Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

26 seleções já disputaram pênaltis em Copas; veja os recordistas

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Na história das Copas do Mundo 24 partidas já foram decididas nas cobranças de pênaltis. A última delas foi no dia 29, quando a Costa Rica derrotou a Grécia, em Pernambuco, por 5 a 3 nas penalidades máximas e se classificou para as quartas de final do Mundial.

Das 26 seleções que já disputaram pênaltis em Copas, nenhuma tem desempenho superior a Alemanha, que venceu todas as quatro penalidades que disputou.

A Alemanha, aliás, está entre as seleções que mais tiveram o seu destino decidido em cobranças de pênaltis ao lado de Itália, França, Argentina e Brasil.

Itália e Inglaterra são as seleções que mais perderam a partida nas cobranças de pênaltis com três derrotas cada uma na história das Copas.

BRASIL

O Brasil definiu a partida nas cobranças de pênaltis em quatro ocasiões na história das Copas.

Na primeira delas, em 1986, no Mundial do México, a seleção brasileira do treinador Telê Santana foi eliminada nas quartas de final pela França, após derrota nas penalidades por 4 a 3. O meia Sócrates e o zagueiro Júlio César desperdiçaram as suas cobranças. Pelo time francês, o meia Michel Platini errou a penalidade.

A segunda vez que o Brasil disputou cobranças de pênaltis foi em 1994, no Mundial dos Estados Unidos. Dessa vez a seleção brasileira do técnico Parreira levou a melhor e conquistou o tetracampeonato após vencer a Itália por 3 a 2 nas penalidades. O meia italiano Roberto Baggio chutou para fora na cobrança que deu ao Brasil o título mundial.

Em 1998, no Mundial da França, a semifinal entre Brasil e Holanda foi definida apenas nas penalidades máximas. O goleiro Taffarel, que defendeu duas das cobranças dos holandeses, foi o grande nome do jogo.

Em 2014, Brasil e Chile empataram em 1 a 1 no tempo normal em partida válida pelas oitavas de final e a vaga brasileira também só foi garantida nas cobranças de pênaltis. O goleiro Julio Cesar defendeu dois pênaltis e teve papel importante na classificação brasileira.

ALEMANHA

A Alemanha é a seleção que mais venceu disputa de pênaltis na história das Copas. Foram quatro vitórias em quatro disputas.

Em 1982, na primeira Copa do Mundo em que partidas foram decididas nos pênaltis, na Espanha, a ainda Alemanha Ocidental venceu a França na semifinal da competição após vitória nos pênaltis por 5 a 4.

Depois disso, os alemães eliminaram o México (1986), nas quartas de final, a Inglaterra (1990), na semifinal e a Argentina (2006), nas quartas de final.

ARGENTINA

Os argentinos, que na Copa do Brasil enfrentam a Bélgica no dia 5, em Brasília, disputaram quatro cobranças de pênaltis na história dos Mundiais. Venceram três e perderam uma.

A primeira disputa de pênaltis da história da seleção argentina aconteceu em 1990, na Copa realizada na Itália, e terminou em vitória por 3 a 2 sobre a antiga Iugoslávia, nas quartas de final. Naquele Mundial a Argentina ainda venceu a Itália, também nos pênaltis, na semifinal, por 4 a 3. Na decisão os argentinos acabaram ficando com o vice-campeonato após derrota para a Alemanha por 1 a 0 no tempo normal.

A Argentina ainda venceu a Inglaterra em cobranças de pênaltis em 1998, em Mundial realizado na França, e a sua única derrota em cobranças de penalidades aconteceu em 2006, quando a equipe foi eliminada pela anfitriã Alemanha nas quartas de final.

ITÁLIA E INGLATERRA

Com três eliminações cada uma após disputa de pênaltis em Copas do Mundo, Alemanha e Inglaterra são as seleções que mais perderam em penalidades na história das Copas.

A Inglaterra foi eliminada nas três vezes que disputou pênaltis: em 1990, após perder na semifinal para a Alemanha Ocidental, em 1998, após perder para a Argentina nas oitavas de final e em 2006 após perder para Portugal nas quartas de final.

Já a Itália perdeu para a Argentina, em 1990, na semifinal, para o Brasil na decisão da Copa de 1994 e para a França nas quartas de final, em 1998. A única vitória italiana em disputas de pênaltis na história da Copa aconteceu na final da Copa de 2006, quando os italianos venceram a França por 5 a 3 e conquistaram o tetracampeonato.

Editoria de Arte/Folhapress
Clique na imagem para imprimir a tabela da Copa (em PDF)
Clique na imagem para imprimir a tabela da Copa (em PDF)
Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Seleção Brasileira
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página