Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/03/2007 - 09h03

CVM pode responsabilizar diretor da Gol por falta de informação

Publicidade

JANAINA LAGE
da Folha de S.Paulo, no Rio

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) informou ontem que poderá responsabilizar o diretor de Relações com Investidores da Gol, Richard Lark, por insuficiência de informações prestadas ao mercado em relação à aquisição da Varig.

A comissão enviou comunicado à Gol solicitando esclarecimentos após o vazamento de informações para a imprensa no fim de semana. A resposta da Gol foi considerada genérica e se limitou a informar que até a terça-feira --um dia antes da compra-- ela ainda não havia decidido efetuar a transação.

Segundo a CVM, diante da resposta genérica e da verificação de alteração nos padrões de volume e preço das ações da Gol, ela enviou novo ofício para que o diretor de Relações com Investidores explicasse o motivo da oscilação dos papéis em conjunto com as notícias sobre a possível aquisição da Varig.

Com o anúncio da operação de compra no fim da tarde de quarta, a CVM solicitou informações sobre a negociação para apurar as responsabilidades.

De acordo com a instrução CVM 358/02, dados relevantes podem ser mantidos em sigilo no interesse da empresa, mas um dos parágrafos diz que é clara a obrigação de divulgação dos fatos quando a informação foge ao controle da empresa, como quando as informações são publicadas na imprensa.

A possibilidade de responsabilização do diretor da Gol independe de qualquer eventual averiguação da autarquia sobre uso de informação privilegiada com as ações da Gol.

A CVM comunicou ainda que enviou ofício à "velha Varig", que permanece em recuperação judicial, questionando a valorização dos papéis, já que não há relação direta com o negócio entre a Gol e a nova Varig.

Leia mais
  • Gol vai priorizar contratação de funcionários demitidos da antiga Varig
  • Gol está livre de qualquer dívida antiga da Varig, afirma Constantino
  • Bovespa avança 1,23% após PIB americano; ações da Gol disparam 9,6%
  • Gol compra controle da nova Varig por US$ 320 milhões
  • Gol pode herdar dívida da "Varig antiga", dizem especialistas
  • Com compra da Varig, Gol ganha força para competir com a TAM

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a compra da Varig pela Gol
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página