Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Lei Antifumo

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta terça-feira (7) o projeto de lei que bane o cigarro de ambientes coletivos fechados, públicos ou privados, e proíbe as áreas de fumantes. Você concorda com a lei?


Mais resultados: Anteriores 16 17 18 19 20 21 22 23 24 Próximos
Comentários dos leitores
Édison Jesus (1) 07/08/2009 15h19
Édison Jesus (1) 07/08/2009 15h19
Acho uma tremenda pachaçada este esquema para proibir os fumantes em SP.
Porque não vão atrás dos drogados e multam os que fornece as drogas. Sair na madrugada para multar ambientes com fumantes. Se as pessoas estão no mesmo ambiente é porque estão aceitando. Os Incomodados que se retirem.
O Brasil é País de terceiro mundo querendo dar lição de 1°. Olha o que fizeram com os adolecentes. Proibiram de trabalhar porque são de menores. E para matar não são. Ser tivesse trabalhando não estarian nas ruas aprontando. E os professores é que apanham, pais que apanham. Eta paisinho de Sarney e sua corja...vamos pregar o voto nulo na proxima eleição.
15 opiniões
avalie fechar
Paula Grunbaum (1) 07/08/2009 15h12
Paula Grunbaum (1) 07/08/2009 15h12
Sou fumante e resido em Belo Horizonte. Não entendo um dos propósitos da lei: não posso ter áreas reservadas para que eu fume, não posso fumar em varandas, mas posso fumar na rua, por exemplo, na 25 de Março na véspera do Natal? Num ponto de ônibus lotado às 6 da tarde? Entendo que o cigarro não é agradável a todos, e até eu me irrito com fumaça soprada na minha cara. Não é mais fácil comprar um sistema de exaustão eficiente em lugares fechados? Posso soprar fumaça atravessando a rua no meio dos pedestres? Não faz sentido! Li sobre uma cidade americana que se diz "Smoke Free Comunity", e adivinhem: não podemos fumar na rua! Mas sim em fumódromos e em áreas reservadas para nós. Isso sim é mais inteligente. Já que temos que lidar com a segregação, que ela seja no mínimo confortável! Poltronas para fumantes nas calçadas já! 34 opiniões
avalie fechar
Kleber Parra (6) 07/08/2009 15h09
Kleber Parra (6) 07/08/2009 15h09
Boa tarde Fabiana Ribeiro,
Um pouco de informação. Me desculpem os fumantes, mas o vicio pela nicotina é sim considerada uma dependencia quimica, tornando qualquer fumante um dependente quimico.
Vale dizer que o tabagismo, hoje, mata mais que as mortes por AIDS, cocaína, heroína, álcool, suicídios e acidentes de trânsito.
O tabagismo é uma toxicomania caracterizada pela dependência física e psicológica do consumo de nicotina, substância presente no tabaco. Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, os cigarros contém cerca de 4.720 substâncias tóxicas, sendo uma delas, a nicotina, responsável pela dependência.
Dependência psicológica se relaciona com a necessidade de usar determinada droga para ter um uma sensação de bem estar, e alívio das tensões. Se caracteriza por fenômenos cognitivos onde sempre há uma busca pelos efeitos iniciais do uso da droga. A droga, quando usada como estratégia contra algum problema (usada como fuga, por exemplo), também é causa da dependência.
Embora o Governo tenha arrecadação relativa ao imposto sobre o cigarro, o custo social do cigarro é muito maior. No Brasil, estima-se que cerca de 200.000 mortes/ano são decorrentes do tabagismo.
Abraços
27 opiniões
avalie fechar
Francisco Oliveira (420) 07/08/2009 14h47
Francisco Oliveira (420) 07/08/2009 14h47
Só na America Latina que tem lei que pega e que não pega, na Argentina a lei do cinto de segurança e capacete de motos não pegou, a anti fumo sim. Os paises da Europa e EUA onde as leis são obedecidas e PONTO, mostram o grau de civilidade e de organização, porisso se tornaram paises de "primeiro mundo", quem se organiza e cumpre as regras vai mais longe consegue competir e se unir contra coisas piores que o cigarro ou bebida. Urbanidade é isto que precisamos no Brasil, saber ocupar os espaço urbano que não sabemos, as pessoas mal sabem andar nas ruas que por sinal não teos calçadas, mas se alguém fica no meio atrapalhando a resposta que se ouve é .." a rua é publica.." O que o brasileiro não entende e sobretudo nossos politicos que o que é publico é de TODOS, portanto TODSO devem usar criteriosamente. A lei anti fumo pode vir ajudar a sermos mais CIVILIZADOS e quem sabe ORGANIZADOS, isto nos fará bem. 22 opiniões
avalie fechar
Excelente lei! Parabéns ao Estado de São Paulo, que mais uma vez vai dar o exemplo ao Brasil.
