Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
Para Inglês Ver

Para Inglês Ver: Plano de ação

Mais opções

A Alemanha sofrendo diante da Argélia antes de avançar para enfrentar a França; pequenos países do Golfo Pérsico causando controvérsia futebolística; Honduras na Copa do Mundo; a Inglaterra meio inútil; um bebê na família real; os argentinos resmungando sobre as Malvinas; pessoas cantando sobre estarem felizes por ir ao número um; um filme da série Guerra nas Estrelas em produção -alguém desligue a Internet: estamos em 1982!

Ainda lendo? Talvez seja melhor, nas circunstâncias, que consideremos o futuro, que para nós abriga as partidas finais de oitavas em que a Alemanha encara a Suíça e os USA! USA! USA!!! enfrentam a Bélgica.

Como sabem nossos leitores habituais, esta coluna poderia facilmente deslumbrá-los com a perspicácia de suas percepções futebolísticas, mas às vezes é preciso um verdadeiro futebolista profissional, alguém abençoado, como ele inevitavelmente será, com toda uma vida dedicada ao esporte, para resumir uma questão futebolística complexa em uma simples frase, da mesma forma que ocasionalmente demole uma defesa com um único passe.

Assim, sem mais delongas, eis o que o ala belga Dries Mertens tem a dizer sobre os USA! USA! USA!!!: "Assisti aos jogos deles, e o time é muito bom, eles funcionam muito bem como equipe", ele analisou em modo especialista, acrescentando: "Creio que a coisa mais importante seja vencermos este jogo, porque se não vencermos estaremos fora".

Rahel Patrasso/Xinhua
Técnico da seleção americana, Klinsmann, sorri durante entrevista no centro de treinamento do São Paulo
Técnico dos EUA, Klinsmann sorri durante entrevista no centro de treinamento do São Paulo

E é verdade -conferimos as regras, e é exatamente isso que acontecerá se eles não vencerem.

No entanto, não é só a Bélgica que acredita que seus adversários sejam um time útil -os USA! USA! USA!!! concordam. "Somos um time mais jovem e sempre dizemos que a juventude traz fome", comentou o goleiro Tim Howard.

"Fome de vencer é algo de que você precisa na Copa do Mundo, em qualquer grande torneio". O argumento é bom, ainda que provavelmente seja necessário ressaltar que Howard estava usando "mais jovem" em uma acepção muito frouxa, da mesma maneira que permite esta coluna se descrever em anúncios de paquera online como tendo "menos de 30 anos", com o significa, evidentemente, de que somos muito mais velhos do que isso.

Howard e seus colegas, afinal, passaram em média 27,8 anos cada um no planeta -anos que em geral eles não devem ter dedicado a aprender matemática, podemos palpitar- ante os 26 anos secos de média para os belgas, e são o quarto mais velho dentre os times que continuam no Brasil.

"Nós estamos nos sentindo descansados, o time tem pique", disse Howard também. "Parece que estamos com um bom ritmo".

Todas essas notícias são boas e a única coisa de que qualquer membro da delegação norte-americana está se queixando antes de seu encontro com o destino é o árbitro, o qual, por vir da Argélia, certamente deve favorecer a Bélgica, porque, sei lá, ele gosta de chocolate, lê Tintin ou algo assim.

"Às vezes não compreendo a Fifa", se queixou Jürgen Klinsmann. "Sei que é difícil escolher sempre o árbitro certo... daremos o benefício da dúvida a ele".

Ainda assim, Klinsmann está claramente antecipando um confronto divertido e agradável. "Não temos absolutamente nenhum medo. Queremos que a partida chegue logo", ele celebrou. O que é interessante, porque seu colega do outro lado, Marc Wilmots, parece estar antecipando um duelo pesado e sombrio. "Fisicamente, eles são muito fortes. Estamos nos preparando para uma guerra", ele grunhiu.

Migalhas.

Suíça e Argentina, enquanto isso, é notável principalmente pelo encontro entre "o Messi alpino" e o "Shaqiri patagônio" -o apelido que deveríamos dar a Messi a bem da imparcialidade, algo em que os suíços costumam insistir muito. O queijo chefe da seleção suíça, Ottmar Hitzfeld, insiste em que tem um plano para parar Messi -"vamos mostrar amanhã como fazê-lo"- e provavelmente descobriremos durante o jogo se o Messi que ele conseguiu parar foi o alpino ou o real.

FRASE DO DIA
"As recentes alegações de fraude nos três jogos de Camarões na Copa do Mundo de 2014, especialmente Camarões vs. Croácia, bem como a existência das 'sete maçãs podres', não refletem os valores e princípios promovidos por nossa administração"
Declarou a federação camaronesa de futebol, Fecafoot, revelando ter instruído seu comitê de ética a investigar alegações de que membros da equipe estiveram envolvidos em manipulação de resultados durante a malfadada campanha.

NOTAS E NOVIDADES
Luis Suárez pediu desculpas a Giorgio Chiellini e a "toda família do futebol" por ter mordido o zagueiro italiano. "Depois de diversos dias em casa com minha família, pude recuperar a calma... Arrependo-me profundamente do que aconteceu", ele declarou.

*

Enquanto isso, o Hajvalia, um time de Kosovo, ofereceu ao Liverpool receber Suárez por empréstimo, já que o país ainda não é reconhecido como membro pleno da Fifa. "Oferecemos 30 mil libras e um salário mensal de 1,5 mil libras", disparou o cartola Xhavit Pocolli. "Pode parecer ridículo para ele, mas é só o que podemos pagar. Se quiser jogar para nós, será muito bem vindo".

*

Stephen Keshi, o treinador da Nigéria, acusou o árbitro Mark Geiger, do USA! USA! USA!!!, de parcialidade contra seu time na derrota de 2 a 0 diante da França. "Esta é a primeira vez que falarei sobre um juiz em minha vida como treinador, mas ele não foi bom", soluçou tristemente Keshi, que subsequentemente anunciou sua demissão. "É isso. Posso contemplar minha carreira com grande orgulho", ele bradou.

*

Arjen Robben insiste em que só estava sendo honesto ao admitir que tinha se deixado cair com muita facilidade na vitória da Holanda sobre o México, depois que a Fifa confirmou que o atacante não seria punido por cavar pênaltis. "Talvez às vezes você seja punido por ser honesto", ele celebrou. "Mas prefiro ser honesto".

*

O assessor chefe de imprensa da seleção brasileira, Rodrigo Paiva, recebeu uma suspensão de um jogo por sua participação em uma briga no túnel com Mauricio Pinilla, do Chile, no intervalo da partida de domingo. "Exijo que a Fifa imponha a Rodrigo Paiva uma punição exemplar como a que foi imposta ao meu colega [Luis] Suárez", tweetou Pinilla. "Foi ainda mais sério! Há imagens!"

*

Fora da Copa, o Liverpool adquiriu Adam Lallana do Southampton por 25 milhões de libras. Acredita-se que o Fulham esteja perto de fechar negócio para a contratação de Ross McCormack, com o único obstáculo sendo a pedida de 10 milhões de libras do Leeds malvadão. E o Hull City gastou sete milhões de libras comprando o passe de Robert Snodgrass junto ao Norwich City, além dos oito milhões de libras que desperdiçou na contratação de Jake Livermore, do Tottenham.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Mais opções

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página