Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Professor de samba carioca se torna amigo e símbolo de sorte da Alemanha

Arquivo Pessoal
Tibúrcio entre Schweinsteiger e Neuer (dir.)
Tibúrcio entre Schweinsteiger e Neuer (dir.)
Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Apesar do sofrimento, a Alemanha conseguiu eliminar a Argélia nesta segunda-feira (30) e chegar às quartas de final da Copa. Parte do êxito da equipe se deve a, quem diria, Zeca Pagodinho.

Quem une o sambista aos alemães é Tibúrcio. Autoproclamado amuleto da seleção europeia, o professor de samba de craques como o goleiro Neuer e o volante Schweinsteiger é onipresente nas andanças do time durante o Mundial no Brasil.

Ou quase isso. Não pôde ir nesta segunda ao Beira-Rio (jogo que foi para prorrogação) nem foi a Fortaleza (empate com Gana na 1ª fase), mas esteve nas outras vitórias alemãs, sempre com ingressos dados pelos jogadores.

Por WhatsApp, avisou a Neuer que não estaria na capital gaúcha: "Bom dia, mulek. eu não vou pra Porto Alegre tenho um programa de televisão (...) boa sorte, muito obrigado, abraço", escreveu.

Como de costume, recebeu do goleiro, que não fala português, resposta escrita com ajuda de tradutores online.

"Obrigada pelos votos, com certeza faremos tudo para ganhar. Eu vou então descondensar as suas cartas pro jogo. Bom dia", devolveu Neuer, provavelmente querendo dizer que iria repassar as entradas do amigo.

Carioca radicado em Curitiba, 46 anos, Tiba, como é conhecido, circulou pela concentração da Alemanha no litoral baiano envergando um terno com distintivo do Bayern de Munique.

Na praia em frente ao resort que hospeda o time, dançou com Neuer e Schweinsteiger –uns passos de samba, outros de lepo-lepo.

O goleiro postou a foto no perfil em redes sociais, com uma saudação a Tiba, que, graças ao "happening", apareceu no "Jornal Nacional".

Nascido na favela do Muquiço, em Guadalupe, zona norte do Rio, filho de um sargento da Aeronáutica e uma dona de casa, Tibúrcio vendeu jornal em trem e foi flanelinha em frente à casa de shows Asa Branca, onde Zeca Pagodinho se apresentava. O artista acolheu o jovem, que às vezes era chamado para dançar no palco.

AUDITÓRIO

"Eu estava indo para o caminho das tentações, das drogas. A dança e o Zeca Pagodinho me tiraram das ruas", conta Tiba.

Zeca pediu ao apresentador Fausto Silva um emprego para o amigo no "Domingão do Faustão". Tiba virou animador de auditório do programa e leva caravanas de Curitiba ao Rio e São Paulo para as gravações.

Curitiba? Sim. Noutra das reviravoltas que marcam sua vida, Tiba deixou o Rio e foi morar na capital paranaense. Era "roadie" de Chico Buarque e acompanhou o cantor a um show na cidade.

"A noite do Rio começou a se tornar violenta. Gostei de Curitiba e fiquei."

Foi viver num albergue para moradores de rua porque não tinha casa e diz que no começo penou na cidade de maioria branca. "Sofri bastante racismo." Conta que fez amizade com um delegado louco por pagode, a quem apresentou Bezerra da Silva, e as coisas melhoraram.

"Como sou descolado, fui conquistando os caras."

Procurado pela reportagem, Zeca Pagodinho disse que Tibúrcio "era um fã que virou amigo, meu e de toda banda Muleke [que acompanha o sambista]".

"Sempre que podíamos, dávamos um força pra ele, que chegou a se apresentar em alguns dos meus shows e até participou de um de meus DVDs. Que bom que ele soube aproveitar. Fico feliz em ver o trabalho dele sendo reconhecido", disse.

Tiba mora em Curitiba há 18 anos, com viagens constantes ao Rio, a São Paulo e a Munique. Munique?

Pois é, a conexão Rio-SP-Curitiba o levaria à capital da Baviera, pelas mãos do lateral Rafinha, paranaense que joga no time alemão.

"Uma vez o Faustão me chamou para dançar com a [então dançarina e hoje assistente de palco] Carol Nakamura." Tiba dança tudo, o casal deu show em vários ritmos. "O Rafinha viu na TV e gostou", ele conta.

SAMBA ALEMÃO

Tiba tornou-se um "faz-tudo" do jogador e, nas idas a Munique, conheceu os craques do Bayern. Entre seus alunos de dança, além de Neuer e Schweinsteiger, estão o holandês Robben e o francês Ribéry.

"Ensino eles a ficarem mais soltos em campo e a fazerem coreografias na hora dos gols", conta Tiba, que diz receber 200 euros por aula.

Daí veio a amizade. Neuer vai casar. Segundo Tiba, o goleiro o convidou para fazer uma coreografia na festa.

O dançarino já esteve em jogos do Bayern na Liga dos Campeões. Conta que tem fama de pé-quente entre os craques. Não foi a Fortaleza, a Alemanha empatou, e Neuer então mandou uma mensagem cobrando a presença dele no Recife. Ele foi. Os alemães venceram os EUA.

Nesta segunda assistiu ao jogo num bar alemão em Curitiba. Torce mais para o time europeu do que para o brasileiro, que considera "mentiroso". "Os caras estão de palhaçada. Parece que não vestem a camisa. Até agora, não provou nada, só deu raiva."

Ah, Tibúrcio na verdade se chama Mauro Lúcio Silva. Resolveu adotar o apelido, dado por Zeca, tirado de uma canção gaúcha que cita um certo "Tibúrcio mestre-sala".

O dançarino que dança tudo gostava de dançá-la. E nasceu Tibúrcio, o Tiba, amuleto da Alemanha.

Arquivo Pessoal
O técnico da seleção alemã, Joachim Löw, e Tibúrcio
O técnico da seleção alemã, Joachim Löw, e Tibúrcio
Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página