Pensata

Vaguinaldo Marinheiro

13/04/2003

Respostas dos leitores sobre a guerra - 3ª parte

Leia abaixo respostas de leitores sobre a guerra dos EUA no Iraque e sobre brasileiros e americanos. Perguntas foram formuladas na coluna da semana passada. Clique aqui para ler as perguntas originais. Ou aqui, para ler o comentários sobre as respostas.

Os textos não foram editados e representam a opinião dos leitores, não do colunista.

ADRIANO T. GUIMARÃES

Como vê, a Imprensa está cobrindo a Guerra, devido a alta tecnologia que dispomos hoje em dia, onde a destruição pela derrubada do poder Iraquiano está sendo mostrada ao vivo pêlos Correspondentes de Guerra que fazem a cobertura do Conflito.
Imagens que são mostradas na TV sobre os combates, chocam todos nós, muito parecida em escala menor com a Guerra dos Narcotraficantes e o Crime Organizado em Combates Constantes nas Favelas do Rio de Janeiro e São Paulo, etc., não muda muito o cenário, apenas os Bombardeios que vem afetando as Populações Civis, oprimidas pôr Saddam Hussein faz quem assiste no Teatro das Operações Bélicas, rejeitar a Guerra, bem como no Brasil já vivemos uma Guerrilha Urbana e Rural, já estamos em conflito Interno a muito tempo devido a escalada da violência, caminhando em se igualar a Nação da Colômbia, se as autoridades não intensificarem os combates, inteligências e usarem os meios tecnológicos mais modernos para diminuir esses índices que continua alta em nosso País.
O Brasil sente necessidade de Paz, pôr isso a Nação pede paz pôr estar cansada.
Enquanto os Americanos sentem a necessidade de Tirar um Ditador que oprime Povo Iraquiano e seus adversários, onde no Brasil sofremos na carne, os Colombianos também, na Terra de Tio Sam, são mais estruturadas as Polícias melhor remuneradas, vitaminadas, equipadas, sistema investigativos eficientes, são tiras que impõe respeitos, portanto cultura são diferentes, mas todos tem o mesmo consenso, querem a PAZ.

LINDOMAR CARVALHO, HOUSTON, TEXAS (EUA)

1- Essa pergunta ao meu ver, tem uma resposta muito simples. Essa minha afirmação se da devido a ter vivido no Brasil os meus primeiros 27 anos e ter passado aqui os meus últimos 4 anos (estou fazendo PhD em fÍsica na Universidade de Houston). Por que a resposta e simples?? Porque aqui as TV, se antes não eram 100%, hoje são 100% parte da 'maquina' do estado. Não quero entrar em muitos detalhes pois só você vendo para crer ou então me permitindo escrever 10 paginas. Te aconselho a ver a CNN (a que passa aqui). Como você já deve saber, o povo americano e ignorante ao ponto de não saber onde se localiza os USA ou então em que pais esta o estado do Novo México. Isso e resultado de um 'patriotismo' que na verdade e uma espécie de fascismo ao estilo Benito Mussolini. Já no Brasil, e provavelmente no resto do mundo, a mídia e um 'pouco' mais neutra. Essa neutralidade faz com que as pessoas entendam que apesar de odiarmos os ditadores, os terroristas, ... isso não implica dizer jogar fora todos os organismos internacionais, não nos faz esquecer que a CIA e Companhia limitada sempre estiveram por traz dos ditadores mundo afora, o próprio Saddam e Bin Laden são exemplos exemplares, um mantinha ate quando agradou relações carnais com o pessoal da águia, já o outro era agente da CIA. Vale lembrar que os Pinochets da América Latina também .... e assim por diante. Sabemos também que ha uma dependência muito grande por petróleo em todo o mundo e principalmente aqui. Então as pessoa mundo afora não aceitam se passar por idiotas, ou seja, acreditam, com bons motivos, que essa guerra tem outros propósitos. A nos brasileiros cabe abrir os olhos pois a água doce será o próximo petróleo e nos somos candidatos fortíssimos a ser o próximo Iraque.

2 e 3- Eles não sabem onde se localiza Paris, pensam que fica na Alemanha talvez como pensam que Buenos Aires e a capital do Brasil (estou falando sério, uma das minhas estudantes me perguntou se o Brasil fica na África, ela e negra, talvez por isso associa tudo com África). Isso tudo e produto da manipulação feita pela mídia (ou Pentágono como queira). Resultado da intolerância e do fanatismo- hoje chamado de fundamentalismo. Isso e tão ridículo que não tenho como opinar, exceto dizer que enquanto você me seguir fielmente, você fará parte do 'primeiro mundo' caso contrario você será rebaixado aos cucarachos latinos (como você) que vivem aqui, por isso, quem e francês hoje fica de bico calado, não falam mais bon jour com biquinho e sim o bem comportado good morning, quem e francês tem a sua garagem pintada: 'va embora para o teu pais'. Os restaurantes, la madaleine estão em crise, ninguém compram nada deles. Em contrapartida, o mundo não deveria boicotar os produtos americanos senão fica vice-versa. Ou seja, toda opinião contraria que tenho ao tratamento dispensado aos franceses e 'franceses' daqui se aplica também ao mundo. Esse comportamento e errado, no sentido que daria, a priori, o direito de eles aqui inclusive expulsar quem não e americano, ou seja, começaria a guerrinha boba de rechaçar um ao outro.

