Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Lei Antifumo

A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta terça-feira (7) o projeto de lei que bane o cigarro de ambientes coletivos fechados, públicos ou privados, e proíbe as áreas de fumantes. Você concorda com a lei?


Mais resultados: Anteriores 14 15 16 17 18 19 20 21 22 Próximos
Comentários dos leitores
Roberval Gorcks (1) 08/08/2009 12h25
Roberval Gorcks (1) 08/08/2009 12h25
Um título dizia: "Prós e contras da lei antitabagismo". É incrível como ainda conseguem achar "contras" e muita gente falando de autoritarismo, proibição, conscientização, etc. O fumante em geral não te escuta quando você pede para que ele não fume à sua volta, porque ele exige o seu direito de fumar. Quer me parecer que o fumante, assim como o usuário de drogas, não quer ser consciente, ele não quer que você se meta na sua atividade de fumar, porque ele não se mete na sua atividade de beber, por exemplo. Mas, seu eu beber, o que não faço, um copo de cerveja, eu darei ao meu vizinho de mesa no bar, o mesmo dano que ele causa a mim, fumando um cigarro? Convenhamos: se houvesse conscientização dos fumantes, precisaríamos de uma lei? 3 opiniões
avalie fechar
carlos daud (28) 08/08/2009 12h08
carlos daud (28) 08/08/2009 12h08
Próximo à praça Curitiba, no Ibirapuera, existe um bar "aberto", onde os proprietários espalham suas mesas na calçada, pois não tem acomodações internas para os clientes. Se um pedestre passar por lá, tem que caminhar pela rua, no risco. Garrafas e bêbados se espalham pela rua, incomodando quem mora no local. Isto dura até depois que o bar encerre a noite, lá pela uma da manhã.
Este "modelo de negócio" vai se tornar mais comum na cidade, como a reportagem supõe. É uma das sequelas da lei do fumo.
3 opiniões
avalie fechar
Marcelo Moreto (205) 08/08/2009 11h53
Marcelo Moreto (205) 08/08/2009 11h53
Nada melhor do que entrar num bar ou restaurante com amigos e sair com o mesmo cheiro que entrou! Pena que esta lei tenha um lado obscuro e malicioso. 12 opiniões
avalie fechar
joao joao (13) 08/08/2009 07h27
joao joao (13) 08/08/2009 07h27
Bem,pelo que tenho visto neste fórum o sr.Serra alcançou seu objetivo que é estar na midia tendo em vista as próximas eleições.É óbvio que o governo não está preocupado com a saúde de quem fuma ou não.Daqui três meses ninguém mais se lembra de tal lei.Será que alguém aqui ainda se lembra do bafômetro?Pois bem ,em poucas semanas teremos outra lei polêmica,outra pandemia,outro tamiflu confiscado.Afinal , o que realmente interessa são os votos e,com eles,mais anos e anos no poder se regalando em banquetes com dinheiro fácil conseguido às custas da fome,da saúde e da ignorância de um povo que trabalha metade de sua vida para sustentar essa pouca vergonha que é a política brasileira. 2 opiniões
avalie fechar
Osvaldo Fernandes Gomes Jr. (2) 08/08/2009 04h08
Osvaldo Fernandes Gomes Jr. (2) 08/08/2009 04h08
Nossa! Quanto pseudo-qi! Vou ser bem primeiro grau: O indivíduo nasce, cresce, reproduz-se, fica doente e morre!
(tem uns que sequer crescem! Vide o presidente e a diarréia).
Mas interessante é saber que é mais fácil morrer pela criminalidade do que pelo beijo da fumaça eventual.
Daqui a pouco o Governo compra as igrejas e fica todo mundo obrigado a assistir a missa.
Ou, talvez, faça uma lei "anti-preconceito-contra-fumante", já que, se não pode chamar o afrobrasileiro de modo pejorativo, também não pode o fumante.
A liberdade, foi-se! Há muito!
Eu não tenho o direito de fumar em locais fechado, logo, talvez, não tenham o direito de falar mal da fumaça eventual em locais abertos!?
A minha vontade de fumar é menor do que vossa vontade de falar que fumaça de cigarro é nojento?
Pelo menos dá pra se tirar uma boa grana dos outros por discriminação (e assim, comprar mais umas centenas de maços e fumar a vontade!).
E mais um adendo.
O cigarro não mata tantas pessoas assim.
O que mata são as doenças em si, mal tratadas pelos próprios colarinhos.
E para a amiga que falou sobre "os gastos do Governo nestas mortes e doenças por cigarro" veja: Daqui a pouco vão proibir a carne de porco... a cervejinha... o sorvete... até a internet e televisão... para que todos sejam saudáveis! Ahhh! Que lindo! Serra Serrinha!
