Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/03/2010 - 08h08

Jovem palestino morre após confronto com polícia israelense na Cisjordânia

Publicidade

da Folha Online

Um jovem palestino morreu neste domingo em decorrência dos ferimentos à bala que sofreu em um confronto com as tropas israelenses, durante um protesto ontem no norte do território ocupado da Cisjordânia. Um outro jovem da mesma família também morreu ao ser atingido pelos tiros.

Useid Abed an-Nasser Qadus, de 16 anos, foi atingido no estômago durante os distúrbios com soldados e colonos judeus no povoado de Burin. Ele foi operado neste sábado no hospital Rafidya de Nablus, na Cisjordânia, mas não resistiu.

Segundo a agência de notícias palestina Maan, o adolescente morreu por causa da perda intensa de sangue, apesar de receber 12 transfusões.

Mohammed Ibrahim Qadus, também de 16 anos, morreu no mesmo incidente por um disparo na cabeça. Ele foi levado com ferimentos graves em um carro particular ao hospital de Nablus, onde chegou morto.

Segundo as fontes palestinas, as tropas israelenses entraram em Burin, situada ao sul de Nablus, para impedir um conflito entre residentes palestinos e um grupo de israelenses da colônia de Bracha, que se aproximava do local.

Os palestinos atiraram pedras nos militares israelenses que responderam com tiros, atingindo os dois jovens.

O Exército de Israel nega ter atirado contra os manifestantes e alega que usou apenas armas não letais para controlar e dispersar a multidão --como gás lacrimogêneo e balas de borracha.

A morte dos dois são as primeiras de uma série de confrontos entre palestinos e forças de segurança israelenses em protesto pelo decreto de uma sinagoga na Cidade Velha de Jerusalém como patrimônio cultural israelense.

Com Efe e Associated Press

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página