Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente
gdimen@uol.com.br

O Congresso está cometendo um crime

Resumindo, é uma irresponsabilidade criminosa. Até agora ainda não foi regulamentado o Fundo de Combate à Pobreza, devido à falta de agilidade do Congresso - e, certamente, com a conivência do Executivo. Isso significa que milhões de seres, especialmente crianças, estão privados de recursos essenciais, entre os quais os da bolsa-escola. Estão parados nada menos que R$ 1,1 bilhão.

É um exemplo acabado de inversão da agenda nacional. Vive-se por todos os lados uma febre moralista, aguçada pela perspectiva de eleições. No Congresso, fala-se, basicamente, de corrupção e sucessão. Mas nenhuma roubalheira, por maior que seja, conseguiria tirar tanto dinheiro dos pobres num prazo tão curto. Não há indignação, afinal, porque o fundo vai para quem pouco pode reclamar, aqueles mais excluídos da sociedade, os mesmos que enchem as páginas dos programas eleitorais dos partidos.

O escândalo do atraso desses recursos é, sob qualquer ótica, maior que qualquer escândalo explorado nas manchetes dos jornais. Só não repercute porque as vítimas têm pouca voz.

 
 
                                                Subir