Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/04/2008 - 20h23

Alunos da UnB fecham acordo com professores mas mantêm ocupação

Publicidade

da Folha Online

Estudantes e professores da UnB (Universidade de Brasília) assinaram um acordo no final da tarde desta terça-feira em uma reunião mediada pelo presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Cezar Britto. Apesar do acordo, os alunos decidiram manter a ocupação do prédio da reitoria da instituição em protesto à permanência do reitor Timothy Mulholland no cargo.

O acordo, com cinco itens, abre discussões sobre o papel das fundações da instituição e sobre a questão da paridade nas eleições para reitor. "Isso significa que o [Consuni] Conselho Universitário teria representação igualitária dos professores, dos funcionários e dos estudantes", afirma a OAB em nota. "Atualmente, a representação dos estudantes no conselho é de 15%".

Esses temas serão discutidos em novo encontro marcado para amanhã às 18h. O documento também prevê a conclusão das negociações até a próxima sexta-feira. O encontro foi marcado para depois de uma reunião do Consuni e da assembléia dos estudantes, marcadas para o mesmo dia.

Para a Ordem, o acordo assinado hoje é o inicio das negociações "que podem levar ao fim da ocupação da sala do reitor da Universidade, Timothy Mulholland, pelos universitários".

"O impasse foi superado e vamos restabelecer o diálogo que deve existir nas instituições democráticas", afirmou Britto.

Renúncia

Os estudantes pedem a renúncia do Mulholland, acusado de utilizar R$ 470 mil da Finatec (Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos) para comprar móveis de luxo para seu apartamento pessoal.

Comentários dos leitores
josé reis barata barata (2329) 25/04/2008 10h09
josé reis barata barata (2329) 25/04/2008 10h09
Revolução?
Sim, sou favorável!
Em palavras que aprendi com outros:
"Não é de novas partilhas pela violência, mas de transformações graduais das idéias que se necessita: é necessário que em todos a justiça se torne mais forte e o instinto de violência mais fraco. Nietzsche.".
"..Sim, há progresso da humanidade na justiça , mas esse progresso de nossa liberdade, devido inteiramente ao progresso de nossa inteligência , não prova certamente nada para a bondade de nossa natureza;"mais a frente,diz: "..apeguei(o homem) ao tríplice dogma da prevaricação, da condenação e da redenção , isto é, da perfectibilidade por meio da justiça"Proudhon.
"As massas sob regime despótico só conhecem a dependência , a submissão, a sujeição; a obediência passiva satisfaz a sua filosofia política;carecem da força e da resistência contra o que elas julgam o inevitável, deixam-se adormecer na apatia.".Jhering
De um brasileiro:"Quanto mais a sociedade política se aperfeiçoa, mas vão sendo cerceadas as possibilidades do emprego da força por parte dos indivíduos...porque o poder político visa monopolizar os meios de ação coercitiva e chama a si a arbitragem de todos os conflitos e o emprego regular de toda coação material"-Caetano M.
Concluo com Jhering:"Para o homem não inteligente é muda a experiência , que aproveita ao ser inteligente , dotado da força moral para seguir as suas lições(...)O Poder público recorre ao Direito porque nele descobre o seu interesse bem entendido.".
39 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (2329) 25/04/2008 09h55
josé reis barata barata (2329) 25/04/2008 09h55
A censura só me leva a conclusão de que o que escrevo é lido e está incomodando, até mesmo a Folha Online-Comentários.
O silêncio é ensurdecedor!
Mas, ainda não escutei nada.
38 opiniões
avalie fechar
josé reis barata barata (2329) 23/04/2008 09h33
josé reis barata barata (2329) 23/04/2008 09h33
ATENÇÃO !
DENÚNCIA PÚBLICA E SOLICITAÇÃO DE PROVIDÊNCIAS.
OSTENSIVOS INDÍCIOS APRESENTAM AUTOR DE COMENTÁRIO INFRINGINDO pela 14ª VEZ OS "TERMOS E CONDIÇÕES DE USO - Comentários" , AFORA A POSSIBILIDADE DE TAMBÉM O ART. 299 do CP - Falsidade Ideológica.
a) - FATO:
Na página "Ocupação da UnB" há um comentário no dia 22/04/2008 14h33 (que remete a 13 outros) atribuído a "josé reis barata barata ." com um ponto (.) ao final, induzindo à ocorrência de homônimo homógrafo com este denunciante e comentarista, exceto quanto ao ponto (.) ; portanto e de má-fé,"alterando a verdade sobre fato juridicamente relevante".
b) - NORMA INFRINGIDA:
"TERMOS E CONDIÇÕES DE USO - Comentários" da FOLHA ONLINE PRESCREVE :
6."...prerrogativa da Folha Online...restringir quaisquer conteúdos que violem...ás disposições do presente instrumento,...ou as normas MORAIS, aos BONS COSTUMES e à LEGISLAÇÃO VIGENTE.
Formas de acesso e cadastro ao comentário:
12.O usuário deverá fornecer informações VERDADEIRAS,EXATAS, ATUAIS E COMPLETAS SOBRE SI MESMO quando efetuar o registro no formulário para realizarem um comentário.
15.A Folha Online registra o IP...para auxiliar nos casos e que se faz necessário a identificação do autor de um comentário."
c) DO PEDIDO:
I-que se verifique no cadastro do autor a veracidade das informações prestadas "sobre si mesmo";
II- na hipótese de não corresponderem a verdade, por hora, imediata exclusão do infrator.
89 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (96)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página