Brainstorm
Ideias compartilhadas
Como organizar minha loja para vender mais?
A Confederação Nacional do Comércio reduziu a previsão de crescimento das vendas do Natal, em comparação com o do ano passado, de 3% para 2,6%. Neste cenário, é importante arrumar a loja para ter mais margem de lucro, diz Marcelo M. Bicudo, da Epigram Brand Union, escritório especializado em tendências do consumidor.
Marcelo M. Bicudo
copresidente da Epigram Brand Union
ENTRADA À DIREITA
Quando brasileiros entram em uma loja, tendem a olhar primeiro para o lado direito. Coloque ali produtos de destaque, lançamentos ou itens com boa margem de lucro para cativá-lo rapidamente
NADA DE ESCONDE-ESCONDE
Coloque os produtos que estão em destaque na vitrine em lugares acessíveis, possivelmente a alguns metros da porta. O cliente fica irritado se já sabe o que quer mas não consegue encontrar sozinho
PRODUTOS 'VIP' NO MEIO
Coloque os itens mais lucrativos ou os que você gostaria de destacar em prateleiras que ficam na altura dos olhos dos clientes. Guarde o meio das gôndolas para o que você tiver de mais nobre
DEIXE O DRINQUE PRONTO
Organize a loja de forma a incentivar combinações de produtos que podem ser levados juntos. Garrafas de vodca próximas a frutas podem deixar o cliente com vontade de fazer um drinque