Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/09/2008 - 06h09

Tropas russas abandonam estratégico porto georgiano de Poti

Publicidade

da Efe, em Tbilisi

As tropas russas abandonaram hoje o estratégico porto georgiano de Poti (Mar Negro), em cumprimento do acordo alcançado esta semana entre a Rússia e a União Européia (UE).

Segundo a imprensa local, os soldados russos desmontaram os dois postos de controle nos acessos a essa cidade.

Pelo menos dez blindados russos e sete caminhões de transporte militar partiram rumo à separatista região da Abkházia, segundo testemunhas.

A retirada das tropas russas, que controlavam os acessos por estrada ao porto e à ferrovia, começou às 8h (locais).

Durante as quatro semanas que manteve controle sobre Poti, o Exército russo destruiu as principais instalações militares e portuárias da cidade, além de afundar vários navios georgianos.

O Comando russo reconheceu que o objetivo dessas ações de punição era impedir que a Geórgia lançasse uma contra-ofensiva nas separatistas Ossétia do Sul e Abkházia.

Poti foi a única via de acesso marítimo para a ajuda humanitária enviada pelos navios dos Estados Unidos.

O presidente russo, Dmitri Medvedev, se comprometeu na segunda-feira (8) a retirar as tropas das imediações de Poti em uma semana, prazo que expirava amanhã.

O resto das tropas russas desdobradas na faixa de segurança entre o território administrado por Tbilisi e as regiões separatistas será retirado nos dez dias posteriores à chegada de uma missão civil da União Européia para assumir a segurança na região, o que ocorrerá antes do fim deste mês.

O acordo entre Rússia e UE não contempla o acesso de observadores da UE na Abkházia e Ossétia do Sul.

As autoridades de Moscou e das duas regiões separatistas assinarão esta semana um acordo de amizade, cooperação e assistência mútua em caso de agressão exterior.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página