Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Para Pelé, é possível Brasil ser campeão da Copa sem Neymar

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Único jogador tricampeão de Copas, Pelé, 73, acredita que o Brasil ainda possa ser campeão da Copa do Mundo mesmo após a contusão sofrida por Neymar no jogo das quartas de final do torneio.

O jogador não vai mais disputar o torneio. Está fora da partida semifinal contra a Alemanha e da última partida da seleção –final ou disputa pelo terceiro lugar.

Pelé disse que a notícia o deixou triste. "Neymar é cria nossa, do Santos, e dói no coração saber de que ele não defenderá mais o Brasil na Copa", disse. Mas ele se lembrou de um episódio marcante na sua história.
Em 1962, ele sofreu um estiramento muscular logo no segundo jogo e não pôde mais disputar a competição.

"Eu me contundi na Copa de 1962, no Chile, e fiquei fora. Mas Deus presenteou o Brasil com a conquista daquele Mundial. Espero que aconteça o mesmo com a nossa seleção nesta Copa", disse Pelé à Folha.

Quem substituiu Pelé naquele ano foi Amarildo, então estrela do Botafogo. Mas hoje, aos 74 anos, ele não vê nenhuma semelhança no episódio atual com o ocorrido há 52 anos, quando recebeu o apelido de "O Possesso".

"Em 1962, nós já sabíamos quem eram titulares e reservas. Quando Pelé se machucou todos sabiam que eu entraria. E aquela seleção tinha muitos craques. Hoje, só o Neymar é o diferenciado. Será difícil achar substituto", disse Amarildo.

O ex-jogador não tem um nome preferido para herdar o lugar de Neymar. Para ele, a missão do técnico Luiz Felipe Scolari é conseguir motivar o jogador escolhido.

"Quem entrar não vai ter a mesma qualidade, mas tem de equiparar o Neymar na vontade, no empenho, na força, na coragem. Talvez seja interessante para a seleção, pode até dar uma cara nova, dinâmica diferente", disse.

17.jun.1962/Radiofoto UPI
Amarildo (esq.) abraça Pelé após a conquista da Copa do Mundo de 1962, no Chile
Amarildo (esq.) abraça Pelé após a conquista da Copa do Mundo de 1962, no Chile

RECEITAS

Para o ex-goleiro Emerson Leão, 64, e para o ex-meia Ademir da Guia, 72, ambos com passagem pela seleção, Felipão deveria usar Willian como substituto de Neymar.

Campeão mundial como reserva em 1970, Leão avalia que com Willian o Brasil manteria a forma de jogar.

"Eu colocaria o Willian no time para não alterar muito a maneira de jogar. A Copa já estava dura com o Neymar, ficará mais difícil sem ele, mas não devemos pensar que a chance de ganhar diminuiu."

O ex-meia Ademir da Guia, que foi quarto colocado do torneio em 1974, concorda que o esquema tático da equipe não deve ser alterado. "Pode-se optar por um atacante, que seria mais óbvio, como o Bernard, ou um meia-atacante, como o Willian", avalia.

"Até porque o time está com dificuldade de fazer gols e não há tempo para treinar. Com um atacante a menos, será pior", disse. "É uma pena, porém, que o Willian entrou pouco e mal", concluiu.

Mais opções
  • Enviar por e-mail
  • Copiar url curta
  • Imprimir
  • Comunicar erros
  • Maior | Menor
  • RSS

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Siga a folha

Publicidade

+ Livraria

Livraria da Folha

Jogo Roubado
Brett Forrest
De:
Por:
Comprar
Festa Brasil (DVD)
Vários
De:
Por:
Comprar
The Yellow Book
Toriba Editora
De:
Por:
Comprar
Futebol Objeto das Ciências Humanas
Flávio de Campos (Org.), Daniela A.
De:
Por:
Comprar
Seleção Brasileira
Publicidade
Publicidade
Voltar ao topo da página