4- Resultado de um sistema fascista. Ou seja, você não pode ir contra a pátria amada, querida, idolatrada. A uns meses atras li um artigo no NYT que tratava de uma proibição que o estado do Texas estava fazendo a editores de livros. Eles não podiam constar nos seus livros de História certos fatos que manchavam a historia do pais. Isso e sabido que quase todos os estados fazem isso, o ridículo e que eles estavam censurando ate pequenos detalhes como fazem os piores ditadores. Lembro-me que na historia da UnB, alunos não podiam usar o livro do Richard Feynmam, de capa vermelha, porque os nossos sábios militares consideravam ... e mais ou menos por ai o que se passa por aqui.

5- Visto que alem de Regina Duarte, ela, para o grande povão era mais associada a Viuva Porcina, prefiro chama-la então de viuva porcina. A viuva porcina apenas mostrou-se ao Brasil quem ela e. Sabemos que os nossos problemas econômicos datam desde muito antes do nascimento do Lula, data desde tempos dos grandes coronéis (ou das viuvas porcinas), sabemos que as nossas favelas sempre nos envergonharam, principalmente as do Rio de Janeiro, onda aquela medíocre e analfabeta politica mora. Há esses problemas e muito mais. Pois bem, não e que a Viuva Porcina nunca tinha vindo a publico se manifestar contra esses graves problemas?? Todavia quando alguém que e associado a esquerda, ao 'comunismo', ... alguém que promete lutar pelo pequeno, ... ai aparece a 'muie do corone' para manifestar todo o seu temor pelo comunista comedor de criancinha, esse negocio de comunista comedor de criancinha parecia um exagero, mas vendo a conduta histérica da viuva porcina, sou obrigado a acreditar que essa propaganda foi internalizada na cabeça de muita gente, e olha que ela para a nossa sociedade não e considerada 'gentinha', então imagina aqueles que foram educados pelas 'novelas' ??

6- Claro isso e muito relativo, se você vê a CNN ou ate mesmo a globo ai no Brasil você terá diferentes perspectivas. Pelo menos aqui nos EUA guerra virou Reality Show. Aqui esta cheio de gente uniformizada nas TV. A mídia escrita e um pouco mais neutra, mas como sabemos o poder da imagem e muito mais do que o a da escrita. O da escrita alcança somente uma pequena faixa 'educada' da população (para ser humilde, quero usar o educada entre aspas pois a escrita me atinge também). Alem do mais os repórteres para o povo americano só estão relativizando a guerra. Para um físico decente, doe ouvi termos como bombas de alta precisão, isso e ridículo, quando uma, duas ou três toneladas de explosivo explode não faz muita diferença 10, 20 ou 30 metros. Existe uma que o raio de destruição e mais do que quilômetros, bem se você tem uma bomba que erra o alvo por mais de quilômetros ... !!! E simplesmente inconcebível que um armamento erre um alvo por quilômetros, assim com e inconcebível falar em precisão de alguns metros quando o raio de destruição e de quilômetros.

7- Devemos sempre acreditar naquilo que esta fora do conflito. Ou seja, em jornais mundo afora, e jornais mundo afora são muito fáceis de ser alcançados, um exemplo e a folha e eu, a folha esta em SP, Brasil, e eu Lindomar Carvalho estou em Houston, Texas, USA. E mais ou menos por ai.

8- Ele não virara herói, ELE JÁ E UM HERÓI, e exatamente isso que pensa milhões de árabes. Ele e alguém que bem ou mal 'enfrentou' aqueles que eles, Árabes, consideram seus opressores: americanos (e judeus). Alem do mais existe a tendência de ser criado mais mil Bin Landen e outros mil Saddams, visto que ainda que boa porcentagem da população Iraquiana/árabe queira ver Saddam fora do poder, existira sempre aqueles que: a) perderam entes querido nesta guerra (que o mundo julgou ilegal); b) não queriam ver o seu pais/(mundo árabe) invadido do modo como foi; c) apoiavam o regime; d) árabes que já odiavam o unilateralismo (para não usar o chavão
imperialismo) americano e a truculência do loby de extrema direita reinante aqui.

