Estação Mackenzie terá túnel direto até a universidade
Oitava parada da linha 4-amarela do metrô, prevista para 2015, terá acesso a um novo complexo cultural
Obras devem levar três anos; esplanada aberta vai reunir teatro, galeria de arte, auditório, café e livraria
A futura estação Higienópolis-Mackenzie da linha 4-amarela do metrô de São Paulo terá um túnel com ligação direta para o campus da Universidade Mackenzie.
O acesso subterrâneo terá cerca de 30 metros e será construído pela universidade. Ele vai ligar a estação a um novo complexo com área pública e duas torres --a maior com 20 andares--, que serão erguidas depois que a estação estiver funcionando.
A previsão do Metrô é que a nova parada, a oitava da linha amarela, fique pronta no primeiro semestre de 2015.
Segundo João Batista Torres, gerente de projetos e obras da universidade, o novo complexo, chamado de "Mackenzie Século 21", ficará ao lado da futura estação, na rua da Consolação com a Piauí.
O térreo e o subsolo --onde haverá a ligação com a estação-- serão abertos à população. "Qualquer um poderá usar. Será uma grande esplanada aberta", afirma.
Valter Caldana, diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e um dos autores do projeto, diz que no espaço haverá teatro, auditório, livraria, café e galeria de arte.
"O Mackenzie nasceu na esquina oposta, no lado da Consolação havia muro. O projeto tem o lado simbólico da universidade se abrindo para a cidade", diz.
Nessa área pública, os alunos da universidade poderão entrar no campus após passar por catracas de controle.
"A ideia é facilitar. O Mackenzie tem uma demanda muito grande e a calçada é pequena. O Metrô achou a solução bem-vinda", diz Torres.
No campus circulam cerca de 40 mil pessoas diariamente, segundo a universidade.
A previsão é que as obras levem cerca de três anos. Ainda não está definido quando o túnel será construído. O Metrô diz que o projeto terá que ser aprovado por técnicos da empresa, mas deu sinal verde à ideia.
Quando lançou o complexo, em 2012, o Mackenzie estimava que os 35 mil m² de construção custariam R$ 135 milhões, seriam iniciados em 2013 e concluídos em 2015.
Nos novos prédios vão funcionar salas de aula e pesquisa, laboratórios e uma nova biblioteca, no último andar.
CONEXÃO
De acordo com o secretário estadual Jurandir Fernandes (transportes), a estação Higienópolis vai ajudar a desafogar a conexão entre as estações Paulista (linha 4-amarela) e Consolação (2-verde).
O movimento é de cerca de 300 mil pessoas/dia, segundo a concessionária ViaQuatro. "Vai ser uma maravilha para ter um alívio naquela integração", diz o secretário.
A estação Oscar Freire deverá ser inaugurada três meses depois da Higienópolis, segundo Fernandes.
Em 2016 serão abertas as estações São Paulo-Morumbi e Vila Sônia, que deixarão a linha amarela com 12,8 km.