É isso aí, a maioria vence!
23 opiniões
avalie fechar
Francisco Oliveira (420) 07/08/2009 14h38
Francisco Oliveira (420) 07/08/2009 14h38
Uma das primeiras coisas que um ex-fumante percebe ao deixar o cigarro são os cheiros, deixa-se de sentir o cheiro de cigarro nas roupas, nas mãos, no corpo todo, e percebem-se os cheiros dos perfumes, do banho, das roupas de cama limpinhas, as comidas tem outyro paladar, porque se percebe o cheiro delas. Hoje primeiro dia sem cigarro fui ao restaurante que gosto de almoçar, e no ex-lugar dos fumantes que é o mais claro e agradável (os não fumantes tinham que ir no fundão, nós éramos os punidos), pude almoçar sem a fumaça que tirva o prazer da refeirção. Isto não tem preço!!! 9 opiniões
avalie fechar
Fernando Amorim (12) 07/08/2009 14h29
Fernando Amorim (12) 07/08/2009 14h29
Sr Carlos Massotti,
Estou organizando um grupo de fumantes para fazer ponto na frente de sua casa. Voce poderia fazer a gentileza de nos disponibilizar seu endereço ?
Queremos realmente mostrar o significado da palavra dependente químico para voce e para a sua família também....
24 opiniões
avalie fechar
Fernando Amorim (12) 07/08/2009 14h24
Fernando Amorim (12) 07/08/2009 14h24
Gente!! Gente!! Sou morador de São Paulo e vou tirar proveito desta lei..... estou organizando os documentos para abrir um restaurante e bar SOMENTE para fumantes.
Os não fumantes ficam na rua ou vão arrumar um lugar menos poluído para se divertir. O negócio não é segregar ?
Então que comece a segregação.
OBS: Aviso aos não fumantes / hipócritas que escreveram nesta coluna : dirijam seus carros comprados com o IPI reduzido e verão que com ou sem lei do cigarro, voces morrerão de CANCER.... isto mesmo... o cigarro mata, mas a fumacinha do seu maravilhoso carro também. Então por favor, calem a boca antes de falar do cigarro e comprem uma bicicleta para terem MORAL de escrever as sandices e estapafúrdios neste fórum.
Passem bem e esperem por uma BOA MORTE !!!
29 opiniões
avalie fechar
Julião Villas (202) 07/08/2009 14h24
Julião Villas (202) 07/08/2009 14h24
Fumaça de carro também mata, a maioria das pessoas deixou de sair de carro por causa disso? NÃO! Mesmo sabendo disso, continuam se matando. Quanta hipocrisia. Sou a favor da lei antifumo, e do maior controle das emissões em automoveis, mas o falso moralismo que permeia a sociedade brasileira é lastimável, mata é de raiva! 13 opiniões
avalie fechar
Kleber Parra (6) 07/08/2009 14h15
Kleber Parra (6) 07/08/2009 14h15
Boa tarde
Divertidos alguns comentários postados... Dizer que a lei contra fumo em locais fechados é eleitoreira, é no mínimo engraçado... Fico imaginando o marqueteiro do Serra dizendo:
- Senhor governador tenho uma idéia brilhante, vamos proibir o fumo e angariar alguns votos !!! Provavelmente não dos que fumam...
Tenho certeza que os mais indignados com essa "usurpação" dos direitos, não reclamam quando entram em um shopping e não podem "exercer" sua cidadania, quando saem do país e também não pode acender um singelo cigarro... Ao que parece todos que fumam conhecem os malefícios do cigarro e o que me leva a crer que ao contrario do o Sr. Edivaldo Cardoso, alega não são os que não fumam que são acéfalos...
Engraçado, tanta indignação, tanta revolta, tantos chiliques, voltemos a máxima do direito de liberdade (como minha avó já dizia):
"Seu direito acaba quando começa o do outro"
Ps.: Ainda estou procurando Bertrand Brecht, mas não encontro é escritor do que? Pornografia? Romance? Ficção? Aguardo uma resposta para encontrar esse citado autor....
De qualquer maneira sugiro que leia Bertolt Brecht, um otimo autor. Será que é primo do Bertrand????
Abraços
7 opiniões
avalie fechar
hildo molina (150) 07/08/2009 14h12
hildo molina (150) 07/08/2009 14h12
quanto às pessoas que fumam no metro, o governo vai pagar a multa? 18 opiniões
avalie fechar
José da Silva (3) 07/08/2009 14h09
José da Silva (3) 07/08/2009 14h09
Meus caros!
Há situações em que o conflito entre direitos se estabelece de maneira aparentemente insolúvel. Como compatibilizar nosso direito a livre manifestação do pensamento com o direito à privacidade e intimidade daqueles atingidos por nossas manifestações, por exemplo?
A solução é sacrificar proporcionalmente um dos direitos sempre que o outro for considerado "superior" ainda que ambos se insiram no campo dos Dirietos e Garantias Constitucionais.
O que é mais importante? O direito de fumar ou o direito de não ser incomodado/prejudicado pelos efeitos da atividade fumígina alheia? Parece que a lei privilegiou os não fumantes que representariam 2/3 da população. Entretanto, ainda que não seja fumante, parece-me um tanto severa essa lei.
12 opiniões
avalie fechar
Halley Polastrini (1) 07/08/2009 13h57
Halley Polastrini (1) 07/08/2009 13h57
Fumaça faz mal. Isto qualquer criança sabe.
Como ex-fumante tenho consciência não apenas deste fato como de quanto minha qualidade de vida melhorou após o abandono ao vício.
Observo, porém, uma preocupação pontual da população e dos órgãos governamentais.
Novamente, a fumaça faz mal... a do cigarro, a dos automóveis de passeio, dos caminhões, dos ônibus, das chaminés (industriais ou não), das queimadas etc. E aí? Qual é a saída? Proibir tudo, parar a economia, sitiar o cidadão ao ponto de impedí-lo de fazer suas escolhas (ainda que erradas)?
Falando em cigarro, falemos também da bebida...no mesmo bar onde se proíbe o cigarro, se bebe a cerveja, que embriaga e é causa de inúmeros acidentes fatais de trânsito. Bem, também é proibido dirigir embreagado... ah, sei lá, talvez o melhor seja proibir tudo...vamos probir a produção, comercialização e uso do cigarro, da bebida alcoólica, dos automóveis poluentes, dos sacos plásticos, do esgoto, etc. Acha que estou exagerando? Quem acompanha as notícias e a "evolução" da sociedade sabe que não exagero.
17 opiniões
avalie fechar
ANTONIO JOÃO JARDIN (314) 07/08/2009 13h57
ANTONIO JOÃO JARDIN (314) 07/08/2009 13h57
OS CAÇADORES DE FUMAÇA ,JA FALAM EM VIGIAR A PROPAGANDA DE BEBIDA > É PROIBIDO PROIBIR <
> TURMA DE NAZISTAS
11 opiniões
avalie fechar
Fabiana Ribeiro (9) 07/08/2009 13h43
Fabiana Ribeiro (9) 07/08/2009 13h43
Sr. Carlos, "POBRES DEPENDENTES QUIMICOS- VOCES VAO TER QUE ENTENDER NA MARRA E POR FORCA DA LEI"? E somos nós, fumantes, que somos agressivos? Pfuuuu... é pra rir agora ou me seguro mais um pouquinho? Entender na marra? Deixa eu pensar... você e mais quantos? Tenho medo de fiscal ou de polícia não, sabe? Acho que quem não deve, não teme. Infelizmente, nem quem deveria ter (a bandidagem no geral) tem, porque EU teria? Você é insano... me dá pena. Vá arrumar o que fazer. Ah, lembrando de novo... o senhor então não conhece NENHUM fumante? Não há nenhum deles no seu círculo social ou familiar? NÃO? Noooossa... o senhor é o máximo, então, parabéns. Ou não tem círculo nenhum, só pode. E, se tiver, pobres amigos e familiares, não? TOOOOODOS DEPENDENTES QUÍMICOS QUE TERÃO DE APRENDER NA MARRA E POR FORÇA DA LEI (sic). Ai, meu Deus... eu pago mais imposto que você e ainda me sujeito a ler o que o senhor escreve?! Santa Maria... 6 opiniões
avalie fechar
Elio Shinohara (1) 07/08/2009 13h42
Elio Shinohara (1) 07/08/2009 13h42
Antes de mais nada sou fumante e tentando parar.
Sou a favor de tudo que é contra o tabagismo. Mas sou contra esta lei que pune os donos dos estabelecimentos. Sou comerciante e além de todos os meus afazeres do dia a dia, tenho que ficar tomando conta dos fumantes e se preciso chamar a polícia? Sei que a maioria dos fumantes são conscientes, mas tem uma minoria ignorante que irá desrespeitar a lei, e o culpado será nós donos dos estabelecimentos?! Por isso SOU CONTRA A LEI!