9- A razão desta guerra e o DÓLAR (as vezes confundido com ouro, diamante, petróleo, ...), o poder, a intolerância, a ganancia. Assista o filme JFK e la você encontrara todos os subsidios para essa resposta.

10- Esse e o ultimo recurso que um animal não 'domesticado' e acurralado usa para não ser engolido pelo predador ('inimigo'). Ponha um gato num quarto que não tem janela, que tenha só uma porta e 4 paredes, tente encurrala-lo e você vera que o gato fará um ataque suicida sobre você. Já com um cachorro, animal que aceita a submissão mais facilmente, já e diferente, você poderá doma-lo, ... por isso o gato ainda e considerado um animal 'indomado' e o cachorro o melhor amigo do homem. Ha algumas pessoas que escolhem ser 'gato' e outros 'cachorros'. Ha pessoas que prefere ser um covarde vivo a um herói morto. Ha pessoas que perdeu muito com tudo isso, quando você perde sua filha, seu filha, seu marido, seu pai, sua mãe, .... quem sabe o que passara na tua cabeça??

ELTON CÉLIO DE OLIVEIRA

1- Não existe uma única e simples resposta para esta questão, mas eu poderia apontar algumas que ajudam a entender o porque de 90% dos Brasileiros opinarem contra a intervenção americana. a) nos brasileiros somos um povo manso (diferente do pacifista) nunca tivemos que lutar por nada, não é parte de nossa cultura que é paternalista, estamos sempre esperando que alguém lute por nós, sempre esperando um messias para resolver nossos problemas, veja nossa historia; a colonização de nossa terra não custou nada, os nativos locais na maior parte deles eram dóceis, depois veio nossa independência que não custou uma só gota de sangue, e foi até difícil conseguir arrumar um mártir que pudesse representar esta pseudo luta; na guerra do Paraguai mandamos os mestiços lutarem pela pátria, enquanto a população se encastelava nas grandes cidades,da época, bem longe do conflito; depois tivemos a mudança de regime que foi proclamada por um militar amigo do imperador que entrou no palácio sendo monarquista, mas na saída com uma conversa de alguns minutos converteu se em republicano e proclamou a republica ali mesmo, e mais uma vez pouco ou quase nada custou em termos de luta; depois tivemos alguns conflitos internos que serviam mais para atingir objetivos de grupos do que como estado propriamente dito; e depois na minha adolescência pude ser testemunha da revolução militar de 1964 que ocorreu sem que um único tiro fosse disparado, quando li o trabalho que o excelente Helio Gaspari, seu colega escreveu sobre esta revolução, fique na duvida se estava lendo realmente uma historia revolucionaria , ou sobre uma comedia tipo pastelão; em resumo tudo isto que resumi em poucas linhas mostra o espirito de nosso povo que rosna em frente a TV diante acontecimentos que o afetam, mas não tem costume, nem coragem de lutar pelos seus valores;
b) a alienação das pessoas ocorre em qualquer parte do mundo mas no Brasil, ela se excede, ultrapassa todos os limites as pessoas estão mais preocupadas em saber com quem determinada personalidade anda deitando, do que saber o que ocorre de fato a sua volta e no mundo, e então quando eclode um evento como este conflito no Iraque, as pessoas saem exaltadas, julgando o assunto com se fosse uma simples partida de futebol, tomando partido e emitindo opiniões , movidos apenas pela passionalidade e ignorância, e o que é pior, como nossos meios de comunicação estão cheios de profissionais ignorantes e despreparados esta onda de ignorância se propaga, fazendo das massas objeto fácil de manipulação, isto resulta no resultado das pesquisa que você coloca em discussão.

2- Não posso achar isto correto por três motivos básicos; primeiro porque eu apóio a intervenção no Iraque, não que eu seja a favor da guerra, mas é preferível que tenhamos este conflito agora, do que daqui a dez anos tenhamos um conflito nuclear em larga escala, pois Sadam já tem o modelo da bomba atômica, e só falta o enriquecimento do urânio, o que ele já estava quase conseguindo, e convenhamos um Sadam com poderio atômico representa uma ameaça presente e real. O segundo motivo pelo qual não deixaria de consumir produtos oriundos dos países envolvidos, é essencialmente prático, foram estas nações que criaram quase 100% as empresas que tornaram possíveis tudo que temos de bom em nossas vidas, que vai desde um simples filme que nos distrai, até medicamentos complexos que tornam vidas possíveis, sem contar os empregos que elas geram, reflita um pouco sobre isto, e por ultimo não faço um julgamento simplista que acuse os americanos de imperialistas, pois se assim o fossem, estariam até hoje governando a Alemanha e Japão, pois tiveram esta oportunidade quando tiveram o mundo a teus pés, o fato do governo americano tomar ações que são de interesse de seu pais não os classifica necessariamente de imperialistas.

