Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2001 - 17h30

CNTE divulga resultado da pesquisa "Retrato da Escola"

da Folha Online

A CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) divulgou hoje os resultados finais da pesquisa "Retrato da Escola", que traz um perfil de 2.300 unidades de ensino no país, incluindo estrutura e qualidade de ensino. É a segunda vez que a pesquisa é realizada.

A pesquisa analisou as condições em que as escolas públicas trabalham, como infra-estrutura, qualificações de professores e diretores e violência. As conclusões do estudo reafirmam dados já conhecidos, como as condições precárias das escolas localizadas na zona rural e a importância da leitura na formação dos alunos.

A íntegra da pesquisa pode ser baixada do site da CNTE (www.cnte.org.br.

Segundo o presidente da entidade, Carlos Augusto Abicalil, o levantamento mostra que "não haverá reforma que conduza a uma melhoria da escola pública se não houver a participação da categoria, traduzida no respeito à experiência com a qual ela pode contribuir, e da comunidade".

Maria Teresa Leitão, secretária de Assuntos Educacionais da CNTE, criticou o fato de o governo não chamar os trabalhadores em educação para participar da elaboração de suas políticas educacionais: "Geralmente, ficamos sabendo pela imprensa. Somos apenas comunicados das decisões do MEC", disse.

Para os organizadores do estudo, os números mostram a necessidade de se elevar o percentual do PIB na educação, previsto no PNE (Plano Nacional de Educação) para passar de 5% para 7%, artigo que foi vetado pelo presidente Fernando Henrique. Uma comissão entregou para o presidente do Senado, Ramez Tebet, um pedido para que os vetos sejam derrubados com uma cópia da pesquisa.

Leia mais

  • Protesto termina com 7 presos em Brasília

  • Greve causa discussão na UFRJ sobre vestibular

  • MEC entra com 3 recursos contra grevistas

  • STJ libera salário da educação profissional

  • Senado recebe pedido de revisão do PNE

  • MEC libera salários para parte dos servidores

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página