5 opiniões
avalie fechar
Osvaldo Fernandes Gomes Jr. (2) 08/08/2009 03h48
Osvaldo Fernandes Gomes Jr. (2) 08/08/2009 03h48
Infelizmente, para os que são favoráveis à lei, há de se deixar claro que, ainda que revogada, é inconstitucional porque fere os principais direitos - tanto do fumante, quanto do dono do estabelicimento - que a Constituição nos resguarda. E citando apenas um exemplo, a lei discrimina os fumantes e instiga a intolerância entre cidadãos. Bem sabemos que enquanto os não-fumantes ficam felizes por não respirar um esfumar eventual, querendo todos os fiscais na rua, esquecem-se que a fiscalização para com a saúde, a conservação das ruas e todo o resto que realmente precisa-se de cuidados especiais, estão no errar dos mesmos executivos e legislativos que somente procuram um acréscimo nominativo adentro à política. Infelizmente, meus compatriotas ficam contentes por achar que uma fumaça eventual exalata possa fazer mais mal do que a poluição ambiental que as mesmas multinacionais favorecida pelo mesmo estado, que sequer fiscaliza ferozmente as mesmas. E ainda mais, paga-se um dinheiro absurdo pelo imposto de veículos automotores e nem sequer há um programa para o cuidado com o meio ambiente de que tanto falam. Os buracos nas ruas estão lá, enquanto o povo TEM que pagar, eles NÃO TEM prazo pra terminar. O Brasil têm problemas muito mais graves a se combater para que fiquem assim tão contentes. Esquecem-se que o que mais polui são os carros e caminhões sem filtros. Tão fácil poluir-se num ambiente aberto que fechado! Tudo isso é só mais uma perda de tempo que desvia o real problema... 3 opiniões
avalie fechar
ROQUE SOUZA MORAES (7) 08/08/2009 01h47
ROQUE SOUZA MORAES (7) 08/08/2009 01h47
ATENÇÃO!
ATENTEM TODOS QUE PARTICIPAM DESTES.TUDO O QUE FOI DISCUTIDO SOBRE O TABAGISMO POUCO IMPORTAM AOS SEUS IDEALIZADORES.TUDO É FARSA PARA ENCOBRIR AS GRAVES SITUAÇÕES CALAMITOSAS QUE PASSAM A POPULAÇÃO.- ATENTEM PARA A SITUAÇÃO NAS ÁREAS DA SAÚDE RUIM NOS HOSPITAIS MUITO PIOR NOS POSTOS DE ATENDIMENTO.EDUCAÇÃO? A SITUAÇÃO ESTA CRÍTICA,PENSO QUE JAMAIS O SETOR ESTEVE TÃO DESAMPARADO EM SUA ESTRUTURA COMO AGORA.SEGURANÇA!SOMENTE QUEM ESTÁ NA CADEIA,SENTE -SE SEGURO DA BANDIDAGEM AQUI FORA.- Ah! eles lá dentro além de seguros, ainda contam com os direitos sociais e previdenciários que você contribuinte aqui fora não tem.
4 opiniões
avalie fechar
Flavio Lopes (2) 08/08/2009 01h45
Flavio Lopes (2) 08/08/2009 01h45
Não fumantes versus fumantes. Fumantes versus não fumantes. É realmente essa a questão que deveria estar em pauta?
Honestamente, creio que não. Parece-me que é só mais um jogo tipo cristão x mouros, russos x americanos, a turma da 5ª C x a turma da 5ª D...
"A gente" escolhe o inimigo: esse(a) que fuma aqui do lado é mais atacável do que essas abstrações ("governo" "justiça", "qualidade de vida", "sistema educacional"...) organizadas antes das nossas escolhas individuais, regras desse orfanato perverso em que "a gente" vive.
Não "passivo", mas "ativo" na própria vida/morte; cuidar-se sozinho, atacar antes que seja preciso se defender: discurso de um órfão rancoroso que lutará, resistirá e triunfará sobre a ausência da mãe que acolhe e nutre; ausência do pai que defende e ensina a verdadeira potência no mundo, sobre o mundo.
O fumante é só um recorte da realidade, o eleito da vez, o pombo num cenário higienizado. Poderia ser o argentino, o canhoto, o louco, o judeu, o sifilítico, o pardo, o gago, o leitor...
Por último, sou fumante e consciente dos males que o cigarro PODE trazer à saúde. (Digo PODE no sentido de que talvez traga, talvez não... talvez eu morra saudável, atropelado por uma bicicleta, no parque ... sei lá... viver é perigoso demais... qual é mesmo o sentido da vida?.. Será que lavaram mesmo essa alface?..)