3- Quem conhece bem os americanos, sabe que isto é um oportunismo de marketing, e uma gozação.... os laços entre EUA e França são muito forte e daqui a algum tempo. As batatas Fritas Francesas(que por sinal foram criadas pelos belgas) voltarão a seu nome original, e mais uma vez aparecerão cartazes conclamando a população a degusta las com o velho nome , aposto nisto!!!!!!!!!!

4- Acho que em uma sociedade democrática isto é normal em tempos de guerra, tem os que estão a favor, e alguns contra, e é justamente isto que torna a democracia bonita, você consegue imaginar alguém em Cuba, ou no Iraque , Coréia do Norte e Irã, fazendo uma manifestação contra o governo e continuar vivo????

5- Estas criticas não fizeram sentido numa sociedade que pelo menos em termos de costumes se diz democrática

6 - Em relatos de guerra nunca se deve confiar totalmente, cada lado vai dar o enfoque que lhe favorece, tem se que usar o bom senso, ouvir os dois lados. E tentar com a base de conhecimento já adquirido tirar uma conclusão, mas mesmo assim é muito difícil... a verdadeira histora de uma guerra só se conhece depois de algum tempo que ela termina.

7- Não creio nas versões, creio nos fatos que são mostrados.

8 - Pode ser capturado ou morto, mas herói tipo Bin Laden para o povo muçulmano dificilmente será, quem conhece um mínimo do Oriente Médio sabe disto

9- Minha resposta está um pouco respondida nas anteriores, ela não é simples, como disse envolve problemas de segurança mundial, como também problemas políticos e econômicos, temos um tirano que ameaça a estabilidade mundial , numa região que tem 55% do petróleo que permite o mundo civilizado funcionar.

10 - Fanatismo religioso, aliado a falta de valores e perspectivas na vida terrena,


GERALDO MAGALHÃES

1- A atuação tendenciosa da imprensa americana. O americano é altamente sugestionável e impressionável (v. as reações que se seguiram aos fatos de 11 de setembro). Bastaria uma cobertura crítica e isenta para que esses números de aprovação à guerra despencassem drasticamente, talvez revertessem para um repúdio à guerra, como no caso do Vietnã.

2- Acho correto sim. Como muitos, sinto uma necessidade muito forte de não me omitir e de me posicionar de alguma forma. Além disso, o que mais poderíamos fazer? Se, no fundo, todas as razões desta guerra são comerciais, o boicote é uma arma legítima.

3- É apenas uma jogada dos marqueteiros bélicos alinhados no front desta guerra. Recentemente fui convidado por um site americano, no qual sou inscrito, a responder a um questionário nos moldes deste que o nobre jornalista faz. Impressionou-me ver que a maioria esmagadora, cerca de 75% dos entrevistados, aponta, como razões e objetivos desta guerra, 'a libertação do povo iraquiano', repetindo, infantilmente, os argumentos implantados pelo marketing bélico. Mais à frente, indagados se as manifestações contrárias à guerra deveriam ser coibidas ou censuradas, em nome do esforço de guerra, 75% dos entrevistados respondeu que não.

4- Acho que é uma reação característica do público do Pearl Jam.

5- Não só a Regina Duarte mas toda a elite brasileira temeu o Lula. Ocorre que ela foi a única a expressar o desespero. Sem razão, ao que parece, porque tudo tende a ficar como sempre foi.

6- Absolutamente, não! Basta ver a diferença entre a cobertura feita pela imprensa da coalização e o que mostram as redes como Al Jazeera e Abu Dabi. As diferenças mais chocantes são relacionadas com o flagelo de civis, principalmente crianças, e o número de baixas. Os que apoiam a guerra têm acesso restrito a essas imagens e dados. Daí o apoio.

7- Acho que os relatos e os números apresentados por ambas as partes não merecem crédito algum. São parte da estratégia de promover a desinformação no lado oposto. Infelizmente, a opinião pública é vítima dessa batalha.

8- Acho difícil que um homem, habituado à vida palaciana e à subserviência de um povo, se torne um líder nômade, vivendo em tendas pelos desertos a defender suas crenças e ideologias. A verdade é que, pelo que Sadam representa no próprio mundo árabe, o seu paradeiro não tem importância alguma. Ele logo desaparecerá no cenário de uma guerra que apenas começou. Ainda veremos, nos capítulos seguintes, a dominação daqueles países e povos que não se alinharem e que não disponham de armamento nuclear.

9- Esconder o déficit americano e mostrar o que acontece àqueles que adotam o Euro como moeda de troca.

10- A ignorância e a manipulação de uma fé religiosa levada a extremos.


