Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/07/2008 - 21h03

Jobim envia mensagem a famílias de vítimas do vôo 3054; investigação prossegue

Publicidade

LORENNA RODRIGUES
da Folha Online, em Brasília

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, enviou nesta quinta-feira uma mensagem às famílias das vítimas do acidente com o vôo 3054 da TAM, ocorrido há um ano. De acordo com o ministro, a segurança nos vôos aumentou nesse período --compromisso assumido com as famílias, segundo Jobim.

"Nesse momento, o que é importante para nós é reiterarmos nossa solidariedade às vítimas do acidente. O compromisso que assumimos era trabalhar pela segurança para depois caminharmos para os outros dois pontos da aviação civil brasileira que é exatamente a regularidade e a pontualidade e estamos caminhando para isso", disse Jobim.

O ministro disse, porém, que não há prazo para a conclusão das investigações sobre o acidente.

"Não temos condições de dizer 'vamos encerrar isso'. Espero encerrar em um prazo razoável, mas não podemos sacrificar o conteúdo da investigação e das analises técnicas por causa da rapidez", afirmou.

Jobim listou ações que, segundo ele, contribuíram para melhorar a segurança em Congonhas, como a redução da pista de posto, a diminuição dos pousos e decolagens e a queda de 2 milhões de passageiros por ano.

"As medidas foram tomadas no sentido da compatibilização da demanda com a capacidade do aeroporto", disse.

De acordo com Jobim, as alegações dos controladores de que o sistema de controle do tráfego aéreo tem falhas decorriam "de uma pretensão salarial". Ele disse que o controle está em ótimas condições e que contratará uma empresa internacional para fazer uma verificação completa na área.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página