22 opiniões
avalie fechar
ROQUE SOUZA MORAES (7) 08/08/2009 01h32
ROQUE SOUZA MORAES (7) 08/08/2009 01h32
Já havia se passado longo período que não temos mais representatividade na CÂMARA.A constatação dos fatos temos apenas ao sabermos que os mesmos dizem AMÉM ao palacio.Triste,muito triste perdermos tempo com políticos com cérebro de galinha. 3 opiniões
avalie fechar
Alexandre Dias (1) 08/08/2009 01h14
Alexandre Dias (1) 08/08/2009 01h14
Bom, para mim um maço de cigarro deveria custar no minimo R$ 50,00, aí muita gente ia ter que para te fumar. 3 opiniões
avalie fechar
Eduardo Valente Junior (15) 08/08/2009 00h53
Eduardo Valente Junior (15) 08/08/2009 00h53
Nós, os fumantes representamos 30% da população brasileira, pagamos nossos impostos (e muito caro, no caso do cigarro), e exigimos ser tratados como cidadãos.
Tudo bem que se regulamente o assunto, respeitando os direitos do não fumante, mas simplesmente proibir, inclusive os fumódromos, é mais uma besteira desse governador que parece que não tem nada mais para fazer na vida a não ser perseguir os fumantes.
Foi assim quando era Ministro da Saude e iniciou o processo de discriminação contra os fumantes.
Agora, como governador de São Paulo, praticamente proibiu o fumo em todo o Estado.
Imaginem se esse cidadão se tornar presidente do Brasil. Certamente vai proibir o cigarro no Brasil inteiro !!!
Só que abrir mão dos altíssimos impostos do cigarro ele não vai querer, né ?
Conclamo todos os fumantes do Brasil a nunca votarem nesse paranóico que pensa que governar é perseguir os fumantes.
4 opiniões
avalie fechar
rosana zacarias (4) 07/08/2009 23h24
rosana zacarias (4) 07/08/2009 23h24
Primeiro dia da lei de primeiro mundo , num país de quinta categoria,tal como seus governantes,parabens Serra!!! 1 opinião
avalie fechar
Isa Ribeiro (1) 07/08/2009 23h19
Isa Ribeiro (1) 07/08/2009 23h19
Pois é Disan, tb sou fumante e apoio a nova lei, acredito que será um grande inibidor para os fumantes sem-vergonha como eu, acredito que agora eu paro de fumar...risos. O problema é que temos muitas urgencias em São Paulo, qual será o nível de intoxicação de quem inala o fedor do Tietê em dias de grande congestionamento e durante horas, qual é a verdadeira situação dos postos públicos para contenção da propagação do vírus da gripe suína, ou pq os processos do Sarney foram arquivados. O Serra tem e sempre terá todo meu apoio, mas e a grande maioria de politicos corruptos que sustentamos ou até mesmo o ato insano do Kassab de proibir a entrada dos fretados na cidade de São Paulo. São muitas as insanidades que deveríamos priorizar. 4 opiniões
avalie fechar
Anderson Crespo (1) 07/08/2009 22h41
Anderson Crespo (1) 07/08/2009 22h41
Será q essa lei antifumo, ñ será apenas mais uma?
Será q a "melhora da saúde da população, se resolve no combate ao fumo?" será q o fumo é mas prejudícial a saúde das pessoas do os Gáses tóxicos q as grandes indústria Produzem todos os dias? Esse é um caso a se pensar melhor. "A lei, é aceitavél, mas uma lei pra ser bom, tem q ter uma eficacia."ou será mais uma!!Abraço
sem opinião
avalie fechar
Marcello Console (1) 07/08/2009 22h24
Marcello Console (1) 07/08/2009 22h24
Não poderia imaginar que uma lei que beneficia de forma geral a saúde pública, seria tão polêmica. Concordo que por trás desta proibição não há apenas as boas intenções anunciadas. Nesta enquete, muito foi dito sobre o álcool e drogas como substâncias igualmente (ou até mais) prejudiciais, assim como o monóxido de carbono liberado pela gigantesca frota de veículos que circula pela cidade, mas estamos desviando do foco do assunto - que o cigarro é prejudicial à saúde de todos, de forma geral. Acredito que cada indivíduo é responsável por suas escolhas, desde que tais escolhas não coloquem em risco a saúde (vida) de terceiros. Se uma pessoa ingere litros de bebidas alcoólicas, o dano é exclusivo desta pessoa (desde que não dirija e cause algum acidente a terceiros - e aí entraria a correta proibição e punição). Para as drogas, o mesmo pensamento é válido (quando apenas falamos de saúde individual, e não das conseqüências que a comercialização destas substâncias traz a sociedade - armamento e violência). Sendo assim, entendo a lei como coerente e sensata pensando no bem estar daqueles que não fumam. Tenho o direito (como não fumante) de não inalar substâncias tóxicas causadas pelo vício alheio. Como já foi dito algumas vezes por aqui, o seu direto termina quando começa o meu. Se ainda temos o ar poluído pela concentração de milhões de veículos em circulação, pelo menos nos locais fechados, podemos respirar um ar mais puro. Um ganho, mesmo que "pequeno", mas um ganho. 2 opiniões
avalie fechar
Hélio Sávio Silva (10) 07/08/2009 20h41
Hélio Sávio Silva (10) 07/08/2009 20h41
Muito se tem debatido sobre as questões de saúde relacionadas ao cigarro, inclusive é o argumento do governador para a implementação da lei. Quem já esteve em São Paulo sabe o quanto é (e espero que já possamos conjugar isso no passado) irritante estar em um bar, restauante, panificadora, qualquer lugar e ter uma ou várias pessoas fumando como se fosse a coisa mais normal do mundo exalar fumaça mal cheirosa enquanto o outro come.