ANTONIO COSTA CARNAIBA FILHO

1) A razão dos números ser tão diferentes, está ligado a diversos fatores, incluo um deles como a educação de nosso povo de nossa cultura, a maneira que nossos filhos são criados, meu professor de ingles ele morou na Florida por 11 anos e foi expulso de 10 escolas, por não aceitar o método de ensino em partes humanas deles, os americanos, eles por ex: pra eles não foi Santos Dummont que descobriu o avião, foi os irmão que esqueci o nome, pra eles a Guerra do Vietnã não foi uma Guerra, foi uma intensa ação militar, outra também eles não tem Historia Geral, pra eles a América Latina é tudo igual, somos todos iguais, Cubanos, Argentinos, Venezuelanos, todos iguais....
Eu poderia ainda afirmar como um esquema de Metrópole e Colônia. a Metrópole sempre explorando a Colônia, mandando fazer suas necessidades, a Metrópole sempre ganhando em cima da colônia, a colônia se ferrando pra salvar você e salvar a metrópole, vem um conceito da época do Brasil-Pré-Colonial, um conceito que se eu for retomar perderei muito tempo explicando e que as vezes não pode ter ate mto fundamento, mas estudando a fundo as coisas são muito parecidas..
Por mais precária que seja nossa educação, mas ainda aprendemos na escola sobre Historia Geral, a importância das pessoas como o Brasil 'foi achado' e entre outras razões que vem de nossa cultura arte de Brasileiro :).

2) Eu acho isso correto, isso deveria acontecer a muito tempo atras, levando em conta que nosso governo passado abriu o mercado, coisas que a população creio, por falta de recursos não obtém o conhecimento de que esses americanos fazem como nosso mercado se torna competitivo la fora quando o Dólar aumenta, por que dai aumenta a exportação, agora por que só quando o Dólar aumenta nos conseguimos ter uma balança comercial melhor em?.. será que a taxa que eles cobram é muito baixa? hm.. e outra também, Brasil é um pais que tem condições de se virar muito bem, não precisa ficar importando produtos de EUA, Taiwan e outros lugares, dou um exemplo do guarda-chuva, meu tio tem um guarda-chuva que ele comprou no Brasil por 20 Reais já tem mais de 3 anos, e minha mãe comprou um guarda-chuva made in china por 5 reais, e se o Sr. vê o guarda chuva do meu Tio é uma beleza, o pano tecido, quando seca entre outros detalhes, o da minha mãe em já quebrou um arco, já tem uns furinhos já descosturou um pouco ou seja importamos um produto só por que é mais barato e podre, sendo que temos condições de fazer até melhor..

3) Lamentável né? de uma pessoa que é capaz de admitir uma guerra do que pode se esperar mais? a violência é um crime universal, nenhum lugar se admite violência como método de resolução. eles querem a liberdade ou querem acabar com uma determinada sociedade? isso parece mais a historia do Brasil, como os humanos intervieram no meio Ambiente da Natureza fazendo asfalto, escondendo os rios, jogando lixos nos rios, cortando madeira, invadindo florestas, desmatando as mesmas.. EUA jogando bomba, tirando foto do 'Ditador', matando pessoas, passando de avião tacando mais bombas, falando que estamos libertando-os.. como disse meu professor de Literatura isso no ano passado: as armas dos EUA já estão passando do prazo de validade, eles tem que usar em alguém!! parece ate brincadeira de inicio, mas depois como toda brincadeira tem um fundamento.. eheh.. você acaba encontrado.

4) De uma modesta parte, pisar numa imagem também acho agressivo, ele poderia bolar umas palavras e tentar abrir um pouco a cabeça das pessoas, usando imagens de pessoas mortas na guerra, de a possibilidade de criança ter sequelas no seu desenvolvimento, ou seja resultados de uma guerra, ele deveria fazer os seus fãs pensar, não chegar e pisar numa imagem do presidente, isso gera mais violência e tal, jajá um vai querer atacar o quadro do Bush na sogra, Violência é igual bola de neve.

5) Saber criticar todos nos temos esse direito, seria bom se la fora também. os norte-americanos soubessem criticar seu presidente, mas pena que eles não foram criados nessa maneira, e sim a maneira de fazer guerra. o mais importante mesmo é a pessoa saber ter os dois pontos de vistos botando uma ? no meio das coisas.. isso sim,é o melhor, mais adequado e o que deveria ser tomado.

6) Como todos nos sabemos, uma guerra quando começada em quem você vai confiar? a mídia joga muito sujo, pode ter vários boicotes, arranjos ai, imagens que vão ser proibidas de ser divulgada, assim também como eles trazem as poucas imagens de um resultado de uma guerra, como crianças com sequelas, doenças, pessoas sem perna, braço e muitos outros..

