Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/05/2007 - 12h46

Lula divide com Estado responsabilidade pela segurança

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que o governo federal não é o maior responsável pela crise de segurança pública vivida atualmente no país. Segundo Lula, os Estados têm a prerrogativa de desenvolver ações de combate à criminalidade.

"Na questão da segurança pública, o governo federal não é o foco principal. Somos a força auxiliar do sistema de segurança pública que é majoritariamente controlado pelo governos estaduais. Às vezes, temos que pedir autorização aos Estados para a Polícia Federal entrar. O governo federal só entra quando é pedido", disse.

Lula admitiu que nenhum governo conseguirá solucionar em curto prazo o problema da violência e o aumento da criminalidade. "É uma tarefa difícil, não é tarefa fácil. Não vale qualquer político fazer discurso em relação à segurança pública. Todos os que fazem são desmentidos três meses depois das eleições. O problema não é só de segurança pública, mas da qualidade de formação de ser humano que estamos resolvendo", disse.

Pan

Lula disse que o modelo de segurança pública a ser adotado nos Jogos Pan-Americano do Rio de Janeiro, neste ano, será transformado em definitivo na capital fluminense depois do evento. O objetivo do governo, segundo Lula, é fazer com que o modelo do Pan se torne "uma espécie de início de uma virada" na segurança pública do Estado.

"Por mais que a gente fizer, vamos levar muitos anos para resolver o problema da segurança pública do nosso país. Vamos começar com essa experiência na região metropolitana para criar condições para o Estado estar presente", afirmou.

Leia mais
  • Lula chama 3º mandato de imprudência e diz que aborto é questão de saúde
  • Lula diz que sucessor encontrará Brasil melhor que o deixado para ele
  • Em entrevista, Lula diz que não deixou crise política entrar no Planalto
  • Lula defende candidato único da base para 2010 e diz querer fazer sucessor
  • Lula diz que críticos vão ter que engolir o que disseram do governo

    Especial
  • Leia mais sobre o presidente Lula
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato do governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página