Apoio de atriz a tucano foi ação de marketing
Empresa especializada diz ter agido por conta própria por postagens de celebridades na web
O apoio de duas celebridades americanas, a modelo Naomi Campbell e a atriz Lindsay Lohan, ao presidenciável Aécio Neves (PSDB) foi parte de uma ação de marketing planejada por uma empresa brasileira especializada nesse tipo de abordagem.
A companhia que fez a ponte com Lindsay e Naomi se chama Hollywood TV. Ela tem uma filial brasileira desde o ano passado, fundada por quatro sócios. Seu principal negócio é intermediar a relação entre marcas e celebridades --que, após receberem uma quantia, fazem postagens favoráveis ao cliente em alguma rede social.
Usuários do Twitter apontaram que a empresa estava por trás da ação porque o post de Lindsay Lohan, posteriormente apagado, continha a hashtag #htvbr. A própria empresa não escondeu o fato, já que divulgou a ação em seu site e nas redes sociais.
No entanto, um dos sócios da Hollywood TV nega que tenha recebido dinheiro pela publicidade. "Eu vou votar no Aécio, então usei a minha influência para conseguir os posts", diz Jairo Silva Soares.
O empresário explica que precisou apenas fazer alguns telefonemas. "A gente tem acesso [a celebridades], pedi a pessoas próximas", conclui.
A Justiça Eleitoral impede que partidos e candidatos paguem por publicidade na internet. Nas prestações de contas divulgadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não constam pagamentos ou doações em nome da Hollywood TV e de seus sócios.