7) A essa altura, nenhum dos dois lados tem jogo de cintura o suficiente para pelo menos impor uma questão, a ele eu apoio, por que ambos aceitaram a guerra, se Saddam mesmo tivesse uma postura adequada, ele mesmo abandonaria o poder e convidaria o Bush para um Jantar em comemoração a derrota do seu poder.. ou seja uma espécie de ironizar a situação... Não tem como acreditar mais, um esta errado por deixar o outro invadir e o outro esta errado por invadir.. ou seja um não respeita mais o outro.. acabou a relação, da pra conversar?
Não!, da pra guerrear :)

8) Bem isso ai, não posso afirmar nada, por que não aconteceu.. vamos ter que infelizmente esperar para acontecer.. ambas hipóteses podem acontecer, vai da conciencia dele e dos planos dele... mas creio que essa decisão não vai ser tomada do dia pra noite.. vão ser lições e mais lições que o fará o futuro dele.. como diz aquele livro 19ealguma coisa 'quem controla seu passado, controla seu futuro' é mais ou menos essa a ideia que passa o livro.. creio que ele vai se tornar algo pelo seu passado..

9) A dos EUA junto com a Inglaterra eu posso citar milhões de razões.. acredito muito que essa guerra é de interesse norte-americano em controlar as principais rotas de petróleo do Iraque, a da Inglaterra, se analisarmos do ponto vista relaçao-internacional, muito estranho.. a Inglaterra é o único que não faz parte da União Européia.. hum.... e a França e outros países ai fazem parte.. mas não aceitam a guerra.. hum.. isso tem algo cheirando em.. !! eheh..
A dos EUA, também pode ser a 'vingança do Papai Bush' eheheh.. não podemos descartar a hipótese também de que os arsenais militar e nuclear norte-americanos estão passando do prazo de validade ahuhuhuah.. eheh :) e a principal, é mostrar e hegemonia Americana, poder de que os EUA tem de acabar com qualquer inimigo do mal e a quem se intrometer.. agora só falta a URSS atacar uma bomba nuclear, ai teremos a Bipolarizaçao de novo ahuhauhauhau. as ideias eheheh.. me desculpe mas .. não podemos descartar isso também.. :)


10) A, pode esta relacionado a religião, como Islã que se o cara morrer a favor da Pátria, ele terá uma vaga guardada no lugar que eles chamam de 'Céu' botei entre aspas por que não lembro o nome.. eheh e também pode esta relacionado a maneira de como a pessoa foi criada, cresceu em seu pais... lamentável isso mas.. fazer o que os EUA estão indo libertar essas pessoas.



WANDERLEI ANTUNES

1- Para além do patriotismo, creio que os americanos sabem que essas ações armadas garantem, entre inúmeras outras coisas, que a eles se assegure a invejável qualidade de vida que desfrutam. Territórios e reservas naturais são bens a serem divididos com o resto da população mundial somente até o momento em que a apropriação desses territórios e recursos seja importante para a manutenção de sua qualidade de vida. Creio que em alguma medida o americano sabe disso, daí seu apoio a guerra. Não creio que isso seja dito durante o jantar, deve ser uma dessas conclusões a que se evite chegar. Não deve ser muito confortável fazer parte de uma nação bucaneira. Mas lá no fundo eles sabem disso.
De todo modo creio que qualquer outro povo que gozasse tanto poder agiria dessa forma. Não é um problema do americano, tem a ver com o bicho homem. O ponto é que somente eles,os americanos, têm a possibilidade de, mesmo tão poderosos, inaugurar uma nova sociedade: uma que, mesmo podendo tomar, prefira dividir. Se o fizessem estariam ajudando a construir um mundo melhor. Estariam exercendo a tal, superioridade moral que tanto se atribuem.


NICK, SEATTLE (EUA)

1 - Propaganda da mídia - Aqui nos EUA a propaganda é descarada. Não há 'democracia' nos meios de comunicação. Quando uma mentira é repetida inúmeras vezes, ela se torna verdade.

2 - Sim. É uma das poucas formas de protesto que restam.

3 - Sem comentários. Essa é apenas mais uma peça do jogo cujo objetivo é instalar a 'Pax Americana' no planeta.

4 - No país da 'liberdade' não há liberdade. No país da 'democracia' não há democracia. É a doutrina Bush 'ou você está conosco, ou está contra nós'.

5 - Não posso opinar pois não sei o que ela disse.

6 - Pelo contrário, menos confiança. A dissecação do 'micro' encobre os reais objetivos da guerra ('macro') que é instalar bases permanentes no Oriente Médio e 'colonizar' aquela região. Os próximos regimes a cair serão Síria, Jordânia e Arábia Saudita.

7 - Os dois mentem e falam verdades quando é conveniente. Americanos mentem mais.

