente do que hoje, quando, a despeito de ter assistido a imagens do entrevero entre Suárez e o zagueiro italiano Chiellini mais de sete milhões de vezes desde o duelo desta terça-feira (24) na Copa do Mundo, esta coluna continua a ver uma mordida.

Mesmo as marcas de dentes que Chiellini provavelmente tem no ombro desde a infância devido a um acidente inocente com um tubarão de brinquedo pareciam marcas de uma mordida recente, para a mente adoentada destes colunistas.

É um absurdo, leitores: afinal, que futebolista em pleno gozo de suas faculdades veria seu foco quanto a um jogo importante desviado por um pensamento do tipo "opa, cansei de correr atrás da bola, e o melhor que posso fazer agora é mastigar o ombro do zagueiro italiano que tem mais chance de ser contratado como dublê do Lula Molusco em um filme do Bob Esponja"?

Nenhum, leitor. Nenhum jogador em pleno gozo de suas faculdades agiria assim.

Yves Herman/Reuters
O zagueiro Chiellini reclama de ter sido mordido por Suárez no jogo Itália x Uruguai
O zagueiro Chiellini reclama de ter sido mordido por Suárez no jogo Itália x Uruguai

Esta coluna não descobriu o problema por conta própria, claro. Precisamos receber orientação de um jornalista uruguaio de franqueza inexcedível.

Na verdade, o autor de uma reportagem postada no site da Tenfield TV sugere não que esta coluna esteja sofrendo de uma doença, mas que seja participante de uma elaborada conspiração para excluir Suárez da Copa do Mundo a fim de desviar a atenção do ignominioso fracasso inglês no torneio, ainda que o desempenho inglês contra a Costa Rica tenha bastado para fazer com que as pessoas nunca mais queiram pensar na seleção de Mr. Roy.

"No replay da TV, visto na área de imprensa, parece que o rosto de Luisito entra em contato com Chiellini sem que fique claro se ele o morde, como vem sendo alegado por aqueles -especialmente os ingleses- que desejam minimizar a vitória uruguaia", informou o astuto site da Tenfield aos leitores.

"Na nossa visão da imagem de TV, não fica claro se Suárez morde o ombro do zagueiro italiano", prossegue a reportagem, cujo autor não parece ter acesso à qualidade de imagem que se poderia esperar em uma companhia de TV.

"Perceba como Suárez tropeça depois de saltar para a bola e como seu rosto atinge o ombro do alto italiano", prossegue o site da Tenfield, antes de apontar para a Prova Z: imagens indistintas de um incidente completamente diferente em uma partida travada meio século atrás.

"Seria bom que esses ingleses preocupados em conseguir a suspensão de Suárez se lembrassem de como venceram a Copa do Mundo de 1966 com uma bola que não foi gol", tonitruou o site da Tenfield.

Vassil Donev/Efe
Luis Suárez pode ser suspenso por mordida no jogo
Luis Suárez pode ser suspenso por mordida no jogo

É claro que, porque Suárez é um herói nacional no Uruguai, a Fifa não pode basear sua decisão em uma interpretação vinda daquele país.

A organização que comanda o futebol mundial tampouco pode basear seu trabalho na palavra dos jornalistas ingleses, tão hostis a Suárez que o escolheram como melhor jogador da Premier League na temporada passada apesar dos jogos que perdeu no início do campeonato como resultado de uma suspensão imposta a ele por acidentalmente ter começado a cantar um instante antes que Branislav Ivanovic enfiasse o braço em sua boca.

Por isso, a Fifa anunciou que abriu uma investigação disciplinar sobre o atacante, que pode ser suspenso por até 24 jogos se for considerado culpado de morder o adversário.

Suárez tem prazo até as 17h desta quarta-feira para apresentar provas em sua defesa. A Fifa explicou que pronunciará seu bem informado veredicto assim que alguém inventar um aparelho que permita contemplar imagens detalhadamente.

FRASE DO DIA
"Primeiro pensei em apostar um pouco mais, mas um amigo me disse que seria desperdício de dinheiro. Quando a Itália tomou conta do jogo, você podia imaginar que ele enlouqueceria um pouquinho. Não imaginei que fosse morder, mas que faria alguma coisa estúpida. E aí ele fez a melhor coisa estúpida possível... se eu tivesse seu endereço, enviaria um cartão agradecendo. Foi muito gentil da parte dele morder e me dar uma viagem a Manchester"
O deliciado Jonathan Braeck planeja gastar o dinheiro ganho em uma visita ao Old Trafford, depois de receber do bookmaker o pagamento de sua aposta (cotada a 175 por um) de que Luis Suárez morderia um adversário na Copa.

NOTAS E NOVIDADES
Mr. Roy [Hodgson], o técnico da Inglaterra, disse que os resultados da equipe no Brasil não mereciam ser aplaudidos em pé pelos torcedores ingleses depois do empate em 0 a 0 com a Costa Rica. "Ficamos tristes e desapontados por eles, porque sabemos o que estão passando", ele choramingou.

*

Os brasileiros, obviamente, culpam Mick Jagger pela eliminação italiana da Copa, depois que o cantor dos Rolling Stones e notório zicador futebolístico previu sucesso para a Azzurra contra o Uruguai, durante um show em Roma.

*

Cesare Prandelli pediu demissão depois da eliminação italiana da Copa do Mundo. "O esquema técnico não funcionou, e assumo toda a responsabilidade por isso", ele soluçou. "Algo mudou desde que meu contrato foi renovado. Não sei por quê. Escolhi um certo esquema técnico e é por isso que estou me demitindo -porque ele não funcionou".

*

O treinador Fernando Santos elogiou o avanço da seleção grega para a segunda rodada, ainda que de modo um tanto confuso. "Disse aos meus jogadores, para começar, que esse não era um jogo sem amanhã, mas um jogo com amanhã. O que eu senti foi exatamente isso, que havia um amanhã", ele comemorou ontem.

*

Depois de um desempenho morno no Brasil, o técnico do Japão, Alberto Zaccheroni, está indeciso quanto ao futuro. "Creio que deixamos muito a desejar nos dois primeiros jogos. No terceiro nos recuperamos um pouco", ele declarou depois da derrota por 4 a 1 para a Colômbia.

*

E Zinedine Zidane é o novo treinador do Real Madrid... B.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Mais opções

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página