A questão é que os fumantes não têm bom senso (ou pelo menos a maioria deles).
Antes de quererem respeito pelo vício ou pelo direito de fumar deviam pensar no incomodo que a fumaça mal cheirosa causa naqueles que não são viciados.
Bela iniciativa, torço para que a lei "vingue", e não é nem pela questão de preservação da saúde, mas pelo direito básico de não se respirar a fumaça, que fede muito.
O mais difícil agora vai ser andar nas ruas. Quem sabe um dia a lei não chega até elas? Sonhar não faz mal à saúde.
4 opiniões
avalie fechar
Edivaldo Cardoso (121) 07/08/2009 20h39
Edivaldo Cardoso (121) 07/08/2009 20h39
Querido Sr Alfredo Buso,quanto engano da sua parte, o senhor vai
continuar respirando ar contaminado sim,por monixodos e outros venenos
até piores que os do cigarro.Pena que o senhor seja mais uma vitima
da propaganda enganosa em torno do assunto,que culpa sómente o cigarro
,mas esconde a falta de capacidade dos governantes.Só como exemplo o
veneno expelido pelos escapamentos dos veiculos,o veneno resultado das
queimadas em algumas regiões,o veneno das fabricas em grandes cidades,
o ar poluido das proprias cozinhas de bares,dos lixos e lixões que
proliferam,dos esgotos a céu aberto e tantos outros,uma lista enorme.
Poderia agora citar cada uma das propagandas e pesquisas tendenciosas
que estão veiculando pela midia e apontar a falsidade em cada uma.Mas
por falta de espaço prefiro nem começar. O senhor mesmo, que me parece
tão inteligente poderá faze-lo.Meu caro tenha em mente apenas uma coisa
,nenhuma pesquisa,por mais honesta que seja é cem por cento correta
,em especial as tendenciosas.Amigo toda propaganda tem como finalidade
construir a chamada opinião publica,quanto mais aparecer tal pro
paganda mais se fixara na mente do "cliente" desejado.Pesquisas que di
zem que X por cento não fumam ou que X por cento morreram porque fuma
vam,ou que X por cento são favoraveis a esta ou outra lei, são apenas
pesquisas divulgadas pela ala contraria ao fumante,se as mesmas fossem
divulgadas por pessoas a favor,seus numeros seriam outros.Afinal a
propaganda é para isso mesmo,uma arma que serve para se vender uma
ideia. Pior que pesquisas tendenciosas,propagandas e leis amigo,é a
hipocrisia das pessoas.Mas esse é outro assunto.
2 opiniões
avalie fechar
Danilo Cerqueira (5) 07/08/2009 19h58
Danilo Cerqueira (5) 07/08/2009 19h58
Mais uma vez São Paulo dá exemplo para o Brasil. Parabéns!
Agora mais uma coisa a combater. O tumulto nas calçadas dos bares que passaram a ser invadidas por mesas e fumantes.
1 opinião
avalie fechar
Priscila Cunha (1) 07/08/2009 19h48
Priscila Cunha (1) 07/08/2009 19h48
Gostaria de saber do Sr Serra se ele já viu alguma família ser destruída por causa do cigarro? Acredito que não. Se ele prestasse atenção perceberia que tem pessoas que deixam de comprar leite e comida para os filhos para poder ter mais para o álcool.
O álcool acaba com a dignidade do ser humano e destrói muitas famílias, e induz ao consumo de drogas ilegais. Mas para o nosso grande governador o cigarro é o grande vilão.
Priscila Cunha
3 opiniões
avalie fechar
lourenço matos (2) 07/08/2009 18h24
lourenço matos (2) 07/08/2009 18h24
pelo que foi dito"custo da fiscalização=R$4mihões por mes e economia na saude= R$90milhões por ano",em 22,5 meses o custo come a economia.
o que o SERRA não viu é que o custo é do estado de S.PAULO e a economia do governo federal(SUS).
vai governar bem assim lá no IRAQUE !
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1022)
Termos e condições

Mais resultados: Anteriores 14 15 16 17 18 19 20 21 22 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página