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01/02/2007
-
09h01
do Enviado Especial da Folha de S.Paulo a Taiwan
Um prédio pode mudar a imagem de uma metrópole --e a inauguração do Taipei 101 (www.taipei-101.com.tw), em dezembro de 2004, prova isso. Com 101 andares e 508 m de altura, essa torre de aço, cuja construção foi iniciada em 2001, é, ainda hoje, o prédio mais alto do mundo; um marco mundial da arquitetura.
Sua concepção promoveu a regeneração urbanística de extensa área na região de Hsinnyi, na capital taiwanesa.
Projetado por Chuyan Lee e com estrutura flexível, inspirada na forma de um bambu, o prédio foi edificado com técnicas construtivas avançadas.
No 89º andar, um observatório cuja entrada custa US$ 10 (350 NT) descortina a vista de Taipé e, nos dias claros, possibilita vislumbrar até mesmo o continente, localizado do outro lado do estreito de Taiwan.
Um sistema de áudio disponível aos visitantes nesse observatório (aberto das 10h às 22h, última admissão às 21h15) informa, nos quatro cantos, detalhes sobre os marcos geográficos, históricos e arquitetônicos da capital.
Ali, no topo da torre, o visitante também vê uma bola de 660 toneladas e 5,5 m. Suspensa por 16 cabos de aço de 42 m cada, nas entranhas do edifício, ela reduz 60% do balanço do prédio, já que essa região da Ásia é vitimada por tufões. Só a bola custou NT 132 milhões (US$ 4 milhões de dólares).
O elevador, fabricado no Japão, é o mais veloz do mundo e se movimenta a 110 m/minuto.
"The 101 Mall"
Nos andares inferiores, há um shopping. Ele reúne restaurantes e lojas de grifes que atestam o culto ao consumo na Ásia, analisado pela indiana Radha Chadha no best-seller "The Cult of The Luxury Brand". Prada, Gucci, Tiffany, Chopard e Dior estão presentes. Idem um restaurante da rede japonesa SoGo, mas a nova loja de departamentos nipônica na capital taiwanesa fica em Fuxing.
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Prédio taiwanês de 101 andares tem lojas, restaurantes e observatório
SILVIO CIOFFIdo Enviado Especial da Folha de S.Paulo a Taiwan
Um prédio pode mudar a imagem de uma metrópole --e a inauguração do Taipei 101 (www.taipei-101.com.tw), em dezembro de 2004, prova isso. Com 101 andares e 508 m de altura, essa torre de aço, cuja construção foi iniciada em 2001, é, ainda hoje, o prédio mais alto do mundo; um marco mundial da arquitetura.
Sua concepção promoveu a regeneração urbanística de extensa área na região de Hsinnyi, na capital taiwanesa.
Reprodução |
Taipei 101 |
No 89º andar, um observatório cuja entrada custa US$ 10 (350 NT) descortina a vista de Taipé e, nos dias claros, possibilita vislumbrar até mesmo o continente, localizado do outro lado do estreito de Taiwan.
Um sistema de áudio disponível aos visitantes nesse observatório (aberto das 10h às 22h, última admissão às 21h15) informa, nos quatro cantos, detalhes sobre os marcos geográficos, históricos e arquitetônicos da capital.
Ali, no topo da torre, o visitante também vê uma bola de 660 toneladas e 5,5 m. Suspensa por 16 cabos de aço de 42 m cada, nas entranhas do edifício, ela reduz 60% do balanço do prédio, já que essa região da Ásia é vitimada por tufões. Só a bola custou NT 132 milhões (US$ 4 milhões de dólares).
O elevador, fabricado no Japão, é o mais veloz do mundo e se movimenta a 110 m/minuto.
"The 101 Mall"
Nos andares inferiores, há um shopping. Ele reúne restaurantes e lojas de grifes que atestam o culto ao consumo na Ásia, analisado pela indiana Radha Chadha no best-seller "The Cult of The Luxury Brand". Prada, Gucci, Tiffany, Chopard e Dior estão presentes. Idem um restaurante da rede japonesa SoGo, mas a nova loja de departamentos nipônica na capital taiwanesa fica em Fuxing.
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