Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Lei Antifumo

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta terça-feira (7) o projeto de lei que bane o cigarro de ambientes coletivos fechados, públicos ou privados, e proíbe as áreas de fumantes. Você concorda com a lei?


Mais resultados: Anteriores 11 12 13 14 15 16 17 18 19 Próximos
Comentários dos leitores
será!!!!!!!!!!!!!! A Justiça de São Paulo concedeu uma liminar e liberou da lei antifumo cerca de 3.000 estabelecimentos no interior do Estado, em resposta a um pedido do sindicato da categoria, ligado à Abresi (Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo), na região de Itapeva (290 km de São Paulo).
Brasillllllllllll
sem opinião
avalie fechar
Ivan Mingireanov (6) 11/08/2009 16h45
Ivan Mingireanov (6) 11/08/2009 16h45
"Primeiro perseguiram os comunistas e eu nada disse - porque eu não era comunista;
Depois, perseguiram os socialistas e eu nada disse - porque não era socialista;
A seguir, perseguiram os sindicalistas e eu nada disse - porque não era sindicalista.
Depois perseguiram os judeus e eu nada disse - porque não era judeu;
Por fim perseguiram-me - e não havia ninguém para falar por mim."
[Martin Niemöller]
1 opinião
avalie fechar
carlos batista (2) 11/08/2009 16h44
carlos batista (2) 11/08/2009 16h44
SERRA DEVERIA SE PROCUPAR COM OUTRAS COISAS MAIS IMPORTANTES QUE ACONTECE NESSA CIDADE. DESVIAR A ATENÇÃO DO POVO CARACTERISTICA DELE. IDIOTICE PURA sem opinião
avalie fechar
Marcelo Veras (7) 11/08/2009 16h43
Marcelo Veras (7) 11/08/2009 16h43
Adorei saber das liminares. Em breve haverão liminares aqui em São Paulo também com certeza. E se a lei não cair. Tomara que o governo do estado tenha que gastar os 7 milhões que vão economizar por ano com a justiça... (sim, por que o custo disso será de 4mi por mês e isso deve ser subtraido da dita economia na saúde pública) para ficar derrubando liminares. Tenho dito. sem opinião
avalie fechar
Jocleilson Santos (1) 11/08/2009 16h42
Jocleilson Santos (1) 11/08/2009 16h42
Eu acho que vc ser a favor ou contra a lei é uma coisa, agora falar que bebe até cair, e não faz mal pra ninguém....
Não quero criar polemica, nem gerar discusões, mas eu posso fumar 2 macos de cigarro numa balada, e vou pra casa, dirigindo sem risco nenhum, mas bêbado, um monte de outras pessoas correm risco de vida por conta da minha irresponsabilidade. Enfim, eu acho essa lei tão idiota qto o próprio Serra. Não existe nada pior do que "Ex-Fumante" que é o caso dele!!!
sem opinião
avalie fechar
Luis Otavio (1) 11/08/2009 16h38
Luis Otavio (1) 11/08/2009 16h38
Essa lei aqui no interior não ia pegar nunca...
Nesse final de semana eu fui em 3 lugares...
Nos 3 estiveram a fiscalização e depois que eles sairam voltu tudo ao normal...
Virou piadinha entre as pessoas e os donos dos bares... um dono me disse que é só 1 mês depois volta ao normal...
LEI ANTI-FUMO DO SERRA VIROU PIADA...
sem opinião
avalie fechar
Carmela Grana (1) 11/08/2009 16h37
Carmela Grana (1) 11/08/2009 16h37
Serra, acho que vc faltou na aulinha de Democracia. Deixe os donos de bares escolher se querem fumantes ou não em seu bar, e deixe que os clientes escolham se querem ir a bares de fumantes ou de não fumantes. Afinal... o que é que vc ganha com isso... VOTOS??? rsrsrsrs.... Vc nos faz rir quando compara nosso país com a Europa, mas vc já parou prá se preocupar em comparar as aposentadorias, educação, saúde, habitação, etc. etc. etc ??? Claro que não !!!! Acho que tudo isso não dá voto e demora muito pra surtir efeito né ????? Querido... estamos de olho em vc !!! 1 opinião
avalie fechar
Edivaldo Cardoso (121) 11/08/2009 16h36
Edivaldo Cardoso (121) 11/08/2009 16h36
Querido senhor Kleber Parra, obrigado de coração pela correção,a nobreza do homem esta no reconhecer seus erros e não em querer ser mais que os outros. Se o texto foi escrito por Bertold ou por um pastor alemão,o senhor que me parece tão instruido e tão inteligente,deveria entender,que o que interessa no contexto é o espirito,a alma do que ele quer dizer.Usei como muitos escritores usam um texto adaptando-o para o assunto em foco.Quanto a encontra-lo na internet,um grande equivoco do cavalheiro brilhante,ouvi o texto na reunião de uma camara de vereado
res e há muito tempo.Achei lindo sim,claro que não o usei na integra e como ja expliquei usei o espirito. Carissimo quero apenas lembrar que tambem leio os seus comentarios,com muitos deles não concordei,mas em
momento algum eu me dirigi ao senhor com o intuito de ensina-lo, ou de
tentar denigri-lo,apenas os li,concordando ou não respeitei democrati
camente. Quanto a dar dicas,como o senhor acabou de fazer, dou apenas
uma,respeite mais o seu proximo. Não precisava escrever o que escreveu
para a colaboradora Claudia Santos,pretendeu humilhar-nos,como se o
senhor fosse o unico dono da verdade,o todo sabedoria,o sabe tudo,posso
até pensar o mesmo do senhor,que ao nos escrever foi pesquisar antes,
porque alguem verdadeiramente sábio,jamais teria nos corrigido da ma
neira como o fez e sabe porque senhor Parra? Porque os verdadeiros sá
bios não pisam em seus semelhantes e nem precisam provar nada ,por
isso mesmo são chamados de sábios.