8 - Não há interesse em capturar ou matar Saddam. O mesmo se aplica a Bin Laden. Dick Cheney quando CEO da empresa Halliburton (petróleo) negociou mais de 73 bi com o Iraque de Saddam. Hoje como vice presidente, prometeu não infiltrar a CIA e o FBI na Arábia Saudita por motivos puramente econômicos. O governo Bush é corporativista e o americano médio não sabe disso pois a mídia sabe muito bem como lavar cérebros.

9 - Instalação da 'Pax Americana' no mundo através da PNAC (Project for the new American Century).

10 - Falta de um exército organizado, falta de dinheiro, associados com indocrinação religiosa.

GINA FOGLIO

1 - A mídia é fator importante que descreve a guerra com algo bom para os americanos.Não é descrita como algo bom para os brasileiros, muito pelo contrário.Também tem o fator histórico , os americanos são imperialistas e os brasileiros não.Ou melhor são imperialista caseiros.O ACM se pudesse dominaria os estados circunvizinhos .

2 - Acho improdutivo a longo prazo pois vai dar preguiça ler os ingredientes da embalagem etc.Além que a maioria dos produtos americanos não são feitos nos Estados Unidos.Os produtos estadunidenses tem um made in Hong Kong, Pakistan etc

3 - Mais um golpe publicitário apenas, que o governo aproveitou.Os estadunidenses gostam de ver escrita a palavra liberdade ,pois eles se sentem detentores dela.Também se sentem livres quando investem em colocar bandeiras na terra de outro.Se sentem mais livres assim.

4 - Paradoxo ao mesmo tempo que defendem a liberdade a restringem, se a liberdade do outro pisar nos interesses de um.Creio que o processo democrático retrocedeu uns 50 anos nos EUA e este vai ser o verdadeiro dano desta guerra a eles.Também o mundo mudará o polo de herói.O americano que o mundo se orgulhava que queríamos todos ser igual a eles , ter aquele nível de democracia .Invejávamos porque eles falavam o que pensavam , o americano Larry Flynt acabou com Bush.O americano hoje é um povo em vigilância e têm medo de tudo.E todo povo medroso precisa de tutela.

5 - Creio que criticas é o que se espera quando se diz algo polêmico.Falar é algo bom ,pior seria se fosse proibido criticá-la como se é ao Bush.Enquanto falam e falam a maturidade do povo melhora e vamos caminhando para a verdadeira democracia.A Regina arriscou ela sabia que havia uma maioria apoiando Lula.Ela era a minoria e escutou uma sonora vaia.Para mim algo muito bom e democr'atico.Gostei!

6 - Ao contrário , todos temem a Bush e a Saddam.O primeiro porque perdem emprego e o segundo porque perdem a vida.Há um ou outro que aproveita o gancho e se auto promove como o Arnett.

7 - Nas imagens ( fotografias) .Por exemplo se Saddam diz que os americanos não invadiram o Iraque e eu vejo comboios passeando pela cidade em diversas fotos.Passo a crer que invadiram.

8 - Creio que há as duas possibilidades.Mas o mundo árabe precisa de heróis e o fabricarão ,assim que qualquer das duas alternativas o farão mártir.

9 - Inúmeras ao meu ver , a única razão que não é ,é aquela que foi alardeada com sendo a de libertar os iraquianos.Existem outras , o petróleo a mais falada,mas creio que 'e mais sutil e pode ser uma oportunidade de mostrar ao mundo sua força bélica e sua rebeldia contra as instituições organizadas como a ONU .Começaram pelo Iraque ,pois ele ocupa no mundo árabe uma posição geográfica muito interessante.Assim como o Hawai foi um bom ponto de expansão e base em outras épocas.

10 - A vida é meio sem sentido para todos nós, quer do oriente ou ocidente.Talvez seja uma maneira de dar sentido a vida pois eles acreditam em salvação para pós morte e recompensa.É um jeito de dar valor a si mesmo e fazer algo bom repudiando o invasor.


JOSÉ RIBAMAR FERREIRA NETO, CIDADE DO KUAIT (KUAIT)

1 - Nós brasileiros somos um povo de natureza pacifista que se opõe a toda
e qualquer guerra.

2 - Tudo bem se o produto for realmente originado desses países. O que não
vale eh boicotar produtos americanos que são fabricados no Brasil, afinal
eh o emprego de um brasileiro que esta em jogo. Por exemplo, não vejo
sentido em boicotar o MacDonalds, pois se fechar são brasileiros como nós
que ficarão desempregados.

3 - Eles tem o direito de fazer isso. Afinal o Bove que eh francês já
tentando boicotar empresas americanas faz um bom tempo

4 - Todo mundo tem o direito de ter sua opinião. Agora ninguém eh obrigado a
ir a um show se não concorda com o que pensam os artistas. Só não pode nem
pensar eh em impedir eles de tocarem.

5 - Infelizmente a nossa esquerda eh assim mesmo. Quem não lembra dos
artistas que foram massacrados por ela no tempo da ditadura.

