Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente

Dia 29.09.00

 

 

Universitários não se mobilizam para atender mercado, aponta pesquisa

Rodrigo Zavala
Equipe GD

Apesar de perceberem quais são as exigências do mercado de trabalho, muitos universitários não se mobilizam para atendê-las. Foi o que concluiu a psicóloga e pedagoga, Joyce Ajuz Coelho, em pesquisa realizada com alunos de universidades públicas e particulares de São Paulo, cursando o último ano de Administração, Ciências contábeis, Direito, Engenharia, Comunicação e Processamento de Dados.

"A universidade está falhando. Poucas incluíram em sua grade curricular disciplinas voltadas para a orientação profissional. Por isso é essencial o jovem tenha mais mobilização", afirma.

Dados de sua pesquisa mostram que a atualização desses jovens é defasada: 43% lê jornais e revistas, às vezes ou raramente e 70% lê livros com a mesma freqüência- sendo que 1,2 % admite nunca ter lido. Além disso, 90% dos formandos consideram importante dominar um segundo idioma, porém 40% só falam português.

O baixo índice de profissionalização desses alunos, segundo Joyce, é outro fator alarmante: apenas 35% dos entrevistados fazem algum estágio (a média foi de um estágio por aluno ao longo de todo o período da faculdade).

Já para Silvana Rocha, gerente educacional do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), acreditar que o jovem não se mobiliza é um equívoco. Apesar de concordar com a atualização deficitária do estudante e com a pouca atuação da universidade para torná-los profissionais versáteis, Silvana diz que os estudantes estão interessados em se qualificar.

"O estudante está mais preocupado, por isso busca mais qualificação. Eles percebem que se não começarem a estagiar o mais rápido possível, não haverá espaço para eles", garante Silvana.

 

 

 
                                                Subir    

   ANTERIORES
  Apenas dois candidatos podem recuperar o centro de SP, diz urbanista
  Experiências municipais bem sucedidas
  Jovens desconfiam das instituições
  1511 empresas sofreram fraude nos últimos anos, afirma perito
  Integrar pessoas e tecnologia é o desafio, diz especialista
  Desempenho não deve ser medido pelo resultado
  Empresas precisam estimular funcionários a opinar
  Treinamento eletrônico propicia inovações e know-how
  Trabalho deve ser encarado como aprendizado
  Detecção de distúrbios não é fácil
  Desafio profissional é essencial na Nova Economia
  Respostas rápidas podem pecar em qualidade técnica
  Profissionais não sabem vender seus serviços
  Perfil do Jovem Universitário Paulistano 2000
  ONU destaca prioridades para o próximo século
  Comissão vai investigar piores casos de trabalho infantil
  Trabalho braçal persiste
  Ajuste menor nos salários pode gerar emprego
  Empresas ainda não entendem a terceirização de serviços
  Cooperativas são usadas para fraudar CLT
  Campanha para integrar deficientes atrai poucos empresários
  Dossiê auxilia na análise da violência urbana
  Dossiê mapeia relação entre jovem e emprego
  Jovem deve ser educado para o empreendedorismo, afirma especialista
  Qualidade do chefe é decisiva na retenção de talentos
  Fiscalização faz empresas correrem atrás de portadores de deficiência
  Ministro José Serra quer "guerra" contra o Paraguai
  Boato de funcionários é importante à empresa, diz professor