49 opiniões
avalie fechar
Carlos Gomes (1) 11/08/2009 16h33
Carlos Gomes (1) 11/08/2009 16h33
O Poder Judiciáro avacalha o nosso país, humilha e desautoriza o Poder Executivo a todo instante, não quer nem saber o que pensa a população... é uma vergonha!!!... Não bastasse a sua morosidade, alías, morosidade em julgar aquilo que não lhe beneficia. Se pensarmos nos milhões de processos dos nossos cidadãos parados nas comarcas desse país, coisas que estão paralisando a vida de muitos trabalhadores e empresários, essa dita "justiça" parava de vagabundiar por aí, e começava a trabalhar de verdade, isso, sem contar os inúmeros casos em que a Polícia prende os grandes bandidos/fraudadores, e ela a "justiça" mada soltar rapidinho. Agora, porque é que não há agilidade para os demais processos? a resposta a essa pergunta, levará certamente a destituição de todos os juizes do Supremo e STJ, simplesmente porque estão ferindo a um Artgo básico da Constitição, onde diz que "todos somos iguais perante a Lei". Todo julgamento deveria ser de acordo com a Lei e não de acordo com a cabeça do juiz e seus interesses. Façamos justiça e reformulemos o Judiciário. Isso é urgente!!!... sem opinião
avalie fechar
Carlos Roberto Coelho (2) 11/08/2009 16h31
Carlos Roberto Coelho (2) 11/08/2009 16h31
É IMPRESSIONANTE COMO TEM IGNORANTES NESSE PAÍS, O CIDADÃO QUE NÃO FUMA É OBRIGADO A CONVIVER NOS BARES E RESTAURANTES COM OS VICIADOS EM CIGARRO. EU IRIA MAIS LONGE COM ESSA LEI, FECHARIA AS FÁBRICAS DE CIGARRO NO BRASIL, AÍ EU QUERIA VER O QUE OS IGNORANTES BARRUFEIROS IRIAM FAZER.
ROBERTO/CAPITAL
sem opinião
avalie fechar
carlos neto (40) 11/08/2009 16h29
carlos neto (40) 11/08/2009 16h29
Mais uma Lei que não dará em nada. Se a Justiça já liberou 3.000 estabelecimentos no interior do Estado dessa fajuta Lei, voces acham que os demais ficarão QUIETINHOS??? Acho que os estabelecimentos devem ter ambientes separados para fumantes e não e dar a vêz pra todos...... sem opinião
avalie fechar
ana maria teodoro (3) 11/08/2009 16h27
ana maria teodoro (3) 11/08/2009 16h27
Essas leis são absurdas. Se todos pararem de fumar, onde vão trabalhar as pessoas que trabalham nas plantações de fumo, as pessoas que trabalham nas fábricas de cigarros. Aí vai virar um problema social. 1 opinião
avalie fechar
Bruno de Oliva (12) 11/08/2009 16h27
Bruno de Oliva (12) 11/08/2009 16h27
Como disse um rapaz que vi numa matéria sobre essa lei, semana passada: Sexta feira, todo mundo gosta de sair, tomar uma cervejinha, e (aos que fumam, mesmo que sejam fumantes de fim de semana) fumar um cigarro. QUEM NÃO GOSTAR, FICA EM CASA!!!!! sem opinião
avalie fechar
Valter Santos (1) 11/08/2009 16h26
Valter Santos (1) 11/08/2009 16h26
Não sou fumante, mas penso que o governo ao invés de gastar tanto com fiscais, deveria antes resolver problemas muito mais graves que estão parando São Paulo. como Transporte público, dar melhor educação ao povo para discernir onde e quando fumar, melhorar a saúde etc. sem opinião
avalie fechar
Carlos Pereira (3) 11/08/2009 16h24
Carlos Pereira (3) 11/08/2009 16h24
Fumar ou não fumar deve partir da consciência de cada um, sou fumante, estou ciente das consequências que esse vício traz, entretanto, concordo com esta lei, pois não é justo que pessoas não fumantes sejam prejudicadas pelo hábito dos fumantes. A pergunta que não quer calar é: SERÁ QUE AS PESSOAS ESTÃO SE DANDO CONTA DE COMO O ESTADO ESTÁ INTERFERINDO CADA VEZ MAIS EM NOSSAS VIDAS??? BEM VINDO 1984... NÃO PODEMOS CORRER, BEBER, FUMAR, ESTAMOS SENDO MONITORADOS E CERCEADOS DE TODAS AS MANEIRAS, QUERO VIVER A DELÍCIA DE SER O QUE SOU E ESTOU DISPOSTO A PAGAR POR ISSO. PENA QUE OS NÃO FUMANTES NÃO ESTEJAM A SALVO DE DERRAMES, INFARTOS, CANCÊRES, E ETC. sem opinião
avalie fechar
marcelo couto santos (41) 11/08/2009 16h24
marcelo couto santos (41) 11/08/2009 16h24