6 - De jeito nenhum. Não dá para confiar em CNN nem na Al-Jazeera, ambas
são tendenciosas e mesmo que não fossem os jornalistas 'embutidos' só podem
falar aquilo que eh permitido pelos militares.

7 - A propaganda eh uma arma poderosa nesta guerra, talvez mais que em todas
as outras. Não dá para acreditar em nenhum dos dois lados, mas acho patente
que os iraquianos estão perdendo e por isso eles mentem um pouquinho mais.

8 - Mesmo que ele fuja não se tornara um Bin Laden. Exceto pelos palestinos,
o mundo árabe não tem nenhuma admiração por ele.

9 - A mesma de todas as outras, Sede de Poder.

10 - Fanatismo.

AIRTON JOSÉ DA SILVA, CAMPINAS (SP)

1. A população norte-americana está sob controle no que diz respeito às informações, tanto tecnicamente quanto emocionalmente. Há um bloqueio ideológico para o acesso à verdade, dificílimo de ser rompido. E o Brasil, como o resto do mundo (exceto o Kuwait e Israel, por razões óbvias) está fora dessa camisa de força do controle da informação. Por isso pensamos como a maioria e estamos do lado da vítima da difamação, que é o Iraque.

2. Uma atitude inócua. E uma pergunta mal feita: boicotar produtos do Iraque? Mas o Iraque é a vítima da agressão anglo-americana, o inimigo 'inventado' pelo governo Bush, como diz o urbanista e filósofo Paul Virilio em entrevista à Folha Online de hoje, 06.04.2003!!!

3. Os americanos se ofenderam com a autonomia da França, único país da OTAN com arsenal nuclear próprio e, por isso, com possibilidade de ter posições independentes do Império. E com a inteligência e habilidade argumentativa de Villepin no Conselho de Segurança da ONU, que os deixou sem argumentos.

4. O bloqueio ideológico e a carga emocional de quem está com soldados enfrentando 'muitos mundos' ao mesmo tempo...

5. E o que isso tem a ver com a guerra? Por que cair na armadilha ideológica dessa questão?

6. Confie na Al-Jazeera, um pouco na rtp.pt e no IG, na Folha Online (com um pé atrás!) e fuja da Globo, CNN e outros canais norte-americanos em geral. E especialmente dos jornalistas 'embedded', porque mais do que inseridos, são 'enquadrados'.

7. Nos iraquianos, com ressalvas, depois de confrontar mais de uma fonte.

8. Saddam não será nem capturado nem será um Bin Laden. Ou morrerá no ataque final a Bagdá, se houver este ataque, ou desaparecerá em algum outro país e se apagará politicamente.

9. 'Os Impérios não têm coração': têm interesses a defender. No caso, a geopolítica do unilateralismo americano se explica como a tentativa de controlar as principais fontes de recursos naturais do planeta, o que garantirá a sobrevida do Império. E se preparar para a futura ameaça chinesa. Por isso, Saddam Hussein foi 'inventado' como inimigo. Bin Laden serviria: mas ele é 'invisível' para os americanos. É preciso ter um inimigo 'concreto' e convencional para convencer a população da 'vitória'...

10. Os 'mártires' do Islã têm uma convicção tão específica, que o Ocidente jamais os compreenderá. Eles não estão 'se suicidando', estão lutando uma 'guerra assimétrica'. Quem está cometendo suicídio político e humanitário são os agressores anglo-americanos.

GILBERTO

1- Acho que a razão porque 90% dos brasileiros são contra a guerra, e que, o povo, como o Lula, acredita que, com $R 50,00, uma família pode ter café da manha, almoçar e jantar. 'O povo não precisa de esmola, e sim de um trabalho com salário decente' como dizia o Lula, quando era oposição.

Clique aqui para ler as perguntas originais

Clique aqui para os comentários sobre as respostas

Clique aqui para ler a 3ª parte das respostas dos leitores

Clique aqui para ler a 2ª parte das respostas dos leitores

Clique aqui para ler a 4ª parte das respostas dos leitores

Clique aqui para ler a 5ª parte das respostas dos leitores

Clique aqui para ler a 6ª parte das respostas dos leitores

Clique aqui para ler a 7ª parte das respostas dos leitores

Clique aqui para ler a 8ª parte das respostas dos leitores

Clique aqui para ler a 9ª parte das respostas dos leitores

Clique aqui para ler a 10ª parte das respostas dos leitores

Clique aqui para ler a 11ª parte das respostas dos leitores

Clique aqui para ler respostas em inglês e espanhol


Vaguinaldo Marinheiro é secretário-assistente de Redação da Folha de S.Paulo. Escreve para a Folha Online aos domingos

E-mail: vaguinaldo.marinheiro@folha.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca