Publicidade
Publicidade
29/11/2001
-
11h10
especial para a Folha de S.Paulo
A história ocidental está intimamente ligada à história da Igreja Católica. Foi no império romano que o cristianismo surgiu. Na transição para a Idade Média, a igreja transformou-se na principal instituição da Europa. Ao inserir-se no sistema feudal, impôs uma visão sobrenatural de mundo.
A crença num Deus único, o monopólio da palavra de Deus usada como instrumento de poder e o maniqueísmo -rígida divisão entre o bem e o mal-, implicavam a recusa do outro que devia ser combatido. Aos fiéis, a promessa do paraíso. Aos infiéis, a cólera e o castigo de Deus. Nas Cruzadas, os católicos atacaram os muçulmanos e saquearam Constantinopla para combater os cristãos ortodoxos.
Mas seu poder foi gradativamente questionado e diminuído. Ao valorizar a razão, o livre-arbítrio e a experiência, o Renascimento contestou a cultura católica. No século 16, a Reforma Protestante rompeu com a hegemonia católica e colocou a religião sob a tutela do Estado. Santificou o lucro e o trabalho, justificando o capitalismo.
A Igreja Católica reagiu, utilizando-se de instrumentos como a Inquisição, que, em nome de Deus, reprimiu e eliminou milhares de pessoas.
Os conflitos se agravaram. Cientistas foram perseguidos. Os protestantes fugiram, todas as formas de heresia foram sufocadas. A intolerância foi praticada também pelos protestantes.
No século 18, com as revoluções liberais burguesas, a modernidade política e cultural foi conquistada com a defesa do pluralismo e dos direitos humanos, assim como a consolidação de uma visão secular de mundo. A religião passaria a ser uma questão de foro íntimo.
No fim do século 19, com o avanço do movimento operário e socialista, a igreja posicionou-se em defesa da justiça social na sociedade capitalista. No século 20, envolveu-se em movimentos sociais e na luta pelos direitos humanos.
A igreja muda de acordo com as transformações históricas, pois ela é expressão dos problemas e interesses existentes na sociedade.
______________________________
Geraldo Teruya é professor da Didátika e do Curso e Colégio Anglo
Leia mais notícias de vestibular no Fovest Online
Fovest - 29.nov.2001
Segunda prova da Fuvest acontece neste domingo
Quem foi mal na 1ª prova ainda tem chance de se recuperar
Confira algunas dicas para as provas deste domingo
RESUMÃO
Física
Português
Biologia
Atualidades
PROFISSÕES
Administrador tem amplo campo de atuação
Terceiro setor é nova opção de trabalho
Cursos de SP com conceito 'A' no provão
PROGRAMA
Conselho quer normatizar abertura de cursos de medicina
Faculdades Rio Branco abrem novo campus
Internos da Febem expõem em São Paulo
Estudantes recebem gabarito errado do Enem
Vá ao Masp 'conhecer' a terra dos faraós
Resumão/história - Religião, uma criação humana
GERALDO TERUYAespecial para a Folha de S.Paulo
A história ocidental está intimamente ligada à história da Igreja Católica. Foi no império romano que o cristianismo surgiu. Na transição para a Idade Média, a igreja transformou-se na principal instituição da Europa. Ao inserir-se no sistema feudal, impôs uma visão sobrenatural de mundo.
A crença num Deus único, o monopólio da palavra de Deus usada como instrumento de poder e o maniqueísmo -rígida divisão entre o bem e o mal-, implicavam a recusa do outro que devia ser combatido. Aos fiéis, a promessa do paraíso. Aos infiéis, a cólera e o castigo de Deus. Nas Cruzadas, os católicos atacaram os muçulmanos e saquearam Constantinopla para combater os cristãos ortodoxos.
Mas seu poder foi gradativamente questionado e diminuído. Ao valorizar a razão, o livre-arbítrio e a experiência, o Renascimento contestou a cultura católica. No século 16, a Reforma Protestante rompeu com a hegemonia católica e colocou a religião sob a tutela do Estado. Santificou o lucro e o trabalho, justificando o capitalismo.
A Igreja Católica reagiu, utilizando-se de instrumentos como a Inquisição, que, em nome de Deus, reprimiu e eliminou milhares de pessoas.
Os conflitos se agravaram. Cientistas foram perseguidos. Os protestantes fugiram, todas as formas de heresia foram sufocadas. A intolerância foi praticada também pelos protestantes.
No século 18, com as revoluções liberais burguesas, a modernidade política e cultural foi conquistada com a defesa do pluralismo e dos direitos humanos, assim como a consolidação de uma visão secular de mundo. A religião passaria a ser uma questão de foro íntimo.
No fim do século 19, com o avanço do movimento operário e socialista, a igreja posicionou-se em defesa da justiça social na sociedade capitalista. No século 20, envolveu-se em movimentos sociais e na luta pelos direitos humanos.
A igreja muda de acordo com as transformações históricas, pois ela é expressão dos problemas e interesses existentes na sociedade.
______________________________
Geraldo Teruya é professor da Didátika e do Curso e Colégio Anglo
Leia mais notícias de vestibular no Fovest Online
Fovest - 29.nov.2001
RESUMÃO
PROFISSÕES
PROGRAMA
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Avaliação reprova 226 faculdades do país pelo 4º ano consecutivo
- Dilma aprova lei que troca dívidas de universidades por bolsas
- Notas das melhores escolas paulistas despencam em exame; veja
- Universidades de SP divulgam calendário dos vestibulares 2013
- Mercadante diz que não há margem para reajuste maior aos docentes
+ Comentadas
- Câmara sinaliza absolvição de deputados envolvidos com Cachoeira
- Alunos com bônus por raça repetem mais na Unicamp
+ EnviadasÍndice