Eu não fumo e não gosto que fumem próximo a mim em um restaurante. Entretanto, simplesmente banir o fumo em qualquer local fechado é AUTORITÁRIO, DITATORIAL, como é a cultura de SP. Os prejudicados devem, sim, lutar pelos seus direitos ou em breve, se depender dos paulistas vamos ficar com direitos (restritos) apenas dentro de casa. CHEGA DE AUTORITARISMO !!! Isto é a volta da DITADURA ! 1 opinião
avalie fechar
Sérgio Augusto (20) 11/08/2009 16h23
Sérgio Augusto (20) 11/08/2009 16h23
DEFINITIVAMENTE ESTE É O PAÍS DO CASUÍSMO. Como já existem leis sobrando, muitas vezes dezenas para legislar sobre o mesmo tema, eles precisam criar esses absurdos legais para contrabalançarem as suas aparições como ladrões na imprensa. Essa lei é mais um exemplo disso. Não sou fumante, embora não tenha frescuras, prefiro um ambiente onde não haja fumaça de cigarro. Sou totalmente a favor das campanhas educativas e até restritivas como por exemplo cobrar impostos mais altos dos ambientes que querem permitir o fumo, que poderiam ir para a saúde pública, obrigar os donos dos estabelecimentos a colocarem placas nas entradas avisando que naquele local o fumo é permitido e a pagarem insalubridade aos seus funcionários, etc... O QUE NÃO DÁ PRA CONCORDAR é com o precedente aberto por esta aberração jurídica. Gostem ou não, o cigarro é uma droga LÍCITA neste país, logo, fumar é um ato lícito. Esta lei absurda interefere no direito e na liberdade das pessoas por interferir dentro de propriedades particulares quando lá no seu interior não estão sendo praticados atos ilícitos. Concordo que shoppings, aeroportos, etc, são lugares públicos onde o fumo deva ser proibido, pois as pessoas as vezes entram ali por necessidade. Mas quanto a bares, restaurantes, casas noturnas, ENTRA QUEM QUER e trata se de propriedade particular. REPITO, VEJAM O PRECEDENTE QUE ESTA ABERRAÇÃO ABRE, nem os militares agiram dessa forma. Daqui a pouco resolvem que assitir TV de cueca é imoral e invadem a minha casa 1 opinião
avalie fechar
GERALDO ANTONIO DOS SANTOS (23) 11/08/2009 16h22
GERALDO ANTONIO DOS SANTOS (23) 11/08/2009 16h22
Tudo começa por São Paulo, otimo tenho certeza que esta lei vai pegar e em todo pais, graças a DEUS, eu não obrigado a fumar por tabela, se voce é fumante respeite quem não fuma, essa porcaria que acaba com a saude dos outros, pricipalmente a quem não fuma. É ISSO AI, DEUS ABENÇOI QUEM CRIOU ESTA LEI 1 opinião
avalie fechar
ORLANDO MARTORI (186) 11/08/2009 16h09
ORLANDO MARTORI (186) 11/08/2009 16h09
Não vou discutir ou contestar essa lei contra o cigarro.
Só gostaria de uma resposta sincera:
POR QUAL MOTVO O SERRA QUANDO FOI MINISTRO DA SAÚDE NÃO IMPOS ESSA LEI EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL?
Ou quando ele foi Ministro da Saúde, fumar não fazia mal a saúde?
Ou essa Lei IMPOSTA da maneira ostensiva e intensiva como está sendo imposta,não passa de uma CORTINA DE FUMAÇA,devido aos escandalos do
Metro e do Rodoanel?
125 opiniões
avalie fechar
Alecio Lima (2) 11/08/2009 15h45
Alecio Lima (2) 11/08/2009 15h45
Não sou fumante, e a tempos sonhava com essa lei, agora ela existe e espero que não ninguem venha com liminares ou $$$ para burlar a lei. Acho péssimo sair de balada, todo bacana e voltar um trapo fedendo a cigarro de todos os tipos. Essa semana sai, e voltei ainda sentindo meu perfume. Cigarro é um dos vícios mais idiotas, porque além dos males e dependencia quimica, o cheiro é insuportavel e detalhe, se eu bebo até cair, só eu caiu, não levo ninguem comigo...Quem fuma, pense um pouquinho no próximo, não somos obrigados a morrer por causa do vicio de voces. 124 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1022)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 11 12 13 14 15 16 17 18 19 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página