1 opinião
avalie fechar
Fabiana Ribeiro (9) 07/08/2009 13h36
Fabiana Ribeiro (9) 07/08/2009 13h36
Sr. Edivaldo Cardoso, o senhor é DEMAIS! Amei o comentário. Tapa com luva de pelica. =) 2 opiniões
avalie fechar
Edivaldo Cardoso (121) 07/08/2009 13h28
Edivaldo Cardoso (121) 07/08/2009 13h28
Sr Carlos Massottti,seu comentario mostra seu caráter,nem merecia
resposta,xingar os fumantes de drogados é falta de respeito,primeiro
que ninguem esta irado com a lei mas sim revoltados com a forma
autoritaria dela.O senhor apenas demostra que nada sabe e é vitima da
propaganda enganosa,pior que ser drogado é ser acéfalo,bitolado,mas
não sei se o senhor sabe o que isso significa.Qualquer lei para ser
legitima não pode tirar direitos de ninguem.Se o senhor fosse inteli
gente teria entendido o porque dos comentarios contra.Deixe de ser um
analfabeto politico,hoje é contra o cigarro,amanhã será a sua vez,ao
proibirem algo que o senhor faz ou por vicio ou necessidade.Recomendo
que leia Bertrand Brecht,se é que tens capacidade para tal.O Senhor
precisa antes de mais nada respeitar os,respeitare entender que o
senhor não é dono da verdade. Recomendo tambem que procure um dos
maiores especialistas em cancer,la no Hospital do Cancer de Jau-SP,
hospital referencia e peça que ele explique a materia que ele gravou
para a globo.Vai ver que o cigarro esta incluso sim,mas nos 25 por
cento,contra outros 75 que são hereditariedade,logenvidade,monoxido de
carbono dos veiculos entre outros.Se o Senhor fosse mais inteligente
não comeria mais nada,nem usaria cosmeticos pois 90 por cento do que
se consome hoje causam cancer,mais cedo ou mais tarde. Se o senhor
fosse esperto,saberia que o mal do cigarro vem é do lucro criminoso,
das porcarias que o governo permite que se colocam nos cigarros e nos
alimentos que o senhor consome.Sem contar que o fumante é o
maior pagador de impostos desse país,paga não só seu gasto com a saude
publica,mas o gasto da sua saude tambem. Se o senhor fosse inteligente
,ja teria percebido que a a forma que se fez essa Lei foi complamente
eleitoreira,como duvidosas tambem são as esquisas sobre tabagismo
passivo,quando se exclue ao medir os demais venenos no ar e não são cem por
cento provadas, como nenhuma outra pesquisa inclusive as cientificas.
Pior cego Senhor Massotti é aquele que se recusa a ver.Respeito todos os
comentarios de não fumantes Sr Massotti a favor da Lei,mas o seu comen
tario só mostra asco, desrespeito,ignorancia e falta de carater.
48 opiniões
avalie fechar
Arnaud Madeira (1) 07/08/2009 13h25
Arnaud Madeira (1) 07/08/2009 13h25
Apenas queria dizer que Blitze não existe. A palavra é Blitz apenas e cito a wikipédia: Blitz foi um intensivo bombardeamento do Reino Unido pela Luftwaffe alemã entre 7 de setembro de 1940 e 10 de maio de 1941, durante a Segunda Guerra Mundial. O nome provém da contração popular inglesa da palavra alemã Blitzkrieg, ou "guerra relâmpago". 2 opiniões
avalie fechar
Daniele Antunes (1) 07/08/2009 13h22
Daniele Antunes (1) 07/08/2009 13h22
ACHO INCRIVEL COMO SURGE EXERCITO DE PESSOAS TRSBALHANDO EM PROL DE RECOLHER DINHEIROS DAS PESSOAS.
NÃO JULGO OU COMENTO AQUI O OBJETO DA LEI, DA QUAL SOU 100% A FAVOR, APESAR DE SER FUMANTE.
MAS COMO MORADORA DE SP, FICO REALMENTE PERPLEXA COM A QUANTIDADE DE MARRONZINHOS QUE EXISTEM NA RUA, SEMPRE PRONTOS A TE MULTAR SE VC PASSA FALANDO NO CELULAR, MAS SE UM SEMAFORO QUEBRA, PERMANECE ASSIM POR DIAS, SEMANAS...
COM A LEI ANTI FUMO É A MESMA COISA... AONDE ESTÁ ESSE EXERCITO DE PESSOAS PARA PROMOVER MELHORIAS NA CIDADE, E NÃO SÓ MELHORIAS ONEROSAS, MAS TAMBÉM MELHORIAS PARA AS QUAIS NAO SEJAM APLICADAS SANÇOES E MULTAS...
CLARO... QUANDO É MAIS UMA INDUSTRIA, COMO A DE MULTAS.. A PREFEITURA ESTÁ SEMPRE A POSTOS, E COM UM CONTINGENTE HUMANO DE CAUSAR INVEJA A QUALQUER OUTRO MUNICIPIO.
3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1022)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 16 17 18 19 20 21 22 23 24 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página