Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2008 - 22h06

Relação Otan-Rússia será revista após invasão, diz embaixador

Publicidade

da Folha Online

O futuro dos fóruns de diálogo e cooperação entre a Rússia e a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) estabelecidos após o fim da Guerra Fria serão revistos devido à intervenção na Geórgia, disse o embaixador dos Estados Unidos na Otan, Kurt Volker, neste sábado, segundo a Reuters.

Condoleezza Rice, secretária de Estado dos EUA, convocou um encontro de ministros dos 26 Estados da Otan para a próxima terça-feira (19) para uma consulta sobre as implicações da ação russa.

Veja como evoluíram os conflitos
Entenda os interesses envolvidos
Confira a repercussão no mundo
Saiba mais sobre o cessar-fogo

Volker disse que nenhuma resposta específica foi decidida, mas que encontros de ministros de Relações Exteriores e Defesa, além de embaixadores da Otan com seus colegas russos fazem parte da agenda.

Gleb Garanich/Reuters
Mulher passa por tanques russos em estrada próxima à cidade georgiana de Igoeti, localizada a apenas cerca de 50 km de Tbilisi
Mulher passa por tanques russos em estrada próxima à cidade georgiana de Igoeti, localizada a apenas cerca de 50 km de Tbilisi

Também serão discutidos o futuro da colaboração entre especialistas nas áreas como contra-terrorismo, ações contra narcóticos e defesa de mísseis.

"Todas estas atividades nós vamos revisar", disse o embaixador, que afirmou que os EUA não procuram confronto, nem encerrar fóruns de diálogo.

"Nós não queremos uma dinâmica negativa nas relações da Otan com a Rússia --nós queremos que isto seja positivo. No entanto, para que isto aconteça a Rússia tem de sair da Geórgia, respeitar a soberania e a integridade territorial e jogar as regras do século 21", afirmou Volker.

Polônia

Volker também respondeu sobre a ameaça russa à Polônia, membro da Otan, pelo fato de concordar em hospedar parte do escudo de defesa antimísseis proposto pelos EUA. O americano afirmou que a iniciativa não visa a Rússia.

"Ninguém está ameaçando a Rússia, então a Rússia não deveria ameaçar os outros", disse Volker.

Um alto militar russo sugeriu ontem que o acordo da Polônia com os EUA deixaria em aberto um possível ataque nuclear contra o país da Europa Central.

OSCE

O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, pediu um papel mais forte da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa) no conflito na região da Geórgia e da Ossétia do Sul em nota emitida pelo Kremlin neste sábado.

No texto, Medvedev informa que expressou a opinião em uma conversa telefônica com o presidente da Finlândia, Tarja Halonen, que possui a liderança rotativa da OSCE.

Com Reuters e Associated Press

Comentários dos leitores
J. R. (1000) 07/10/2009 09h20
J. R. (1000) 07/10/2009 09h20
Marcel Guazzelli () 04/03/2009 08h56 - Revisando, Sr. Marcel, as nossa informações se complementam. Eu apenas preferiria que Stalin não ficasse no poder, porém sem ele não sei se a Rússia teria vencido. Enfim, as tropas alemãs foram todas dizimadas pelos russos nos Balcãs. sem opinião
avalie fechar
Marcel Guazzelli (4) 04/03/2009 08h56
Marcel Guazzelli (4) 04/03/2009 08h56
Sr JR, as maiores baixas foram russas, as melhores tropas alemãs estavam no flanco oriental ... só pra citar alguma coisa.... não vou aqui abrir a wikipédia e pegar um monte de números para justificar a minha posição, o que sería muito fácil... Mas atacar velhos e menores de idade, flanco ocidental, tenho absolutamente certeza que foi bem mais fácil 4 opiniões
avalie fechar
J. R. (1000) 27/02/2009 16h08
J. R. (1000) 27/02/2009 16h08
O Ocidente informava a posição das tropas alemãs e enviava suprimentos e combustíveis para as linhas russas, ó Marcel Guazzelli (2) 04/10/2008 09h21
quando diz "Sr. J.R. , quem mais ajudou para a derrocada alemã foram os russos e não os aliados. Leia mais, por favor... ". Desculpe Sr. Guazzelli, procuro me aprofundar no que leio, portanto não leio pasquins ...
33 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (285)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página